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Como analisar um desfile de moda

PUBLICADO EM 13 de outubro de 2017

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Os desfiles de moda influenciam diretamente nas coleções ofertadas no mercado para consumo ao direcionar cores, detalhes, estampas, modelagens, entre outros aspectos presentes nos produtos e serviços dos pequenos negócios do setor de vestuário.

Como analisar um desfile de moda para aproveitar todas as novidades que o seu público-alvo irá consumir? Confira algumas dicas e etapas que o Boletim de Tendência do Sistema de Inteligência Setorial – SIS do Sebrae tem para você, empreendedor!

Desfile conceitual x Desfile comercial

  • Desfile conceitual: Apresenta peças que geralmente não são comercializadas em lojas ou participam de um catálogo oficial da marca, porque possuem representações exageradas de determinado conceito. A intenção é apresentar a capacidade criativa do estilista ou designer responsável, atrair mídia e agregar valor à marca para reforçar sua identidade.
  • Desfile comercial: como o próprio nome sinaliza, são coleções que estão associadas à venda comercial das peças, tornando possível adquiri-las logo após o desfile. Geralmente, as roupas são compostas de indicações mais leves e menos artísticas sobre a temática da coleção.

Principais temporadas de desfile

As temporadas de desfile ocorrem em todas as épocas do ano, o que possibilita mesclar o acompanhamento das coleções nacionais e internacionais. Fique de olho:

Análise da marca

Quando o empresário opta por acompanhar um desfile ou buscar informações sobre o evento, é importante iniciar com a análise dos aspectos da marca, como por exemplo:

  • Histórico da marca.
  • Identidade da marca.
  • Estilista contratado.
  • Comparação com coleções passadas.

Análise conceitual

Munido das informações sobre a marca, o segundo passo é a análise conceitual do desfile, que apresentará as tendências inseridas na coleção.

  • Cinco primeiros looks – são aqueles que o estilista escolheu para representar todo o conceito da coleção e introduzir a ideia principal da temática.
  • Cenografia.
  • Trilha sonora.

Análise técnica

Depois das observações realizadas nas análises de marca e conceitual, o terceiro passo é o olhar técnico sobre a coleção.

  • Modelagens.
  • Silhuetas.
  • Cartela de cores.
  • Materiais.

Conheça melhor os detalhes de cada etapa de análise de um desfile de moda, baixe o boletim do SIS. É gratuito!

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