Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar

5 dicas para diminuir o consumo de energia elétrica da sua empresa

PUBLICADO EM 11 de Março de 2015

A conta de luz vai vir mais cara no próximo mês, 34% para as residências e 43% para a indústria. A regra agora é economizar. Se o aumento é significativo para residências de 3 a 4 moradores, imagina para as empresas que funcionam com 100, 200 colaboradores?

Para não se assustar com a próxima fatura, comece agora a reduzir os gastos com a energia elétrica. Usar luz natural, trocar lâmpadas, e reeducar os funcionários são estratégias que podem dar certo. Veja as dicas:

Iluminação

Algumas mudanças simples no espaço físico da empresa podem ajudar na redução de custos.

  • Verifique se as lâmpadas estão bem posicionadas. Um profissional em iluminação pode ajudar você na tarefa. Lâmpadas bem distribuídas evitam que elas fiquem acesas quando não são necessárias, por exemplo.
  • Troque lâmpadas incandescentes por modelos de LED.
  • Pinte as paredes de cores claras e elimine divisórias desnecessárias, elas impedem a entrada de luz natural no ambiente.

Turnos de trabalho

Evite turnos de trabalho das 17h30 às 20h30. Esse é o período em que a demanda de energia atinge seu ponto máximo, o que faz com que as empresas que distribuem a eletricidade cobrem tarifas mais altas.

Tomadas

Não utilize a mesma tomada ou benjamin (T) para ligar vários equipamentos ao mesmo tempo. O consumo, nesse caso, é mais elevado.

Telefones

Priorize telefones mais simples, com fio. Além de mais baratos, não desligam quando falta luz.  Os sem fio gastam mais energia.

Computadores

Programe os computadores para entrarem no modo “hibernar” depois de um determinado tempo. Isso faz com que uma máquina não fique ligada quando alguém vai embora e esquece de desligar, ou quando um colaborador sai pra tomar um cafezinho e acaba entrando em uma reunião atrás da outra e fica horas sem voltar para sua mesa e seu computador.

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!