Alimentos e Bebidas

Relatórios de inteligência

27/02/2018

Alimentação fora do lar: o mercado de food service

O mercado de alimentação fora do lar representa uma grande fatia do setor de Alimentos e Bebidas, e vem se reinventando em meio à crise dos últimos dois anos.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), o faturamento da indústria de alimentação cresceu no País cerca de 85,8% entre 2010 e 2016. Dentro desse crescimento, a média do segmento de alimentação fora do lar é de 12,3%, o que reforça que o habito de se alimentar fora de casa esta cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros.

Motivos para o crescimento da alimentação fora do lar

  • Crescimento demográfico em regiões urbanizadas, o que demanda mais esse tipo de serviço.

  • Modificação da estrutura familiar com aumento no número de casais sem filhos, o que ocasiona na redução nas despesas essenciais do orçamento familiar, e consequente investimento em lazer e novas - experiências gastronômicas.

  • O aumento na renda familiar ou individual que demanda um consumo mais qualificado, impulsionando negócios focados em produtos e serviços diferenciados (artesanais, frescos, orgânicos, cardápios para pessoas com restrições alimentares etc.).

  • A crescente participação das mulheres no mercado de trabalho fez com que restasse pouco tempo para as atividades domésticas, como o preparo das refeições, o que também estimulou o aumento da frequência das refeições familiares fora de casa.

Conheça mais sobre as oportunidades do mercado de Alimentação fora do lar. Baixe gratuitamente o relatório!