Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar
20160811 Post SEBRAE NC - Empresas catarinenses estão entre as finalistas do Prêmio Nacional de Inovação 2015

Empresas catarinenses estão entre as finalistas do Prêmio Nacional de Inovação 2015

PUBLICADO EM 11 de Maio de 2015

Pequenas, médias e grandes empresas vencedoras do Prêmio Nacional de Inovação 2015 serão anunciadas no próximo dia 13, a partir das 19h, no Sheraton WTC Golden Hall, em São Paulo. Entre as finalistas, duas empresas catarinenses  atendidas pelo Programa Agentes Locais da Inovação concorrem ao Prêmio. A entrega acontece durante o 6º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, promovido pelo Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

No total, foram recebidas 2.219 inscrições de todo o país – um recorde. Os projetos vieram de 26 estados e do Distrito Federal, sendo 673 da região Sudeste, 615 do Nordeste, 376 do Sul, 298 do Norte e 257 do Centro-Oeste. Ao longo de quatro meses, as empresas participaram de criterioso processo de avaliação que resultou na seleção de 28 finalistas, dos quais apenas 10 serão premiados.

sebrae_premio_inovacao

Premiações

As empresas concorrem a R$ 900 mil pré-aprovados no Edital de Inovação da Indústria, além de participação em missão técnica internacional e curso de educação executiva em escola de negócios reconhecida internacionalmente.

As premiações ocorrem nas categorias Inovação Tecnológica, Inovação em Modelo de Gestão, Gestão da Inovação e Agente Local de Inovação (ALI) – essa última direcionada a micro e pequenas empresas atendidas pelo programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae nos setores de indústria, comércio e serviço. Os ALI visitam e acompanham os empreendimentos por dois anos, apresentando soluções voltadas para as necessidades específicas de cada negócio.

Para o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, a premiação reconhece as empresas brasileiras que contribuem para o aumento da competitividade do país. “Nós queremos valorizar esses bons exemplos de investimento em inovação para que sirvam de estímulo a todas as outras empresas que querem ter diferencial competitivo, além de conquistar novos mercados. A inovação deve estar no DNA das empresas e ser a estratégia de crescimento desses negócios”, observa.

Inovação

O uso da inovação como ferramenta para conquistar novos clientes e aumentar a qualidade dos produtos e serviços já é uma realidade para 75% dos pequenos negócios no Brasil. De acordo com pesquisa feita pelo Sebrae, nos últimos três anos, a maioria dos donos de micro e pequenas empresas promoveram algum tipo de inovação e, para mais de 80% deles, essa modernização resultou em um incremento nas suas receitas.

“A inovação é agenda fundamental para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. E o programa Agente Local de Inovação é a contribuição do Sebrae para inserir melhorias em produtos, processos e serviços oferecidos pelas empresas”, afirma o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.

O Prêmio Nacional de Inovação é uma iniciativa da Mobilização Empresarial da Inovação (MEI). Criado em 2008 e coordenado pela CNI, o movimento reúne mais de cem lideranças empresariais das maiores empresas do país. Neste ambiente, são propostas e debatidas políticas de apoio à inovação com autoridades do governo, no mais bem consolidado espaço de diálogo privado-público do país. A premiação tem também o apoio do Movimento Brasil Competitivo (MBC), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Agência Brasileira de Inovação (Finep) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Categorias

As empresas concorrem em quatro categorias:

Agente Local de Inovação – direcionada a micro e pequenas empresas atendidas pelo Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae nos setores de indústria, comércio e serviços.

Inovação Tecnológica – valoriza projetos de produtos ou processos que contribuem para o aumento da competitividade da empresa.

Inovação em Modelo de Negócio – premia a forma como projetos são levados ao mercado a fim de aprimoramento de modelos de negócio capazes de gerar impactos na empresa.

Gestão da Inovação – reconhece métodos, técnicas e ferramentas de gestão da inovação que estabeleçam ambiente propício ao desenvolvimento de projetos inovadores. Apenas os vencedores nesta categoria concorrem aos R$ 900 mil pré-aprovados no Edital SENAI SESI.

Finalistas

Conheça os 28 projetos finalistas do Prêmio Nacional de Inovação:

Empresa UF Categoria
3M do Brasil SP Inovação em Modelo de Negócio
Agroindustrial Extrema RN Gestão da Inovação
Agropecuária Casa Amarela SC ALI
Artecola Química RS Inovação Tecnológica
BCM Automação RS Inovação Tecnológica
Biodiversité do Brasil PR Inovação Tecnológica /
Gestão da Inovação
Biotecno Indústria e Comércio LTDA RS Gestão da Inovação
Central de Impressoras AL ALI
CISER SC Gestão da Inovação
Dublauto Gaúcha RS Gestão da Inovação
Engpiso BA Gestão da Inovação
Farmácia Capitão Saúde SC ALI
Hi Technologies PR Inovação Tecnológica
Jera MS ALI
Medabil Sistemas Construtivos Metálicos RS Inovação Tecnológica
Medicatriz Dermocosméticos SP ALI
Natura Cosméticos SP Inovação em Modelo de Negócios
Paiva Piovesan Softwares MG Gestão da Inovação
Profilática Produtos Odonto Médico Hospitalares LTDA PR Inovação Tecnológica
Take a Nap – Roupas de Dormir Personalizadas CE Gestão da Inovação
TECSISTEL RS ALI
Tecvix ES Inovação Tecnológica
Votorantim Cimentos S. A. SP Inovação Tecnológica
Votorantim Metais SP Inovação em Modelo de Negócios /
Gestão da Inovação
Victum Projeto de Produto RS ALI
Z Tecnologia em Comunicação LTDA DF ALI

 

 

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!