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Como analisar um desfile de moda

PUBLICADO EM 13 de outubro de 2017

Os desfiles de moda influenciam diretamente nas coleções ofertadas no mercado para consumo ao direcionar cores, detalhes, estampas, modelagens, entre outros aspectos presentes nos produtos e serviços dos pequenos negócios do setor de vestuário.

Como analisar um desfile de moda para aproveitar todas as novidades que o seu público-alvo irá consumir? Confira algumas dicas e etapas que o Boletim de Tendência do Sistema de Inteligência Setorial – SIS do Sebrae tem para você, empreendedor!

Desfile conceitual x Desfile comercial

  • Desfile conceitual: Apresenta peças que geralmente não são comercializadas em lojas ou participam de um catálogo oficial da marca, porque possuem representações exageradas de determinado conceito. A intenção é apresentar a capacidade criativa do estilista ou designer responsável, atrair mídia e agregar valor à marca para reforçar sua identidade.
  • Desfile comercial: como o próprio nome sinaliza, são coleções que estão associadas à venda comercial das peças, tornando possível adquiri-las logo após o desfile. Geralmente, as roupas são compostas de indicações mais leves e menos artísticas sobre a temática da coleção.

Principais temporadas de desfile

As temporadas de desfile ocorrem em todas as épocas do ano, o que possibilita mesclar o acompanhamento das coleções nacionais e internacionais. Fique de olho:

Análise da marca

Quando o empresário opta por acompanhar um desfile ou buscar informações sobre o evento, é importante iniciar com a análise dos aspectos da marca, como por exemplo:

  • Histórico da marca.
  • Identidade da marca.
  • Estilista contratado.
  • Comparação com coleções passadas.

Análise conceitual

Munido das informações sobre a marca, o segundo passo é a análise conceitual do desfile, que apresentará as tendências inseridas na coleção.

  • Cinco primeiros looks – são aqueles que o estilista escolheu para representar todo o conceito da coleção e introduzir a ideia principal da temática.
  • Cenografia.
  • Trilha sonora.

Análise técnica

Depois das observações realizadas nas análises de marca e conceitual, o terceiro passo é o olhar técnico sobre a coleção.

  • Modelagens.
  • Silhuetas.
  • Cartela de cores.
  • Materiais.

Conheça melhor os detalhes de cada etapa de análise de um desfile de moda, baixe o boletim do SIS. É gratuito!

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