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Empreendedorismo
Gestão
15 fev. 2016

O concorrente como aliado para o crescimento de sua empresa

A concorrência entre os empreendimentos está cada vez maior – sejam eles de grande ou pequeno porte. Ela movimenta o mercado. Cria um ambiente competitivo, do ponto de vista do negócio, e vantajoso, do ponto de vista do consumidor. Com a expansão e acesso às novas tecnologias por parte das empresas, este cenário fica ainda mais delineado. Mas vale salientar que a concorrência não é delimitada apenas por isso. O consumidor é um dos personagens principais, em um cenário que considera aspectos como preços, investimentos em inovação e força da marca. É difícil concorrer com empresas que possuem uma marca forte, grandes investimentos em inovação e tecnologia, e preços atraentes ao consumidor. Mas as boas práticas da concorrência podem colaborar para o crescimento do seu negócio. Com foco nessa realidade, medidas simples podem ser tomadas. Confira abaixo algumas delas. Novos produtos e serviços Em um cenário onde há o oferecimento de muitos produtos e serviços, sua empresa deve estar atenta ao que é mais vantajoso para ela. Para se diferenciar do concorrente é necessário oferecer novos produtos e serviços? Ou aperfeiçoar os já existentes? Analise o que de fato, lhe fará mais competitivo, considerando seu portfólio. Fidelização dos clientes Quando novos concorrentes surgem no mercado, a principal preocupação é conseguir manter os clientes que já foram conquistados por sua empresa. São feitas ações em prol da fidelização de seus consumidores? Lembre-se que, mais que atrair novos clientes, algumas iniciativas podem ser mais eficientes se feitas com os consumidores já existentes. Um cliente fiel pode trazer novos clientes – tão fiéis quanto ele. Internet Site, blogs e redes sociais devem ser consideradas aliadas de seu negócio. Se não consiste em seu foco de atuação, tenha isso definido. Mas lembre-se: esteja onde seu concorrente está. Se ele se encontra no ambiente virtual, por que não considerar essa possibilidade para seu negócio? Capacitação frequente Os concorrentes entram no mercado cada dia mais preparados. E sua empresa não pode ser diferente. Investir na capacitação da mão de obra pode colaborar para atrair novos clientes e diferenciar o seu negócio, diante o mercado. Olhar para o futuro Estar atualizado às tendências faz com que você se diferencie dos concorrentes. Experimente o novo. Ofereça diferenciais. Nem sempre ele está ligado a custos elevados e tecnologia de ponta. Muitas tendências e inovações estão em pequenas atitudes, mas que podem fazer grande diferença.
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