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Blog do Sebrae/SC

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5 ideias de negócios sustentáveis para você investir

PUBLICADO EM 10 de dezembro de 2014

Negócios sustentáveis estão em alta e apostar nesse nicho de mercado pode ser uma  ótima forma de investimento. Na busca da sustentabilidade como diferencial competitivo, grandes empresas buscam fornecedores que possam agregar valos às suas marcas. E você pode ser parte desta fatia de mercado.

Para ajudar, trouxemos 5 ideias de negócios sustentáveis. As sugestões reúnem informações, orientações e dicas essenciais para quem pretende abrir uma empresa ecologicamente correta, viável e socialmente justa. Conheça cada uma e analise se você tem o que precisa para começar.

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1 – Fábrica de Conservas

O Brasil é conhecido pela riqueza de variedade de alimentos que produz. Sabores, cores e aromas dos mais variados são encontrados nos legumes e vegetais produzidos pela agricultura brasileira. Um fábrica de conservas é uma das oportunidades que aproveitam esta riqueza produtiva de legumes e vegetais na elaboração de produtos que preservem as propriedades nutricionais e de qualidade dos mesmos, bem como disponibilize porções previamente preparadas e prontas para consumo.

O Mercado

A busca por alimentos orgânicos tem aumentado no Brasil, uma vez que as pessoas buscam cada vez mais investir em qualidade de vida e alimentação saudável. Esta é uma das possibilidades de atuação para uma fábrica de conserva. Além da oportunidade de mercado que a venda de produtos orgânicos em conserva pode representar, a sustentabilidade promovida na produção dos mesmos é fator de valorização dos clientes.

Uma fábrica de conservas pode se instalar em, praticamente, qualquer região do Brasil. O mercado consumidor pode ser identificado, pesquisado e, a partir disso, é possível elaborar estratégias para atender as necessidades e expetativas dos consumidores, conforme o foco de atuação da empresa, considerando região de atuação e linha de produtos.

Investimento

Estimando a compra de equipamentos em valores de mercado para uma produção prevista e possível de 2000 kg por dia, o valor aproximado de investimento em máquinas e equipamentos é de R$ 150.000,00 a R$ 200.000,00.

2 – Fábrica de embalagens ecológicas

As embalagens ecológicas estão aparecendo de forma crescente no mercado, motivadas pela expansão da consciência ecológica, estimulando as empresas a produzirem sacolas e/ou embalagens recicláveis, retornáveis, reutilizáveis ou preparadas para serem amassadas reduzindo os espaços na operação de descarte, sendo que mesmo nessas situações, elas devem ter características que permitam a degradação em curto espaço de tempo.

Os produtos mais utilizados para a fabricação desse tipo de sacolas são a ráfia, a juta, o algodão cru, papel Kraft, o tecido de PET e TNT – tecido não tecido. Com relação ao papel Kraft, que muito se usa para a confecção de sacolas, é necessário lembrar que o produto deve ser adquirido de empresas que utilizam madeira de reflorestamento certificado.

O Mercado

O mercado de embalagens ecológicas está se expandindo graças à onda da consciência ecológica que está ocorrendo em todas as esferas da sociedade.

A pressão pela redução de embalagens que consomem matéria prima derivada de recursos naturais não renováveis será cada vez maior, abrindo espaço para a substituição por embalagens ecologicamente corretas.

Investimento

Para uma atividade de fábrica de embalagens ecológicas de pequeno porte o empreendedor deverá dispor de aproximadamente R$ 118.434,00

3 – Organizadora de Eventos Carbono Neutro

O negócio de organização, produção e promoção de eventos possibilita ao empreendedor inúmeras possibilidades de atuação. Empresa Organizadora de Eventos realiza serviços de gestão, planejamento, organização, promoção, coordenação, operacionalização, produção e assessoria de eventos. As empresas organizadoras de congressos, promotoras de feiras, produtoras de shows e empresas de marketing promocional, também fazem parte desta categoria.

O processo de organização de um evento carbono neutro está dividido em três momentos distintos: a medição e registro das emissões, implementação de ações e processos que visem a redução de gases de efeito estufa e a compensação das emissões que não puderem ser evitadas.

O Mercado

A adoção de modelos de produção e consumo capazes de combater o aquecimento global são uma tendência mundial e se revelam em todos âmbitos da sociedade. A conservação dos recursos naturais, o combate ao desperdício e o uso de fontes de energia renováveis, são a chave para uma economia de baixo carbono e podem representar oportunidades de negócio.

