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26 jul. 2018

Email marketing: como e por quê adotar?

Com a mudança nos hábitos de consumo — principalmente com a chegada da Era Digital — algumas estratégias de vendas utilizadas nas empresas estão ficando ultrapassadas. Adaptar-se às novas dinâmicas de comunicação é essencial para continuar firme no mercado. Neste contexto, o email marketing é uma ferramenta que está ganhando destaque pela eficiência para divulgar a marca e engajar os consumidores. Você sabe o que é e como colocar em prática o email marketing? Continue acompanhando o post para saber como essa técnica pode ajudar a se destacar da concorrência e impulsionar suas vendas. Email marketing se refere à toda a comunicação institucional realizada para os clientes da empresa através de emails. É uma maneira direta e pessoal de se comunicar com sua base de contatos, além de se mostrar umas das estratégias de marketing que possui menor custos de produção e divulgação, pois se trata da utilização de uma ferramenta grátis. Segundo uma pesquisa divulgada pela Statista, até 2019 o número de usuários de email chegará a 2,9 bilhões. Isso representa uma série de oportunidades para o empreendedor criar campanhas de publicidade através desse meio de contato. Lembre-se: o email marketing não serve para captar novos clientes, mas sim para manter o interesse das pessoas que já são clientes da empresa. É importante criar estratégias para alimentar a relação com o consumidor e, com isso, agregar valor aos seus produtos e serviços. Você pode utilizar o email marketing para enviar:
  • curadoria de conteúdos (newsletter);
  • ofertas e promoções;
  • informações sobre eventos;
  • atualizações sobre seu negócio;
  • comunicados especiais.

Qual a melhor ferramenta para email marketing?

Existem diversas ferramentas de email marketing disponíveis no mercado. Uma das melhores ferramentas gratuitas para o gerenciamento e envio de email marketing é o MailChimp. A plataforma permite o envio de campanhas de publicidade para de até 5 mil contatos, ideal para pequenos negócios. Se ainda não tiver uma conta, registre-se na plataforma para conseguir criar suas campanhas. No dashboard do MailChimp você terá acesso à todas as suas campanhas de email marketing. O envio dos emails funciona através de listas de emails, ou seja, você precisará inserir os emails da base de contatos da sua empresa para poder divulgar as campanhas. Dica: na hora de importar sua lista de emails para o MailChimp, procure não adicionar mais de 100 emails por vez. Números muito altos de importações podem ser consideradas como spam, e seu acesso pode ser bloqueado por causa disso. Depois de importar sua base de clientes para a ferramenta, é hora de pensar nas estratégias de divulgação de emails marketing. O ideal é que o envio de newsletter seja combinada com estratégias de marketing de conteúdo. Criando conteúdo relevante para seu público-alvo, você terá em mãos um material que é mais provável de atrair os clientes. Lembre-se: é importante que as campanhas demonstrem a identidade da empresa, por isso pense em utilizar cores, traços, linguagem e até mesmo imagens que representem a instituição. Não esqueça, também, de colocar a opção de descadastramento da lista. Algumas pessoas acabam não gostando de ver suas caixas de entrada cheias e preferem parar de receber as informações, por isso tenha cautela na quantidade dos disparos.

Vantagens de usar o email marketing para compartilhar conteúdo

O email é um dos elementos mais básicos da internet. Desta forma, você terá um leque maior de pessoas para quem poderá compartilhar suas ações de marketing independente da faixa etária. Mesmo os jovens — que tipicamente utilizam mais as redes sociais — precisam ter um email para se cadastrar à elas. Outra vantagem que o email tem sobre as redes sociais é a previsibilidade de alcance. Através dos algoritmos, algumas redes sociais acabam limitando o alcance das publicações, impossibilitando ter uma estimativa de quantas pessoas terão acesso à determinado conteúdo. Com o email marketing você sabe exatamente quantas pessoas irão receber uma campanha que pode ser bastante estratégica para as vendas do seu produto ou serviço, por exemplo. Em nosso Blog você encontra uma série de artigos sobre empreendedorismo e inovação. O Portal de Atendimento oferece materiais e cursos para você aprender cada vez mais e alavancar seu negócio. Não deixe de conferir!
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