Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar

As lições do Carnaval para as empresas

PUBLICADO EM 28 de Janeiro de 2015

Por mais que pareça uma bagunça generalizada o Carnaval possui uma estrutura organizacional incrível. Da festa é possível extrair importantes lições de administração.

Antes de sair para rua é preciso planejar: Qual o tema? Como serão divididas as funções? Como serão captados os recursos para a produção? Assim também funciona o plano de negócios para iniciar um empreendimento.

No desfile, harmonia e evolução não dão pontos apenas às escolas de samba, elas também são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. É preciso saber dividir as funções, alinhar valores, unificar metas e trabalhar para que suas equipes cantem sempre a mesma música. O samba atravessa, na avenida, quando as pessoas da comissão de frente cantam uma parte da composição enquanto a ala das baianas recita outro verso. Vemos isso cotidianamente nas empresas. Um departamento empolgado, atuando de acordo com o discurso da inovação, enquanto outro ainda recita velhas regras operativas.

As escolas de samba são empresas que possuem ciclos produtivos a cada ano. Assim que um carnaval chega ao fim, outro já está sendo engatilhado para que no ano seguinte seu produto final, ou seja, o desfile esteja com uma cara completamente nova. Saber se reinventar deve ser também uma virtude das companhias.

O empresário deve lembrar da velha máxima “escola unida, vence unida”. O objetivo deve ser chegar até o final da avenida, no tempo e de acordo com as regras estabelecidas, da forma mais próxima ao impecável e grandiosa.

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!