Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar
10 características de um empreendedor e como adquiri las - 10 características de um empreendedor e como adquiri-las

10 características de um empreendedor e como adquiri-las

PUBLICADO EM 3 de agosto de 2021

Você acredita que as características de um empreendedor já nascem com ele? Que são uma espécie de dom ou talento nato? Saiba que muitas pessoas realmente são predispostas a seguirem uma carreira empreendedora, em razão de sua personalidade e criação. No entanto, essas características podem ser desenvolvidas ao longo da vida, realizando cursos e práticas voltados a esse objetivo.

Quer saber quais são essas características e como desenvolvê-las? Então continue a leitura deste artigo que vamos apresentá-las a você!

Características essenciais de um empreendedor

Naturalmente, as pessoas possuem características e habilidades que podem ser potencializadas com o apoio profissional e de formações específicas. Mesmo aqueles indivíduos que consideram não possuir criatividade ou jeito para os negócios, podem ter algumas características, como dedicação e comprometimento, que são essenciais para conduzir uma empresa de sucesso.

Abaixo, listamos 10 características essenciais de um empreendedor:

1. Iniciativa e busca de oportunidades

Um empreendedor precisa ter a capacidade de se antecipar aos fatos e de criar oportunidades de negócios, inclusive com novos produtos e serviços.

As pessoas com essas características geralmente agem com proatividade e estão preparadas para situações adversas. Elas também conseguem progredir em contextos desfavoráveis, como durante uma crise, por exemplo.

2. Persistência

A persistência é uma das características que mais traz sucesso ao empreendedor. Enfrentar obstáculos para alcançar os objetivos é fundamental na vida de quem quer empreender, e desistir não deve ser uma opção. Nesse caminho, vale reavaliar metas e mudar planos e, até mesmo, o modelo de negócio ou o produto/serviço oferecido.

3. Cálculo de riscos

Todo empreendedor corre uma série riscos, sejam previstos ou imprevistos, desde questões econômicas até problemas com fornecedores ou na estrutura física do negócio.  Os riscos, no entanto, tanto quanto possível, devem ser mapeados, calculados e planejados para que as consequências, se negativas, não sejam desastrosas.

O empreendedor que planeja e busca prever os riscos do seu negócio, consegue mitigar os problemas e reduz as possibilidades de erros, aumentando as chances de sucesso.

4. Preocupação com qualidade e eficiência

Uma mente empreendedora está sempre disposta e inclinada a fazer mais e melhor. Seu foco é a melhoria contínua de seu negócio (seja pela oferta de produtos ou de serviços, melhoria em processos internos, etc). A satisfação de seu cliente vem sempre em primeiro lugar, e a gestão da qualidade é o seu foco.  Por isso, o perfeccionismo equilibrado, a exigência para com a equipe e o cuidado com os detalhes são tão comuns entre os empreendedores.

5. Comprometimento

O comprometimento é grande característica de um empreendedor e envolve sacrifício pessoal, colaboração com os funcionários e esmero com os clientes.

O empreendedor assumirá a maior parte das responsabilidades do negócio, do sucesso ao fracasso, e deve atuar em conjunto com a equipe para atingir resultados e manter o relacionamento com seus clientes.

6. Busca de informações

O empreendedor de sucesso não dorme em serviço. Ele está sempre procurando dados e informações sobre seu negócio. Buscando atualizações sobre todas as vertentes envolvidas processos, clientes, fornecedores, concorrentes, entre outras.

Além disso, ele procura investigar novas maneiras de oferecer produtos e serviços, contando com o apoio de especialistas para ajudá-lo nessa empreitada.

7. Estabelecimento de metas

Para chegar aonde se quer, é preciso saber onde é esse lugar e como fazer para alcançá-lo. Estabelecer objetivos que sejam bastante claros para a empresa, tanto em curto como em longo prazo, é essencial. Além disso, é importante criar metas desafiadoras, porém possíveis, e que sejam passíveis de medição, visando aferir seus resultados e o alcance de seus objetivos.

8. Planejamento e monitoramento sistemáticos

Sem dúvidas, o planejamento de atividades e tarefas, bem como a capacidade de organização, são essenciais para quem deseja empreender. Desde o início do negócio é preciso organizar tarefas e processos de maneira objetiva, com prazos definidos, para conseguir mensurar e avaliar os resultados.

Um empreendedor com essa característica consegue enfrentar grandes desafios, agindo por etapas. Ele também sabe adequar seus planos rapidamente, caso ocorram mudanças ou variáveis de mercado.

9. Persuasão e rede de contatos

Outra característica de um empreendedor é seu poder de persuasão. Afinal, não adianta ter o melhor produto ou o melhor serviço e não saber vender, certo? A persuasão engloba o uso de estratégias para influenciar pessoas e a rede de relacionamentos com pessoas que podem ajudá-lo a alcançar os objetivos do seu negócio.

O empreendedor de sucesso consegue criar uma rede de contatos e construir bons relacionamentos comerciais.

10. Independência e autoconfiança

O empreendedor irá assumir, em todas as fases do negócio, várias responsabilidades, precisando de independência para realizar as atividades necessárias para impulsionar o crescimento da empresa. Tudo isso demanda autoconfiança para assumir riscos, tomar decisões estratégicas e enfrentar os desafios de empreender com otimismo e determinação.

 

Como desenvolver características empreendedoras na prática?

Para auxiliar os empreendedores no desenvolvimento dessas e de outras características, o Sebrae promove o Empretec,  um curso vivencial que promove o autoconhecimento das características empreendedoras dos participantes, fazendo com que seus talentos sejam aperfeiçoados e novas habilidades sejam adquiridas.

As características apresentadas no decorrer deste artigo são abordadas profundamente no Empretec. E são  despertadas, nos indivíduos, a partir de uma profunda jornada com práticas que promovem o desenvolvimento pessoal dos participantes.

Na prática, trata-se de uma imersão de seis dias que utiliza uma metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), utilizada em mais de 30 países. O método inclui atividades inovadoras e interativas, com palestras, vídeos, dinâmicas individuais e em grupo, que auxiliam os participantes a adquirirem e aperfeiçoarem características empreendedoras.

Durante esse período, os participantes são desafiados em atividades que simulam situações e desafios reais, a partir de fundamentos científicos, sendo incentivados a agir de forma empreendedora, encarando medos, enfrentando limitações e fortalecendo suas habilidades.

O Empretec não é, portanto, uma simples capacitação, mas uma série de ações que promovem mudanças comportamentais, bem como a revisam conceitos e atitudes que preparam o empreendedor para o mercado e para a vida.  O foco em comportamentos acontece justamente porque o sucesso empresarial vai muito além de questões financeiras ou aceitação do público.  Depende da atitude do indivíduo.

E aí? Gostou do artigo? Acredita que tem características de um empreendedor, mas  ainda é necessário reforçá-las?  Acesse nossos materiais exclusivos do Empretec e saiba mais sobre o programa e como potencializar suas habilidades para empreender com sucesso.

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!