Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar
blog sebrae sc depois do home office livros que todo empreendedor precisa ler scaled - Para depois do home office: 8 livros que todo empreendedor precisa ler

Para depois do home office: 8 livros que todo empreendedor precisa ler

PUBLICADO EM 6 de Abril de 2020

A quarentena continua. Assim como a necessidade de permanecer em casa para nos protegermos, protegermos os outros e diminuirmos a contaminação do coronavírus. Como você sabe, muitas empresas e profissionais têm adotado o home office como forma de trabalho e nós até compartilhamos aqui no blog dicas para ser mais produtivo em casa

Antes da pandemia, os profissionais – que trabalhavam tanto no escritório, quanto home office – tinham a liberdade de fazer o que quisessem depois do expediente. Iam à academia, ao cinema, visitavam a família, saíam para jantar, faziam um happy hour com os amigos…  Agora essas atividades não são possíveis. E aí fica a pergunta: o que fazer depois que o expediente acaba?

Se você quer aproveitar esse tempo para aumentar seu conhecimento sobre negócios e ter novas ideias para lidar com a crise, listamos 8 livros que todo empreendedor precisa ler depois do home office. Confira as dicas!

1 – Criatividade S.A. 

Por que você precisa ler este livro depois do home office? Porque ele fala de sonhos, desafios, criatividade, empreendedorismo e… tcharam: ele conta a história da Pixar!
Quer algo mais legal do que descobrir os mistérios e curiosidades por trás das animações da Pixar?

Criatividade S.A., escrito por Ed Catmull, um dos fundadores da empresa, conta sobre o início da Pixar, as reuniões de brainstorm, conselhos para empreendedores, inovação, gestão, criatividade e até como foi trabalhar com Steve Jobs. Se você busca inspiração, esse é o livro ideal!

2 – Este livro não vai te deixar rico 

O título já chama a atenção logo de cara e avisa: ele não vai te deixar rico. Mas o mais interessante é que o livro escrito pelo pessoal da Startup da Real, principal perfil de empreendedorismo do Twitter e do Medium, desmistifica o que é empreender e apresenta fundamentos importantes e confiáveis para que você tenha sucesso.

Este livro não vai te deixar rico traz tudo o que você precisa saber antes de começar um negócio. A linguagem é leve e divertida, boa para ler depois do home office. Se você é um empreendedor iniciante ou ainda está estudando a possibilidade de empreender, e tem dúvidas, esse livro é para você.

3 – Girlboss

Quer uma leitura leve e divertida para depois do home office? Girlboss é o livro certo. Sophia Amoruso, antes dos 30 anos, criou o conhecido e-commerce Nasty Gal, e vendia roupas vintage antes dos brechós virarem a febre que são hoje.

Foi ela quem começou a transformar o olhar das pessoas sobre as peças de segunda mão e, também, ajudou muitas mulheres a terem o próprio negócio por meio de iniciativas, como o próprio Girlboss, que além de livro, também virou uma plataforma com palestras e materiais voltados ao empreendedorismo.

A leitura é leve, rápida e traz muitas ideias para quem está começando o próprio negócio – inclusive, nele Sophia dá dicas sobre como vencer crises e momentos difíceis. 

4 – Mostre seu trabalho

Tem dificuldade de divulgar seu produto ou serviço? Mostre seu trabalho, de Austin Kleon, vai ajudá-lo. Esse é um livro curtinho e cheio de dicas para deixar o medo e a timidez de lado e mostrar o que você faz. O autor mostra porque a generosidade supera a genialidade e que, estar e ser acessível e saber usar nossas redes pode ser mais importante do que fazer networkings. O mais legal é que, por ele ser rápido de ler, você já pode ir colocando em prática as dicas e exercícios durante essa época de home office. 

5 – O Poder do Hábito

Muitas pessoas ainda estão se acostumando com o trabalho home office e esse processo de adaptação atrapalha um pouco a produtividade. Até voltarmos ao foco habitual demora um pouquinho – e tudo bem. O livro O Poder do Hábito, de Charles Duhigg, fala muito sobre a criação dos nossos hábitos e o quanto eles impactam no nosso sucesso. Além de explicar como os hábitos são construídos, o autor também dá dicas para mudar os hábitos que não nos fazem bem. Vale muito a leitura!

6 – Oportunidades Disfarçadas

O que fazer quando a crise bate? Muitos preferem não arriscar. Mas outros, se aventuram e usam a criatividade para fazer o negócio dar certo. Oportunidades Disfarçadas, escrito por Carlos Domingos, traz 200 casos reais de empresas e pessoas que transformaram a crise em oportunidade e mudaram suas vidas. Nesse momento em que estamos cheios de dúvidas, o livro se torna essencial. 

7 – Roube como um artista

Roube como um artista é do mesmo autor de Mostre seu trabalho. Neste livro, Austin Kleon mostra com bom humor como ser uma pessoa mais criativa. Roube como um Artista é curtinho, cheio de informações interessantes e ótimo para depois do home office. É aquele conteúdo para relaxar e, ao mesmo tempo, aprender. Ele traz muitas dicas importantes – principalmente para quem não se acha criativo.

8 – Vai lá e faz

Muitos empreendedores começaram do zero e o Tiago Mattos, autor do Vai lá e faz, é um deles. No livro, ele mostra que é possível criar uma empresa bem-sucedida do zero, desde que você entenda que o mundo está constantemente mudando e tendo o mindset certo. Com uma linguagem divertida, Tiago traz várias informações importantes sobre o que é empreender, sobre as ideias que você tem e não quer compartilhar com os outros porque tem medo que alguém as roube… 

Viu quantas opções de leitura você tem para depois do home office? Já leu algum dos títulos que indicamos aqui? Conta pra gente! Ah, e não se esqueça de dizer o que achou da nossa lista. 🙂

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!