Turismo

Relatórios de inteligência

16/09/2019

Undertourism: como aproveitar o turismo não convencional

Descubra o que é esse conceito e conheça as oportunidades para o seu negócio.

O setor de turismo exerce papel importante para o desenvolvimento da economia, de modo que tem se tornado um setor estratégico para que diversos países aumentem a renda nacional. Em 2018, o turismo contribuiu para 10,4% do PIB mundial, enquanto no Brasil, representou 8,1%. Além disso, o número de turistas mundiais tem aumentado sucessivamente desde 2009, o que representa um avanço de 8%. 

Porém esse crescimento tem acontecido de forma desproporcional em algumas regiões, gerando o chamado overtourism, em que ocorre a superlotação de turistas no local. A partir disso, governos e comunidades começaram a investir em lugares e atrações não convencionais, com o intuito de amenizar e redirecionar o turismo, desenvolvendo outras regiões com potencial turístico, ou seja, investindo em estratégias de undertourism.

Confira neste relatório:

  O que é undertourism

  A categorização do turismo no Brasil e em Santa Catarina

  Regiões turísticas catarinenses e seus potenciais

  Estratégias no undertourism

  Oportunidades para os empreendedores

  Ações recomendadas