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shutterstock 658472662 - Como resolver os problemas com o cliente?

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O bom relacionamento com o cliente é um dos principais pilares para o sucesso de uma empresa. Porém, por mais que você se esforce, nem sempre isso será de fácil alcance. Em situações de reclamação por parte do consumidor, é essencial que o atendimento saiba dar a atenção necessária, mostrando interesse em solucionar o problema.

Mas como conseguir contornar os problemas com o consumidor sem prejudicar a empresa? Confira aqui 3 dicas simples, mas que podem melhorar muito os métodos de relacionamento!

Ouça primeiro

Qualquer tipo de conflito com o cliente pode causar medo. É normal casos em que o funcionário se depara com algum cliente raivoso sem saber como lidar. O primeiro passo é saber ouvir o que ele tem a dizer, pois só assim é possível entender o problema e até a emoção do cliente.

Ofereça confiança e compaixão

Um cliente impaciente quer um funcionário que entenda sua raiva e tenha confiança o suficiente para resolver a situação. O ideal é que a empresa mostre que entende a gravidade da situação e que sabe quais são suas responsabilidades com o consumidor. Mostrar interesse no problema faz com que o cliente se acalme porque sabe que pode contar com a solução do problema.

Seja específico na solução do problema

É necessário que seja bastante específico em todos os passos para resolver o problema causado. Saiba fazer as perguntas certas ao cliente e oferecer opções bem detalhadas. Explique quais serão os próximos passos e passe confiança, para que se possa restaurar a relação empresa-cliente.

Por exemplo, se o cliente não recebeu o seu produto, o funcionário pergunta qual seria o uso desse item e que problemas isso causou. Dependendo da gravidade da situação, é possível enviar o item que faltou e outro, de forma gratuita, pare se desculpar e ganhar sua confiança.

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Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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