Moda

Cenários e projeções

30/04/2019

Indústria e mercado de confecção em Santa Catarina

Confira os cenários prospectivos para o segmento de confecção catarinense nos anos 2019, 2020 e 2021.

Importante produtor têxtil na América Latina e no mundo, o Brasil possui a maior cadeia têxtil completa do Ocidente, segundo a Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). O setor têxtil brasileiro abrange uma ampla cadeia produtiva que passa pela produção da matéria-prima, sua transformação em tecido, a elaboração de vestuário, acessórios e outros itens, até a comercialização para o consumidor final.

O segmento de vestuário é o que mais emprega em Santa Catarina (junto com o segmento de alimentos), seguido pelo têxtil. Tendo em vista a complexidade da cadeia produtiva do setor, este material focalizará o segmento de confecção de vestuário no estado, de forma a compreender como ele contribui para o crescimento da economia catarinense. Para isso, foi elaborado um estudo com o  objetivo de analisar como tem se comportado o mercado da indústria de confecção nos últimos anos e como será o cenário futuro para esse segmento nos anos 2019, 2020 e 2021. 

Confira neste material três cenários prospectivos:

  Cenário realista

Neste cenário, questões relacionadas a legislação e carga tributária estarão estagnadas, embora o mercado interno e o comportamento do consumidor estejam em retomada. Como resultado, o segmento de confecção voltará a crescer, ainda que com poucos incentivos por parte do governo.

  Cenário otimista

Este cenário conta com o aumento da demanda de vestuário e melhores condições para produção. Neste cenário, espera-se que os aspectos regulatórios e tributários estejam a favor do empresariado brasileiro, tornando o produto nacional altamente competitivo tanto internamente quanto no mercado externo.

  Cenário pessimista

Neste cenário, a situação político-econômica estará desfavorável, o que fará com que as legislações aplicadas ao setor não avancem, assim como a tributação represente uma alta carga para os produtores.

Faça o download do material completo e conheça os principais dados para cada situação, além de dicas relevantes para alavancar seu negócio de acordo com cada um dos cenários.