Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar

Como garantir que seu e-commerce venda

PUBLICADO EM 21 de Janeiro de 2015

Abrir uma loja virtual é muito fácil e fechá-la também. De acordo com a BigData Corp., a maioria dos e-commerces fecham suas portas ainda no primeiro trimestre de atividade. O principal motivo: a loja não vende.

Por isso, embora o e-commerce seja atualmente uma das principais ferramentas das empresas para a realização de suas vendas, é preciso que os empresários estejam atentos ao planejamento do negócio e algumas informações importantes. São elas:

  • A empresa precisa escolher o nicho de mercado que vai atender

Quem é o seu consumidor? Qual o poder de compra que ele tem? O que ele gosta de fazer? Fazer um estudo da persona (ou seja, daquele cliente que representa o público que sua loja virtual atende) é fundamental para que seja possível encontrar os canais de comunicação digital necessários para mostrar sua loja e seus produtos às pessoas certas.

  • Conheça sua concorrência e saiba como ser competitivo

Se você é um micro ou pequeno empreendedor, muito provavelmente a pior estratégia a tomar é a de utilizar o preço baixo para desbancar a concorrência. Através de um bom planejamento, busque alternativas que se encaixem com seu negócio. Buscar um atendimento personalizado ou investir em uma gama de estratégias de marketing digital pode ser um caminho mais criativo e menos pesado para o seu bolso.

  • Qual o tipo de produto que irá comercializar na internet

Não tente oferecer um mix de produtos tão extenso. Um produto com a grade completa vale mais do que cem produtos com grade incompleta.

  • Conheça como funcionam os processos de uma loja virtual

Quando nós somos consumidores, achamos ótimo encontrar uma loja que ofereça frete grátis e um parcelamento em até 12 vezes. Porém, quando vamos para frente do balcão, nos deparamos com uma realidade que nos mostra que oferecer esse tipo de serviço ao cliente pode deixar sua empresa no vermelho.

  • Saiba como disponibilizar uma entrega segura e rápida

A partir do momento que o consumidor finaliza sua compra inicia um processo que precisa estar muito bem alinhado em sua loja: a logística de separação e entrega do produto. Muitos donos de e-commerce querem vender muito, mas poucos estão preparados para lidar com uma grande demanda de pedidos. Ter todas as etapas, desde a disponibilidade no estoque até a entrega na casa do cliente, definidas e em perfeito funcionamento é essencial para fidelizar o consumidor.

Quer saber mais sobre como fazer da sua loja virtual um sucesso? O SEBRAE preparou uma série com 10 dicas para e-commerce.

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!