Casa e Construção

Cenários e projeções

15/08/2018

O desenvolvimento da indústria da construção no Brasil nos próximos anos

Confira os impactos na produtividade da indústria construtiva em 2018-2020.

Estudo inédito desenvolvido pelo Sistema de Inteligência Setorial (SIS) apresenta três cenários possíveis para o setor até 2020 e orienta os empreendedores a como agir em cada situação

O desenvolvimento da indústria brasileira da construção nos próximos três anos depende crucialmente da capacidade de recuperação econômica. Mais do que isso, precisa estar atrelada a reformas estruturais, como a tributária e a da previdência, que permitam uma expansão da capacidade produtiva e do investimento de longo prazo. Mas mesmo que a economia cresça, as dificuldades do cenário internacional prejudicam uma retomada mais forte e rápida até 2020.

Este é o diagnóstico que aponta a pesquisa "Cenários prospectivos: os impactos da produtividade da indústria construtiva 2018-2020", produzida pelo Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae Santa Catarina.

Diante do atual momento econômico, de tímida recuperação produtiva, e político no Brasil, com as eleições deste ano, a pesquisa mostra três caminhos:

serrote Cenário 1: produtividade impulsionada por uma situação político econômica favorável

serrote Cenário 2: incerteza econômica tem impactos negativos na produtividade

serrote Cenário 3: situação político-econômica desfavorável reduzindo a produtividade

Faça o download gratuito da pesquisa e saiba as perspectivas de cada cenário e quais estratégias podem ser tomadas a longo prazo.