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Estou formalizado, e agora? Como expandir um negócio depois da formalização

PUBLICADO EM 25 de outubro de 2016

Depois de formalizar sua empresa é provável que você pense em alcançar o retorno do investimento logo nos primeiros meses. No entanto, quem tem DNA de empreendedor provavelmente não vê a hora de crescer e buscar mercados novos e maiores. Porém, há alguns riscos que você deve levar em conta antes de pensar em como expandir um negócio.

Como expandir um negócio depois da formalização

Pondere os riscos

Além das oportunidades, há riscos na hora de crescer. Produzir mais, ampliar as estruturas ou mesmo diversificar os canais de venda custa dinheiro. E mais: o investimento nem sempre dá um retorno imediato. Por isso, na hora de pensar em expandir seu negócio você vai precisar de um planejamento bem feito, que pondere riscos e evite que você dê um passo maior do que pode.
O principal risco na hora de crescer é o endividamento. Utilizar linhas de financiamento é uma opção bastante viável, mas o empresário deve se certificar de que os custos referentes ao empréstimo acabam refletindo no preço de venda. Por isso, para evitar o endividamento e diminuir os riscos na expansão do seu negócio, você deve saber quais maneiras para conseguir o resultado almejado. Expandir sua empresa deve ser algo natural, ou seja, não deve ser um movimento forçado se não for a hora certa.

Como expandir um negócio

O melhor jeito de tornar o crescimento do seu negócio viável é fazê-lo sustentável e estar munido de conhecimento. Instituições, como o Sebrae Santa Catarina, oferecem cursos e consultorias, muitos deles gratuitos, que ajudarão qualquer empreendedor a seguir o rumo certo.
Abaixo, separamos algumas maneiras de como expandir um negócio e conquistar uma parcela maior do mercado:

Pesquisar e monitorar o mercado

Pesquisar dados e informações ajudam na descoberta de qual direção tomar rumo ao crescimento da sua empresa. Você precisa saber tudo sobre o seu público atual, sobre os concorrentes, o alcance da sua marca, a demanda para os mesmos ou outros serviços e produtos oferecidos por sua empresa, etc. Busque também nichos pouco explorados na sua área de atuação, estude as possibilidades, analise. Quando esse dever de casa estiver pronto, aí sim você pode pensar em seguir um rumo específico. Crescer baseado em “achismos” não vai levar seu negócio muito longe.

Aumentar o mix de produtos ou serviços

Ainda que o público continue o mesmo, você pode aumentar a quantidade e variedade de produtos ou serviços oferecidos. Assim, você estimula um consumo maior por parte de seus clientes atuais e atrai novos consumidores.
Acompanhar os padrões de consumo do segmento de público atingido por você também é uma excelente maneira de aumentar o mix. Examine os dados da sua empresa e descubra que tipo de produtos os clientes compram. Esse olhar mais atento pode trazer à tona algo que complemente a venda e aumente o ticket médio. Em suma, a diversificação vai ajudar a vender mais e, claro, crescer.

Reavaliar a precificação

Imagine se o segredo para aumentar o faturamento da sua empresa estiver no preço cobrado? Essa situação é bem comum, já que precificar é uma tarefa complexa e afeta diretamente o faturamento da empresa. Você só precisa saber se é o momento e aumentar ou diminuir o valor do catálogo. Criar uma loja online, por exemplo, é um método para reduzir o preço e atrair mais clientes. Coloque tudo em uma planilha e calcule quais das alternativas apresentam mais chance de dar certo.

Buscar parcerias

Parcerias podem ser uma maneira de expandir seu negócio e não precisar investir tanto. Se você tem uma loja pequena e um amigo também tem, e, além disso, vendem produtos que poderiam estar no mesmo espaço, por que não fazer um acordo? Quando você alinha sua empresa com um modelo similar de negócios pode dividir lucros e investimentos em partes iguais. Fica mais fácil e o risco é bem menor para ambas as partes.

Abrir filiais

Expandir seu negócio para outras lojas também é uma opção, porém, considere que isso significa mais investimento, uma nova equipe e bastante tempo e trabalho. Levar a marca para outros pontos de venda só é recomendado quando o empreendedor encara essa nova filial como um novo negócio — é preciso planejamento.

Diversificar os canais de venda

Você deve analisar a possibilidade de atender aos consumidores de outras maneiras para aumentar o volume de vendas. Se a sua marca ainda não está na internet, por exemplo, essa pode ser uma solução para atingir um público maior e enxugar seus custos operacionais. Dependendo do tipo de negócio, também há como treinar representantes comerciais para aturarem por sua marca em outras cidades.
Há dezenas de maneiras de fazer sua empresa crescer, mas você não pode escolher todas elas. Por isso, recomendamos que estude bastante sobre como expandir um negócio e procure profissionais que possam ajudar a direcionar seus esforços para o rumo do sucesso.
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