Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar

5 dicas para despertar a criatividade na sua empresa

PUBLICADO EM 17 de outubro de 2014

Negócios criativos estão sempre à frente. Eles surpreendem os consumidores e carregam no produto/serviço aquela sensação de “quero mais”. Seria a criatividade, então, o segredo do sucesso?

Com certeza ser criativo ajuda, e muito, para fazer sua empresa deslanchar. O problema (ou solução) está em como aplicá-la no dia a dia e fazer com que todos pensem “fora da caixa” para trazer novas ideias e mais resultados.

sebrae_criatividade

A primeira coisa que você tem que ter consciência é de que criatividade não é dom e nem faz parte do DNA. Criatividade é resultado de dedicação e estímulo. Você aprende a ser criativo! Veja abaixo algumas dicas para estimular a criatividade na sua empresa:

1 – Não diga não!

Dê liberdade para seus colaboradores compartilharem suas opiniões. A princípio, as ideias podem não ser atraentes, mas  deixe na gaveta, elas podem ser valiosas em um futuro muito próximo. Seus funcionários formam a sua empresa, eles dedicam horas do dia pensando sobre o seu negócio e com certeza entendem muito bem do que fazem, ou não estariam trabalhando com você, certo?

2 – Arrisque

Não tenha medo de errar. Estude muito e veja todas as possiblidades para minimizar ao máximo as chances de erro, mas não deixe de tentar. A criatividade reside no novo, no desconhecido, por isso você deve, sim, sempre explorar novas possibilidades.

3 – Experimente

Você precisa de referências para criar. Então, visite lugares que você nunca foi. Leia algum livro que não tenha nada a ver com sua área de atuação, simplesmente pela curiosidade. A curiosidade é propulsora de novas descobertas e vai fazer sua mente trabalhar.

4 – Pense diferente

Nosso cérebro vive no piloto automático, e despertar a criatividade significa tirá-lo da zona de conforto. Procure formas diferentes de solucionar o mesmo problema, desde a mais óbvia até a menos provável.

5 – Relaxe

Quando a solução não vem, mude o foco. Vá ao cinema, chame os amigos para um happy hour, assista TV. Com a mente descansada outras ideias irão surgir. O processo exige paciência. Ficar ansioso por uma resposta imediata não vai ajudar.

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!