Setores
Sustentabilidade
Sistema de Inteligência Setorial
28 jun. 2017
Como e por que inserir a ética e a sustentabilidade no ambiente empresarial?
As vantagens competitivas obtidas através de uma gestão sustentável são vistas atualmente como estratégia empresarial.
O conceito de ética e sustentabilidade juntos, refere-se à ética planetária e cada vez mais vem obtendo espaço nas organizações. Isso acontece, pois, o impacto das produções, descartes indevidos e todos os moldes que visam apenas o lucro, impactam diretamente no meio ambiente e na sociedade.
É compreensível que o problema não será revertido de forma imediata, porém passou-se a valorizar as iniciativas que visem o propósito de ética sustentável.
O que fazer?
É necessário entender que a utilização de recursos naturais, sem respeitar os ciclos e balancear a exploração, vai contra todos os meios sustentáveis. A conscientização de todos os envolvidos para que haja um equilíbrio entre consumo e reabastecimento é fundamental.
Sim, ainda há tempo! Essa é a hora de sair da zona de conforto e começar a pensar no bem comum. Como falado no parágrafo anterior, a conscientização é o primeiro passo. Avalie seu quadro de colaboradores e veja se todos os funcionários se enquadram dentro dos princípios éticos e filosóficos da sua organização. Ao selecionar novos, insira esse requisito nos critérios de avaliação para que haja homogeneidade e coerência com os valores e cultura da empresa.
Outro ponto forte e atual requisito básico das empresas para permanecerem na linha de competitividade é estar adequada ao crescimento sustentável. Não é algo simples. Investir está cada vez mais arriscado e criterioso, pois além de atenderem o mercado e os investidores com excelência, é preciso suprir as exigências socioambientais.
Mas quais são as reais vantagens para as organizações?
Sabemos que o meio ambiente e a sociedade são os principais afetados por uma mudança geral da cultura sustentável, porém as empresas que aderem são diretamente beneficiadas também.
É possível listar oito motivos pelo qual é necessário investir em meios sustentáveis. São eles:
- Melhorar a imagem diante do consumidor;
- Aumentar as vendas;
- Gerar parcerias devido a visão positiva da organização;
- Reduzir custos e riscos;
- Aumentar a competitividade sobre os concorrentes;
- Inovar mais;
- Ser valorizado no mercado;
- Atrair e manter um quadro de talentos de colaboradores.