Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar
genderless - Beleza genderless: ampliação de público com amplo potencial de negócios

Beleza genderless: ampliação de público com amplo potencial de negócios

PUBLICADO EM 21 de agosto de 2019
Young male makeup artist applying his makeup at home or in studio.

Tendência genderless quebra barreiras de gênero na produção e consumo de produtos de higiene e beleza

O mercado de produtos de beleza tem passado por importantes mudanças. Graças à tendência genderless, que significa sem gênero ou gênero neutro, muitos itens de beleza não mais são direcionados exclusivamente para mulheres ou homens, mas muitas vezes são desenvolvidos, promovidos e comercializados para ambos os gêneros, ou independentemente deles.

O conceito genderless é parte de um movimento cultural e social que busca descontruir estereótipos de gênero. Assim, mostram que as diferenças entre os sexos são menores do que se pensa, pelo menos quando o assunto é o segmento de beleza. Conheça abaixo um pouco mais do segmento.

Como surgiu a tendência genderless?

A arte e a moda foram o berço da neutralidade de gênero. Na década de 1970, o cantor David Bowie foi um precursor e expoente da tendência, incorporando tanto elementos masculinos quanto femininos em seu visual. Nos anos 1980, o estilista Jan Paul Gaultier também apostou em desfiles que rompiam com a tradição binária, onde as peças eram exclusivamente dedicadas a mulheres e homens.

Não demorou muito para as prateleiras de cosméticos também apresentarem produtos sem distinção de gênero. Em 1994, a Calvin Klein lançou um perfume sem gênero que alcançou sucesso de vendas. Outras marcas, como a canadense M.A.C. e a norte-americana Redken também desenvolveram produtos e campanhas genderless. No Brasil, em 2015, a O Boticário apresentou ao mercado uma edição limitada de perfumes multigêneros, enquanto no ano seguinte a Avon lançou cosméticos para homens e mulheres de uma coleção chamada “Para todEs!”.

Público masculino influencia desenvolvimento do mercado

O mercado de beleza masculino cresceu muito nos últimos anos, somando R$ 19,7 bilhões em vendas no Brasil apenas em 2017. O desempenho é promissor e caminha rumo à preferência do público masculino: eles estão mais inclinados a adquirir produtos de higiene e beleza quando estes são apresentados neutros em termos de gênero.

As possibilidades de atuação no segmento são diversas e podem incluir a criação e comercialização de perfumes, cosméticos, produtos de higiene e beleza, além do desenvolvimento de serviços, como o corte de cabelo sem gênero, barbearias que também atendem mulheres e outras opções.

Quer conhecer as estratégias, dicas e vantagens de investir em produtos de beleza genderless? Baixe agora o relatório completo Beleza sem gênero e conheça outros dados sobre um mercado que está ajudando a derrubar barreiras de consumo.

 

 

 

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!