Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar

Caravana da Simplificação passou por Florianópolis

PUBLICADO EM 14 de Março de 2014

Santa Catarina recebeu na manhã desta terça-feira, 11, a Caravana da Simplificação, realizada pelo ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos. O evento vai acontecer em todos os Estados brasileiros e tem o objetivo de promover um debate sobre uma legislação diferenciada para os microempreendedores individuais e empresas de micro e pequeno porte.

Em Florianópolis a Caravana aconteceu na sede do SEBRAE/SC e, além do ministro-chefe Afif Domingos, participaram o Governador do Estado, Raimundo Colombo, o Presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto, e o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen.

Durante o evento, Afif Domingos ministrou uma palestra sobre os dois principais pilares da caravana: a mobilização pelo novo Simples Nacional e pela Redesim.

Simples Nacional

A aprovação do Novo Simples Nacional vai permitir que as empresas sejam classificadas pelo faturamento e não mais pelos setores que atuam. Permitirá também que a substituição tributária seja extinta ou tenha um abatimento na íntegra para as empresas de pequeno porte. “Qualquer empresa com faturamento anual de até três milhões e seiscentos mil reais deve ser enquadra no Simples”, defende Afif Domingos.

Redesim

Já a Redesim é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia para as micro e pequenas empresas. A iniciativa tem como objetivo reduzir o prazo do processo dos atuais 150 dias para, no máximo, cinco dias.

Outro ponto da Redesim é o registro único. Com isso, a identidade da empresa será exclusivamente o número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), eliminando o registro no município, no estado e em outros órgãos, com o objetivo de reduzir a repetição de informações que aumenta a burocracia. “Acompanho essa caravana para registrar o apoio incondicional do Sebrae para esse projeto. Com a universalização do simples nacional, vamos registrar mais de meio de milhão de empresas, que significam empregos diretos e dinheiro na economia”, afirmou o Presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto.

Além disso, durante a Caravana da Simplicação, o Governador Raimundo Colombo e as demais autoridades assinaram o projeto da lei complementar que institui o Estatuto Estadual dos Empreendedores Individuais (EIs) e das Micro e Pequenas Empresas (MPEs). A lei foi encaminhada para a aprovação da Assembleia Legislativa nesta tarde.

O evento é realizado pelos Fóruns Estaduais e pelas unidades do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em cada estado. A SMPE/PR é coordenadora do Fórum Permanente nas Plenárias dos Fóruns Estaduais.

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!