Sustentabilidade

Relatórios de inteligência

20/05/2019

Tecnologias Digitais e Sustentabilidade

Confira de que forma a transformação digital pode impactar positivamente os pequenos negócios.

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) surgiram da integração da informática às telecomunicações, agrupando ferramentas computacionais e meios telecomunicativos (como rádio, televisão e vídeo) com o objetivo de facilitar a difusão das informações.

É inegável que elas vêm sustentando grandes mudanças na sociedade e no mercado. A revolução digital proporcionou benefícios imediatos, como comunicação e informação mais fáceis, e também criou um profundo senso de conexão social e comunidade global. Entretanto, embora esse seja um grande progresso, muitos ainda estão excluídos porque não têm acesso às tecnologias digitais.

Diante desse contexto, entende-se que existem diversas referências relacionadas ao tema tecnologias digitais e suas transformações. Algumas apresentam uma visão mais disruptiva da tecnologia; outras apontam para perspectivas de equilíbrio de papéis, uma parceria colaborativa entre a necessidade de experiência e vivências presenciais aliada às vantagens de acesso e aprendizagens diversas por meio de conteúdo on-line.

Assim, este estudo busca apresentar informações sobre movimentos atuais que melhorem a compreensão sobre os impactos das TDICs nos âmbitos social, econômico e ambiental.

Confira neste estudo:

  Mundo digital: informações sobre conectividade, disponibilidade da internet, sua relevância e impactos das tecnologias digitais

  Combinando expertise digital e sustentabilidade

  Recorte histórico: novos comportamentos e tecnologias emergentes

  A internet e o desenvolvimento global

  Riscos das tecnologias digitais: concentração, desigualdade e controle