Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar
shutterstock 182134271 1024x683 - Compras públicas sustentáveis: oportunidade para o pequeno negócio

Compras públicas sustentáveis: oportunidade para o pequeno negócio

PUBLICADO EM 24 de julho de 2017

shutterstock_182134271

Compras públicas sustentáveis são ferramentas que integram os aspectos ambientais e sociais em todos os estágios do processo de compra e contratação dos agentes públicos (de governo), com o propósito de reduzir os impactos ao meio ambiente e à saúde humana. Quando os compradores públicos optam por produtos e serviços sustentáveis, estimulam o mercado, auxiliando na oferta e na demanda.

O pequeno negócio tem a vantagem de oferecer produtos e serviços sustentáveis de qualidade para o município ou estado onde está localizado, estimulando a geração de emprego e renda e auxiliando no desenvolvimento do local aonde está instalado e também poderá fornecer para o governo federal.

Benefícios

O procedimento de compra sustentável, por parte do setor público, aquece o mercado e faz com que os participantes criem soluções cada vez mais inovadoras. Além disso, os benefícios permitem:

  • Melhor conhecimento sobre o ciclo de vida dos produtos ou serviços adquiridos;
  • Eficiência na utilização de recursos, reduzindo consequentemente impactos socioambientais e os custos operacionais da empresa;
  • Uma vez que atende o setor público com produtos ambientalmente sustentáveis, está apto para atender o mercado privado, ampliando a sua competitividade;
  • Melhorar a qualidade dos produtos comercializados e serviços prestados no mercado.

Análise do ciclo de vida dos bens e serviços

  • Aquisição: refere-se à compra, entrega e instalação do bem adquirido (produtos e serviços Ecologicamente corretos);
  • Funcionamento: refere-se a questões essenciais para o correto funcionamento do negócio, como consumo consciente de água e energia, manutenção periódica, substituição de peças etc.;
  • Gestão final: refere-se à gestão final dada a produtos e serviços, como descarte consciente de produtos e resíduos, desmontagem de equipamentos e o custo para realizar essas atividades.

Quer saber mais sobre como os pequenos negócios podem aproveitar essa oportunidade de negócio? Baixe o boletim de tendências do Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae aqui!

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!