Está quase na hora!

Faltam 05 minutos para o seu agendamento. Prepare-se!

Ir para Meu Espaço
Carrinho
Seus carrinho está vazio!
;) Escolher produtos
Transformação Digital
10 nov. 2020

12 tecnologias para pequenas e médias empresas

Conheça ferramentas que podem ajudar o seu negócio a crescer

Repensar as finanças, reestruturar planejamentos de venda e gerenciar equipes em trabalho remoto são apenas alguns dos desafios de empreendedores durante a crise do corona vírus. Trazer ações para o digital se tornou mais importante do que nunca para manter pequenos e médios empreendedores vendendo neste período.

Para apoiar esses negócios, separamos algumas empresas e startups que desenvolvem ferramentas úteis de gestão, marketing ou pagamento digital e outras que liberaram ou lançaram plataformas gratuitamente para PMEs. Confira:

Omie

A Omie, startup de software de gestão na nuvem, liberou acesso gratuito a um de seus produtos. Voltado à MEIs e empresas com faturamento anual de até R$ 180 mil, o ERP gratuito Omie.FIT permite que os empreendedores administrem contas a pagar e a receber, realizem conciliações bancárias e controle do fluxo de caixa de maneira rápida, integrada e totalmente sem custos. Além disso, todas as informações fiscais e contábeis emitidas são diretamente integradas com qualquer software de escritório contábil do país, acabando com o uso de papéis e planilhas. Para o micro e pequeno empreendedor que precisa organizar suas tarefas, finanças e obrigações fiscais, a solução é uma boa medida para garantir a organização e a efetividade da saúde financeira de seu negócio. E quem quiser pode aproveitar a Omie.Academy, que também está com inscrições liberadas até 30/06, para cursos online sobre, entre outros temas, Manual de Sobrevivência em Tempos de Crise, gestão de redes sociais, oratória, BPO financeiro, PNL, Marketing e Vendas.

Resultados Digitais

O RD Station plano Light foi criado para ajudar negócios a começarem a se inserir no Marketing Digital e assim conquistar os primeiros resultados com a estratégia. Neste plano, a ferramenta oferece que você salve o contato dos visitantes do seu site usando modelos prontos de páginas de captura e pop-ups (ou as personalizando de forma fácil), que crie sequências de e-mails profissionais automáticas e segmentadas e saiba quem abriu e clicou em cada mensagem. A solução também integra todos os recursos necessários em um lugar só, estando conectada com mais de 100 soluções de pagamento, mídias sociais e blog, além do RD Station CRM, como Facebook, Pipedrive e Google Analytics. Em razão da crise do corona vírus, foi feito um preço mais acessível para que as empresas superem o momento atual. Por R$19,00 por mês, a solução permite até 1.000 contatos e, também, 10 dias grátis para quem quer testar a plataforma.

Stone

A Stone, startup de pagamentos para pequenos e médios negócios, lançou uma ferramenta de link de cobrança para clientes de sua conta digital, a Conta Stone. Pela ferramenta, donos de negócios podem gerar um link de cobrança por suas vendas e enviar aos clientes por WhatsApp, e-mail ou redes sociais, facilitando o processo para quem procura trazer seu negócio para o virtual durante a pandemia. Além da iniciativa, os clientes, tanto pessoa física como jurídica, terão TEDs (Transferência Eletrônica Disponível) ilimitados pelos próximos seis meses. Pelo aplicativo, é possível gerar uma cobrança com o valor, prazo e número de parcela de sua escolha. O pagamento poderá ser feito por cartão de crédito e o valor poderá ser parcelado em até 12 vezes. A duração da cobrança dura o tempo que o emissor do link escolher.

Olist

A Olist, startup que ajuda varejistas a aumentarem suas vendas ao gerar liquidez de estoque, lançou o Olist Shops, uma vitrine virtual gratuita para micro, pequenos e médios lojistas. O objetivo da plataforma é ajudar os empreendedores a melhorarem sua exposição online, melhorando a gestão por meio de uma plataforma 100% mobile. Conectando quem quer vender com quem tem interesse em comprar, a venda no ambiente online pode ocorrer de forma fácil e abrangente. Para o usar o aplicativo, que até o momento está disponível apenas para aparelhos Android, é preciso apenas cadastrar o produto ou serviço, adicionar um título, descrição, preço para o anúncio e acrescentar uma foto para deixar mais atrativo.

Magalu

O Parceiro Magalu, plataforma digital de vendas, foi criado pelo Magazine Luiza para ajudar micro e pequenos varejistas e profissionais autônomos a manterem seus negócios e obterem renda durante o período de isolamento social. Na plataforma é possível fazer toda a gestão simplificada de vendas da sua loja física de forma digital e anunciar produtos dentro do site, app e lojas do Magazine Luiza, vendendo para os mais de 20 milhões de clientes da empresa. A ferramenta inclui duas plataformas digitais, uma desenvolvida para novos cadastros de pessoas jurídicas, que operam como Microempreendedores Individuais (MEI) — com faturamento anual de até R$ 81 mil — ou para empresas com receitas inferiores a R$ 5 milhões ao ano, e outra para pessoas físicas.

