Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar

6 dicas para desenvolver a criatividade no ambiente de trabalho

PUBLICADO EM 7 de Março de 2014

Inovar é um diferencial que deve ser incorporado na política das microempresas para garantir a sobrevivência no mercado. E é impossível falar em inovação sem falar de criatividade. Fazer algo diferente, buscar o novo ou reinventar produtos e serviços é fundamental se sua empresa quer crescer. A grande dificuldade está em aplicar toda essa teoria.

sebrae_inovacao_criatividade

Confira abaixo 6 dicas para desenvolver a criatividade no ambiente de trabalho e, assim, garantir a inovação contínua e o despertar de ideias que podem revolucionar o seu negócio.

   Ambiente Criativo

Crie um ambiente de trabalho descontraído para facilitar a comunicação entre os colaboradores e, assim, incentivar a criatividade. A pessoas precisam discutir ideias para criar coisas novas, faça que isso seja produtivo e não reprimido. Um espaço muito burocrático pode inibir as pessoas.

   Informação

Informação é indispensável, você sabe disso. Então, descubra tudo que está acontecendo no mercado sobre a sua área de atuação. Monitore as mudanças de comportamento do consumidor e as tendências que estão movimentando a economia. Uma mudança simples pode ser a oportunidade que você estava esperando para lançar um produto ou serviço novo. Fique de olho!

   Comunicação

Você sabe o que seu público quer? Desenvolva uma linha de comunicação entre a empresa e o cliente para saber o que o seu público está procurando. Assim, você pode criar ou reinventar produtos e serviços de acordo com essa necessidade.  E avalie o que você está oferecendo aos clientes. Às vezes é preciso descartar alguns produtos para destacar outros que têm maior valor agregado para o consumidor.

   Referências

Inspiração não cai do céu, ela vem através de referências. Incentive seus colaboradores a pesquisar sobre as novidades no mercado. Com boas  referências em mãos podem surgir ideias incríveis.

   Gestão

Como você administra sua empresa? Como é o seu relacionamento com clientes, sócios e fornecedores? Pesquise diversas linhas modernas de gestão, veja a que mais se encaixa com as políticas da sua empresa e crie sua própria identidade de administração.

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!