Saúde, Beleza e Bem-Estar

Cenários e projeções

10/09/2019

Mercado de cosméticos e serviços estéticos 2021: descubra os três possíveis cenários

Conheça as diferentes perspectivas para o mercado de cosméticos e serviços estéticos até 2021 e prepare o seu negócio.

O Brasil é o quarto maior consumidor mundial do setor de beleza e bem-estar e o maior consumidor da América Latina, faturando mais de 5 milhões de reais em 2018,  segundo dados da ABIHPEC. Somente no mercado de cosméticos e serviços estéticos o país possui quase 64 mil empresas ativas, empregando mais de 1 milhão de pessoas. Com a aprovação da Lei do Salão e Profissional Parceiro em 2016, o setor ganhou ainda mais impulsos com a entrada e regularização dos profissionais do mercado. Sendo assim, é um mercado promissor para quem deseja empreender em cosméticos e serviços estéticos.  

Além da ampla oferta de mercado, o consumo de produtos de beleza cresceu 124% nos últimos 10 anos no Brasil, devido, principalmente, ao crescimento da população sênior, ampliação do consumo da geração millennials e centennials, e do crescimento da preocupação com a beleza masculina . Ao mesmo tempo, não é um mercado que fica estagnado, os produtos e serviços seguem tendências mundiais como a busca por ingredientes de origem natural e produtos e serviços sustentáveis. 

Tendo em vista essas características e o desenvolvimento do setor de cosméticos e serviços estéticos, tanto no Brasil, como em Santa Catarina, o Sistema de Inteligência Setorial (SIS) utilizou da técnica de Cenários Prospectivos para monitorar variáveis importantes e elaborar uma análise a respeito de ocorrências passadas e tendências até 2021. O objetivo é oferecer aos empreendedores uma oportunidade para visualizar possíveis situações e, assim, ajuda a elaborar estratégias para reduzir riscos, aproveitar novas oportunidades e evitar potenciais ameaças.  

Confira mais informações relevantes a respeito de: 

 Panorama do mercado de cosméticos e estética

 Mercado consumidor

 Tendências de mercado

 Cenários prospectivos com viés otimista, realista e pessimista

 Como empreender diante de cada cenário