Picpay

A Picpay, maior aplicativo de pagamento do Brasil, permite que, com o PicPay Empresas, qualquer tipo de negócio receba pagamentos usando apenas o celular. Além de poder receber dinheiro, pelo app também é possível realizar pagamentos para outros usuários, estabelecimentos e serviços cadastrados na plataforma. Para usar a ferramenta não há anuidade, mensalidade ou qualquer taxa de adesão. O que existem são tarifas que se aplicam sobre as vendas realizadas, então você só paga taxa se vender.

Vtex

A Loja Integrada, plataforma de e-commerce do grupo VTEX, multinacional brasileira de tecnologia para varejo multicanal, lançou, junto com a PayU e Elo, uma parceria para pequenos e médios empreendedores poderem criar lojas virtuais de forma rápida e gratuita. Uma das vantagens é a taxa de 1,99% nas transações à vista durante os primeiros três meses para as bandeiras Visa, Master e Elo, além de preços promocionais em transações parceladas. Além disso, é possível criar e manter o e-commerce na plataforma da Loja Integrada com isenção em alguns planos durante dois meses. Os benefícios são destinados a novos clientes e passam a valer no dia da contratação do serviço, sendo possível começar a vender no mesmo dia. Ainda há dois meses de gratuidade na mensalidade na versão paga na Loja Integrada. Supermercados e farmácias também têm isenção de mensalidade.

HostGator

Quem empreende na internet sabe que colocar o site no ar é só o primeiro passo. A HostGator é uma provedora mundial de hospedagem de sites e outros serviços para presença online, como criador de sites e e-mail profissional. Trata-se de um espaço em um servidor para armazenar todos os dados do seu site como textos, vídeos, imagens e HTML. Assim, com os dados guardados na hospedagem, os navegadores (como o Chrome ou Firefox, por exemplo) podem acessá-los e exibir o site na internet. A HostGator se diferencia por atender empreendimentos digitais desde o seu nascimento, e acompanhar o crescimento do site, provendo um suporte disponível 24/7/365. Além disso, pensando em ajudar os empreendedores a avançar com suas empresas neste período, a HostGator lançou o Collabplay, uma plataforma de cursos online gratuitos sobre tecnologia, negócios, marketing e design.

Cora

A conta digital Cora, exclusiva para pessoas jurídicas e sem custo algum, iniciou o Compre dos Pequenos, uma solução gratuita para que empreendedores possam vender seus produtos e serviços mesmo estando de portas fechadas. Por meio de cupons, a solução permite que os negócios tenham renda agora e que os clientes utilizem do voucher quando o serviço reabrir. A Cora se responsabiliza por criar uma página exclusiva para cada negócio, com sua descrição, produtos, preços, promoções e informações de contato, porém os responsáveis têm total liberdade para editá-la também. Além disso, a iniciativa ainda garante artes confeccionadas para cada negócio, para que o empreendedor divulgue nas redes sociais ou onde quiser.

PagSeguro

Desde 2006, o PagSeguro PagBank vem desenvolvendo soluções digitais que auxiliam pequenos e médios empreendedores, como o Link de Pagamento, que agiliza as vendas pelo WhatsApp, as maquininhas que usampagamento por aproximação (conhecida como NFC) e o QR Code, duas soluções especialmente úteis neste momento de cuidados com a saúde. Além de novos meios digitais de compra, a empresa mantém a Loja Online do PagVendas, destinada a quem quer iniciar vendas pela internet, e o Pede Fácil, um sistema de menu digital que facilita a comunicação com entregadores, ajuda na administração das vendas online e dá suporte para pagamentos pela internet. Com a pandemia, a PagSeguro concentrou todas essas soluções e mais outras em um único projeto: o Pag pro Pequeno. Uma forma de apresentar a quem precisa as melhores ferramentas para vendas presenciais, pagamentos, entregas e vendas online.

Ebanx

A EBANX, fintech brasileira que oferece soluções de pagamento que conecta consumidores latino-americanos a empresas globais, lançou o EBANX Beep, uma forma de pequenos e médios empreendedores poderem vender online sem sair de casa, mesmo sem ter uma empresa aberta. Para qualquer tipo de estabelecimento, desde alimentação e bebida até prestação de serviço e loja de varejo, o sistema oferece uma forma simples e rápida para a criação de lojas online em poucos minutos, sem mensalidade ou assinatura e com taxas menores que os grandes aplicativos. Além disso, com a plataforma, é possível criar vouchers para venda de serviços e entregar só depois da quarentena.

Zygo

A Zygo, empresa de tecnologia que ajuda restaurantes a fidelizarem seus clientes, percebendo que o corona vírus iria abalar profundamente os negócios que atende, resolveu criar um sistema de delivery completo para ajudar os estabelecimentos de alimentação a continuar vendendo durante a crise, o Delivery do Bem. Ao contrário de outros sites de delivery no Brasil, que cobram taxas de até 30% sobre o valor do pedido, o aplicativo não cobra taxas dos restaurantes, portanto todas as vendas feitas são 100% do usuário. Além disso, a empresa está disponibilizando um curso gratuito, feito por e-mail, de fidelização de clientes para restaurantes.

Deseja deixar um comentário, ou perguntar algo para o Sebrae? Você precisa estar logado para comentar ou perguntar! Cadastre-se ou acesse sua conta!