Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar

História de sucesso: a trajetória de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira

PUBLICADO EM 21 de Maio de 2014

Nada como uma boa história de sucesso para nos inspirar a correr sempre atrás dos nossos sonhos. Por isso, a dica de leitura desta semana traz o relato de vida dos investidores Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, donos de marcas como Budweiser, Burger King e Heinz.

Jorge Paulo Lemann fundou a corretora Garantia na década de 70. Marcel e Beto começaram a trabalhar na empresa e se tornaram sócios do negócio que se tornou um banco de investimentos. A partir daí o trio começou a comprar grandes empresas que estavam com dificuldades  para reformular o método de gestão – a meritocracia – e, assim, garantir uma trajetória de sucesso.

Empresas adquiridas pelos sócios

  • Lojas Americanas
  • Brahma (dando origem à Ambev)
  • Anheuser-Bush (cervejaria da marca Budweiser)
  • Burger King
  • Heinz

Quer saber como eles chegaram lá? Leia o livro “Sonho Grande”, resultado de cerca de 100 entrevistas com pessoas que acompanharam a trajetória dos empresários.

Boa leitura!

Livro: Sonho Grande: como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira revolucionaram o capitalismo brasileiro e conquistaram o mundo
Autora: Cristiane Correa
Editora: GMT
Ano: 2013
Páginas: 264
Resumo: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira ergueram, em pouco mais de quatro décadas, o maior império da história do capitalismo brasileiro e ganharam uma projeção sem precedentes no cenário mundial.

Nos últimos cinco anos eles compraram nada menos que três marcas americanas conhecidas globalmente: Budweiser, Burger King e Heinz. Tudo isso na mais absoluta discrição, para ficarem longe dos holofotes.

A fórmula de gestão que desenvolveram, seguida com fervor por seus funcionários, se baseia em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos. Uma cultura tão eficiente quanto implacável, em que não há espaço para o desempenho medíocre. Por outro lado, quem traz resultados excepcionais tem a chance de se tornar sócio de suas companhias e fazer fortuna.

Sonho grande é o relato detalhado dos bastidores da trajetória desses empresários desde a fundação do banco Garantia, nos anos 70, até os dias de hoje.

*Livro disponível para leitura na Biblioteca do SEBRAE A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na Av. Osmar Cunha, 278, no Centro de Florianópolis.

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!