Empreendedorismo
Marketing
24 jul. 2018
Como aparecer no Google: dicas para sua empresa
Uma das maiores preocupações das empresas nos dias de hoje é ser achada nas plataformas de pesquisa. Estar na primeira página do Google é um passo importante para se destacar da concorrência e dar visibilidade ao seu negócio. Mas você sabe como aparecer no Google?
Você pode até achar um exagero, mas estar na segunda página de resultados do Google pode ser considerado a mesma coisa que não aparecer de forma alguma. Segundo a própria Google, 94% dos internautas que utilizam o buscador não passam da primeira página de resultados quando realizam uma pesquisa.
Uma pesquisa realizada pela Advanced Web Ranking em 2014 mostra ainda que 34% dos cliques vão para o primeiro lugar na pesquisa e 19% para o segundo colocado. O décimo lugar — ou seja, o último resultado da primeira página — recebe apenas 1% dos cliques.
Para a sua empresa, isso significa que se ela não estiver presente nos resultados da primeira página, ela não terá visibilidade nem credibilidade com os usuários e potenciais clientes. Por este motivo, não basta somente que sua página esteja indexada na ferramenta para aparecer no Google. É fundamental pensar em estratégias de marketing e de posicionamento na internet para que sua empresa tenha autoridade de domínio e apareça na primeira página do Google.
Em 2014, a ferramenta de busca da Google recebia mais de 3,3 bilhões de entradas todos os dias. Desde quando foi criado, em 1998, o número de sites indexados pela plataforma já ultrapassa 60 trilhões. Consegue imaginar o universo gigantesco que é o Google?
Mas como é possível destacar a sua empresa e fazer com que ela esteja entre os primeiros resultados para pesquisas relacionadas ao seu ramo de atuação? Entenda no artigo abaixo.
Qual o primeiro passo para aparecer no Google?
O Google Meu Negócio é, certamente, o primeiro passo para que seu empreendimento seja encontrado no meio digital. O recurso é ideal para profissionais liberais, pequenas empresas que não possuem site e negócios que tenha como público-alvo os clientes locais, como padarias, imobiliárias ou restaurantes. A ferramenta é gratuita e possibilita que as pessoas encontrem sua loja no Google Pesquisa e Google Mapas. Para inserir as informações sobre o seu estabelecimento é simples: basta preencher os seus dados na página do Google Meu Negócio, informando:- nome do estabelecimento;
- ramo de atuação da empresa;
- horário de funcionamento;
- telefone para atendimento.
Afinal, qual o segredo para aparecer na primeira página do Google?
Para conseguir um bom ranqueamento — ou seja, uma boa posição — na ferramenta de busca, existem duas maneiras: através de anúncios ou resultados orgânicos. Os anúncios são aqueles que a empresa paga para aparecer no topo dos resultados para determinado termo, geralmente entre os três primeiros resultados da busca. Os resultados pagos são produzidos através da ferramenta Google AdWords, que faz o gerenciamento das palavras-chaves e define o preço de cada resultado patrocinado através da concorrência entre elas. Exemplo de anúncio na página do Google. Acesso em 18/07/2018. Para fazer a seleção dos anunciantes, a empresa utiliza o sistema de leilão Vickrey, em que o dono do maior lance vencerá e paga o valor correspondente ao maior lance perdedor, ou seja, o valor do lance do segundo colocado. Além disso, a Google segue um sistema chamado ‘nível de qualidade’, que leva em consideração o conteúdo da página anunciada com relação à determinada palavra-chave. Por exemplo: se você tem uma empresa de seguro de carros e deseja anunciar sua página no Google para a palavra-chave ‘seguro de carros’, mesmo que fique em segundo lugar no lance a probabilidade de conseguir o anúncio é maior se a empresa que ficou em primeiro deseja anunciar uma página sobre seguros em geral.Não quero pagar. Como anuncio no Google gratuitamente?
É comum que o pequeno empreendedor não queira pagar logo no início um anúncio do Google. Se este é seu caso, existem algumas técnicas para otimizar o ranqueamento da sua página na internet. Os resultados gratuitos — também chamado de resultados orgânicos — se referem aos que o Google classifica de acordo com a relevância do conteúdo presente na página sem que haja cobrança por isso. Os algoritmos de busca identificam e enumeram quais os sites mais relevantes para determinado termo pesquisado e os disponibilizam na lista. Entre as principais estratégias para fazer com que sua empresa ocupe as primeiras colocações nos resultados do site de busca estão:- site bem programado;
- otimização de palavras chaves;
- conteúdo relevante;
- links de redirecionamento.
Inbound marketing: a chave para seu site estar no topo do Google de graça
O inbound marketing — também conhecido como marketing de atração — tem se tornado cada vez mais utilizado pelas empresas que desejam adaptar seu posicionamento. A Era da Informação transformou o modo como as pessoas consomem produtos e serviços, e o inbound marketing nasceu para acompanhar essa demanda. Atualmente, os clientes têm autonomia de ir atrás de informações sobre os produtos que consomem. O modelo de marketing tradicional, focado em anúncios de TV falando que o seu produto é o melhor do mercado já não é suficiente para convencer os clientes. O marketing de conteúdo, por outro lado, tem como objetivo atrair a atenção do consumidor dando respostas para suas dúvidas a fim de converter mais vendas. O inbound marketing tem três pilares principais:- SEO;
- criação de conteúdo;
- divulgação na redes sociais.