Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar

6 ensinamentos da série The Big Bang Theory para ser um bom empreendedor

PUBLICADO EM 2 de Maio de 2014

Além de entreter, os filmes e séries têm a função de nos fazer pensar. Personagens remetem a pessoas que convivemos, ou nos identificamos, no dia a dia e, por isso, podem ensinar a nos comportarmos em determinadas situações. Aprender e se divertir ao mesmo tempo é um método que funciona. Quer tentar? Confira abaixo 6 ensinamos sobre empreendedorismo baseadas em Sheldon Cooper, um dos protagonistas da série The Big Bang Theory.

1. Crie uma rotina

Sheldon é um pouco controlador com suas atividades diárias – tanto dentro quanto fora do trabalho. No seu cronograma, tudo é organizado minuciosamente: o tipo de comida que come em cada dia da semana; as atividades que realiza com amigos; até o tempo que usa para fazer suas necessidades fisiológicas. Não precisa chegar a esse extremo, mas um pouco de organização com o tempo que você usa com cada atividade da sua rotina como empreendedor pode te tornar mais produtivo. Se você unir a força de vontade de Sheldon para ser metódico e determinado com a flexibilidade de se moldar a acontecimentos inesperados, conseguirá obter mais resultados.

2. Seja confiante

Em nenhum episódio do seriado você encontrará Sheldon incerto sobre sua opinião ou sobre o que acredita. Claro que, para o personagem, isso o leva a o extremo da intransigência, o que não significa que a confiança bem dosada não seja benéfica. Ela pode te ajudar a inspirar sua equipe e mostrar determinação, e também pode te ajudar na hora de conversar com possíveis investidores e competições de pitches – só não se inspire no medo que Sheldon tem de falar em público.

3. Tome cuidado com contratos

No seriado, a dupla Leonard e Sheldon vive no mesmo apartamento. Eles são conduzidos pelas regras impressas no Roomate Agreement, um extenso documento sobre os deveres e direitos dos dois. Na maioria das vezes, quem se dá mal é Leonard, que não leu com cuidado tudo que estava assinando. Por isso, seja um pouco como Sheldon e não deixe de analisar cada cláusula e implicação dos acordos que faz – com investidores, funcionários, fornecedores. E não tenha medo de reivindicar seus direitos caso eles sejam lesados.

4. Fale o que você pensa

Outra coisa que Sheldon não tem problema nenhum em fazer. Não deixe que a posição em que você se encontra – um empreendedor em busca de investimento, por exemplo – te impeça de se expressar e dizer o que pensa. Questione, tire dúvidas, conteste, não tenha medo de parecer ignorante. E reconheça seu erro se por acaso alguém mostrar que você está enganado. Até mesmo Sheldon pediu perdão em situações que cometeu erros extremos.

5. Nunca perca sua identidade

Não importa o quanto Sheldon seja criticado e desprezado por muitos dos outros personagens, ou quão irritante ele pode ser em alguns momentos, ele nunca se distancia – muito – de quem ele é. E é basicamente isso que faz o personagem e a série sucessos tão grandes. O mesmo vale para sua empresa e você: não venda seus objetivos e valores para conseguir crescer. Sua identidade tornará sua marca única e a diferenciará do resto do mercado.

6. Bazinga!

Mesmo com uma rotina estressante como a de empreender, nunca se esqueça de se divertir no processo. Abrir uma empresa não precisa ser apenas papo sério o tempo todo. Até Sheldon, um dos personagens mais quadrados e tensos da história da TV, consegue se descontrair um pouco, fazer piadas e olhar para o lado positivo de situações ruins. O processo de abrir um negócio pode ser mais fácil com um pouco mais de leveza.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!