Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar

6 dicas para aumentar a produtividade e fazer o dia render mais

PUBLICADO EM 29 de outubro de 2014

Vida de empreendedor é uma correria com tantas tarefas e prazos a cumprir. Nessa loucura de querer fazer tudo ao mesmo tempo, a produtividade cai e, provavelmente, alguma coisa vai ficar para trás. Então, se tudo não estiver bem planejado, seu trabalho e sua rotina podem sair prejudicados.

Para ajudar você a se organizar e fazer o seu dia render, trouxemos algumas dicas práticas. Escolha o melhor método para você e mãos à obra.

1 – Faça uma lista

O primeiro passo para organizar a bagunça é tirar a preocupação da cabeça e passar para o papel. Faça uma lista de tudo que precisa ser feito, assim você fica mais tranquilo porque tem a segurança que não vai esquecer de nada, e consegue visualizar melhor o volume de trabalho.

Por segurança, dê preferência a uma planilha ou documento que fique na “nuvem”, pode ser um docs, por exemplo, para garantir que a sua lista não se perca por aí.

2 – Prioridades

Com sua lista em mãos, veja quando você precisa entregar cada tarefa e enumere prioridades. Agora que você já sabe o que terá que fazer primeiro, calcule o tempo aproximado de cada atividade e coloque na sua agenda, para saber quando poderá entregá-las. Organização é fundamental e vai fazer diferença no fim do dia.

Não esqueça de estipular horários para outras atividades. Pausa para refeições, descansos e uma margem de tempo a mais para cada tarefa ser entregue no prazo. Não passe do horário! Se você marcou para finalizar tudo às 18h, foque suas ações para chegar nesse resultado.

3 – Alimente-se bem

Manter hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e exercícios físicos ajuda a aumentar a produtividade. Lembre-se de comer de 3 em 3 horas e de beber, pelo menos, dois litros de água por dia.

4 – Descanse

Descanse entre uma tarefa e outra. O cérebro precisa relaxar para manter sua concentração intacta. Levante, coma uma fruta, beba um pouco de água e volte. Uma pausa de 10 minutos entre as atividades já ajuda a recuperar a energia e não perder o pique.

5 – Saiba que pode dar errado

Sabe aquela margem de tempo que falamos no item 2? Você precisa dela porque tudo pode dar errado! Sim, reserve tempo para imprevistos. Eles podem acontecer vez ou outra e quanto mais planejamento você tiver com o seus horários, mais fácil será para contornolá-los.

Deixe sempre um tempo do seu dia “livre” para isso. Se você trabalha 8 horas, preencha apenas 7 de trabalho e faça as tarefas planejadas. Se terminar antes e nenhum imprevisto aparecer, adiante atividades do dia seguinte.

6 – Use a tecnologia

Existem aplicativos que ajudam o empreendedor a se organizar e aumentar a produtividade.

Alguns são para você anotar ideias, outros organizar as tarefas do dia, e ainda para  armazenar dados de clientes e fornecedores.Veja abaixo uma lista com alguns e clique para saber mais.

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!