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20190304 SEBRAE SC SD Processo de venda técnicas para encantar o seu cliente  parte 01 - 10 erros comuns que empreendedores cometem no primeiro negócio

10 erros comuns que empreendedores cometem no primeiro negócio

PUBLICADO EM 20 de outubro de 2017

Cometer alguns erros no mundo do negócio é muito comum, ainda mais quando o empreendedor é de primeira viagem. Mesmo assim, algumas falhas básicas e muita dor de cabeça podem ser evitadas com a capacitação certa.

Confira abaixo algumas falhas muito comuns que empreendedores começam no seu primeiro negócio e saiba identificar o que você pode melhorar e evitar!

Achar que trará dinheiro rápido

Muitas pessoas acreditam que ter o próprio negócio é a solução para ganhar dinheiro de forma rápida. Muito pelo contrário, o sucesso do empreendimento pode demorar meses e, às vezes, até anos. É preciso ter ciência de quem este é um caminho de longo prazo e cheio de desafios.

Superestimar o crescimento do seu negócio

É comum também o empreendedor subestimar sua concorrência e que conseguirá uma alta participação no mercado. Este processo é demorado e ainda pode afetar o capital de giro da empresa.

Não saber o seu diferencial

Muitas empresas falham na abordagem comercial por não definirem o seu diferencial no mercado. Tenha em mente o que faz do seu produtivo se destacar, assim será muito mais fácil abordar consumidores, fornecedores e investidores.

Não conhecer bem a sua área de atuação

Empreender em uma área totalmente desconhecida é um dos maiores erros e que pode levar qualquer negócio à falência. É imprescindível investir tempo em análises de mercado, de concorrência, de precificação e de diferenciais, assim as chances de cometer alguns erros são muito menores!

Esperar por clientes

É comum o empreendedor acharem que os clientes irão até o seu negócio. Não investir em um acompanhamento de relacionamento com o cliente é erro grave, crie estratégias para se conectar com aqueles que demonstraram interesse no seu produto ou serviço.

Investir pesado em qualquer canal de marketing

Gastar muito dinheiro com qualquer tipo de marketing é um erro tão grave quanto não investir em comunicação. O ideal é investir em uma estratégia mensurável e saber usar os canais de comunicação mais adequados para o seu público.

Subestimar o poder dos buscadores e redes sociais

Buscadores e redes sociais podem ajudar muito a impulsionar as vendas do seu negócio, além de ter um investimento baixo. Desenvolva estratégias de comunicação que acionam os consumidores que estão no estágio de aquisição do seu produto e serviço em mecanismos de busca!

Esquecer o capital de giro

O capital de giro é aquele dinheiro reservado para a sobrevivência do negócio enquanto o dinheiro não chega. Analise o capital de giro que será necessário para as novas operações, como: estoque, impostos, pagamento de salários e prazos de recebimento de clientes e de pagamentos para fornecedores.

Deixar o caixa da empresa de lado

É preciso estar atento ao fluxo de caixa diário da empresa: ou seja, seu fluxo de receitas e despesas. Tenha esse controle em dia importante para não expor a empresa a dívidas ou até mesmo à interrupção de suas atividades.

Desistir na primeira dificuldade

Não desista no primeiro obstáculo! Procure analisar se este não é apenas um problema básico e que pode ser facilmente resolvido.

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