Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar
2016 11 07 PHOTO 00000122 1024x7681 - São José realiza 1ª Corrida de Canoa a vela

São José realiza 1ª Corrida de Canoa a vela

PUBLICADO EM 9 de Abril de 2015

No dia 12 de abril, das 10h às 12h, a Fundação de Cultura e Turismo de São José realiza a 1ª Corrida de Canoa a Vela, no Centro Histórico de São José. O evento ocorre ao lado direito da praia, atrás da Câmara Municipal, e será uma das atrações da Feira da Freguesia. A regata terá duração de aproximadamente 1h30 e conta com a participação de canoeiros da Grande Florianópolis.

O evento está sendo organizado pela  Prefeitura Municipal de São José, por meio da Fundação de Cultura e Turismo e pela Fundação Municipal de Esporte e Lazer, com o apoio do Sebrae/SC, do Núcleo de Estudos Açorianos e da Acatmar – Associação Náutica Catarinense.

sebrae_corrida_canoa_a_vela

A Corrida de Canoa a Vela tem como objetivo identificar os canoeiros da Grande Florianópolis e promover uma integração entre eles. Além disso, o evento visa diversificar as atrações e aumentar o fluxo de turistas na Feira da Freguesia e envolver a comunidade local nas atividades culturais e esportivas de São José. “Por meio dessa ação buscamos ampliar e aproximar as articulações entre o poder público de São José e o trade de turismo náutico do Estado”, afirma o Superintendente da Fundação de Cultura e Turismo de São José, Caê Martins.

Para o Sebrae/SC, o apoio ao evento é importante para fortalecer a identidade turística de São José: “O Sebrae/SC acredita que ações como essa são importantes para fortalecer o turismo local e, consequentemente, fomentar o empreendedorismo regional”, comenta a Coordenadora Regional do Sebrae/SC na Grande Florianópolis, Soraya Tonelli.

A Prefeitura de São José também pretende utilizar o potencial náutico da baía para o desenvolvimento do turismo local. A baia é considerada uma das melhores da região sul do Brasil, pois é protegida do oceano pela Ilha de Florianópolis, com corrente de ventos contínuos que facilitam a navegação.

Segundo Caê Martins, ao promover esse evento, a Fundação deseja resgatar as tradições de base açoriana josefenses, além de fortalecer a imagem da Feira da Freguesia, evento que ocorre todos os segundos domingos do mês no Centro Histórico de São José. “Estamos estimulando e consequentemente apontando a necessidade de criação de escolas de velas para formação de jovens velejadores no município de São José, nas classes optimist e laser para potencializar o turismo náutico através de regatas, palestras, encontros de velas, entre outros”, comenta.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Rua Padre Macário, 10, Centro Histórico de São José) até o dia do evento, com uma hora de antecedência, mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição, que poderá ser adquirida no local. Informações com Lorival Medeiros pelo (48) 99633095 ou valceramista@gmail.com e também com Ana Paula (48) 84040188 ou dirturismo.fmct@pmsj.sc.gov.br.

Canoa de um pau só

A canoa de um pau só, feita normalmente com madeira de garapuvú, já era utilizada como meio de transporte pelos primeiros habitantes das terras brasileiras, os índios, e foram adaptadas pelos colonizadores açorianos.

São José, por sua vez, foi e continua sendo uma das localidades onde a pesca artesanal representa uma das maiores manifestações da cultura de base açoriana, em que a canoa de um pau só tem a relevante importância nesse trabalho.

Como não havia motor, usavam-se o remo e a vela para a navegação, tanto para a pesca como para o transporte de pessoas ou mercadorias. Esses homens do mar começaram a disputar para ver quem chegava primeiro em determinado lugar. Foi aí que surgiram as corridas de canoas a vela que começaram a ficar cada vez mais populares, aglutinando pessoas de várias localidades para as corridas nos finais de semana, promovendo diversão e entretenimento para todas as comunidades vizinhas.

Com a chegada das novas embarcações de alumínio e de fibra, essa tradição foi diminuindo e hoje são essas corridas, tão importantes para o resgate da memória cultural açoriana.

Programação

9h – Chegada dos Canoeiros

10h às 11h – Largada

12h30 – Confraternização entre os canoeiros, parceiros/patrocinadores e organização.

13h30 – Premiação no Palco da Feira da Freguesia

Percurso

Largada na Praia da Praça; Bóia de través uma milha da praia; Bóia próximo ao rancho dos pescadores (Beiramar de São José); Chegada na Praia da Praça

Categorias

1º, 2º e 3º lugar Canoa a Vela

1º, 2º e 3º lugar batelão a Vela

1º, 2º e 3º lugar Canoa a remo

1º Canoa mais conservada

1º Mais Jovem Canoeiro

1º Canoeiro de maior idade

 

 

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!