A economia verde é um desafio para as empresas e representa, ao mesmo tempo, uma ameaça e grandes oportunidades. Entre as oportunidades estão a redução de custos com maior eficiência no consumo de energia e insumos, reaproveitamento de resíduos nos sistemas de produção, maior eficiência operacional e logística. O desenvolvimento sustentável está relacionado como a melhoria da imagem das companhias, associada à governança corporativa. No entanto, ainda que a questão ambiental seja uma preocupação dos empreendedores da área de organização de eventos, a falta de fornecedores, bem como a informação sobre o tema, é um obstáculo no avanço das iniciativas.

Investimento

Uma microempresa de organização de eventos sustentáveis, estabelecida em uma área de 20 m² na residência do empreendedor, exige um investimento inicial estimado em R$ 14.000,00.

4 – Produção de Biojoias

A Biojoia é um adorno produzido a partir de materiais vindos da natureza, tais como sementes diversas, fibras naturais, casca do coco, frutos secos, conchas, madrepérola, capim, madeira, ossos, penas, escamas, dentre outros. Tais materiais são extraídos da natureza sem causar quaisquer prejuízos à mesma, ou seja, a busca de matérias-primas é feita de forma sustentável: não agride o meio ambiente e nem o meio social, e possibilita a produção de peças que sejam viáveis para comercialização.

O Mercado

O mercado de biojoias é um mercado em expansão e com potencial de exportação. A beleza e originalidade das biojoias, bem como a vertente da sustentabilidade aliada ao desenvolvimento dos produtos, atraem consumidores, fazendo crescer a demanda por sua comercialização.

Entre as oportunidades de mercado pode-se destacar as parcerias com artesãos e o comércio eletrônico. Empreendedores do mercado que biojoias que não necessariamente se dedicam à elaboração das peças buscam parcerias constantes com artesãos para o desenvolvimento de seus empreendimentos, sempre considerando uma atuação baseada em práticas sustentáveis desde a busca dos materiais a serem utilizados, no processo produtivo e na comercialização, bem como na promoção social dos parceiros envolvidos.

Investimento:

Considerando um ambiente para Produção de Biojoia instalado numa área de 20 m² e com equipamentos básicos, é necessário um investimento inicial estimado em aproximadamente R$ 12.300,00

5 – Restaurante Natural

Comer de maneira natural nunca esteve tão em alta. Mais que um modismo passageiro, a alimentação saudável vem se unir aos bons hábitos da vida, tais como fazer atividade física, não fumar, beber moderadamente, dormir bem, entre outros.Antes associada a comida insossa e sem cor, atualmente, a alimentação natural aparece de forma criativa, atraente e variada.

O Mercado

No Brasil, o setor de alimentos e bebidas que possuem ligação com a saúde e o bem-estar oferece oportunidades de negócio em várias cidades de pequeno, médio e grande porte. Alguns dados confirmam este potencial de crescimento:

• O setor de alimentação saudável teve um crescimento de 870% nos últimos 10 anos;

• A proporção de jovens com sobrepeso quadruplicou nos últimos trinta anos e chegou a 14% na faixa etária dos 8 aos 18 anos. A culpa é da vida sedentária e do excesso de comida industrializada, rica em farináceos e gorduras. O efeito perverso deste ganho precoce de peso é o aumento das doenças cardiovasculares e do diabetes tipo 2;

• 40% da população brasileira estão acima do peso;

• Como afirmam os dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 30% dos brasileiros têm colesterol acima do nível recomendado (200 miligramas por decilitro de sangue);

• 80% dos jovens afirmam em pesquisas procurar alimentos mais saudáveis e naturais;

• 35% dos domicílios brasileiros consomem produtos diet e light;

• 21% consomem produtos orgânicos;

• 47% não deixam de consumir produtos saudáveis por causa do preço;

• Nos últimos 10 anos o comércio de alimentos diet e light cresceu 800% no Brasil, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Educação para o Consumo de Alimentos e Congêneres (IBCA).

Investimento

Sem considerar o pagamento de luvas pela aquisição do ponto comercial onde o negócio será instalado, estima-se que a montagem de um restaurante self-service de aproximadamente 120 m² e capacidade para atender em média 250 clientes por dia, necessite de cerca de R$ 135 mil,

Quer mais ideias de negócios? Confira a lista completa aqui! 

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