Como inovar nas pequenas empresas?
O Brasil está entre os países que menos investem em inovação. De acordo com o Índice Global de Inovação, um ranking publicado anualmente pela Universidade Cornell, pelo Insead e pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, em 2018, o país ficou 64° lugar, em uma lista que reúne 126 países. O dado representa o total de empresas que utilizam soluções inovadoras em seus negócios.
Apesar de estar entre os últimos lugares, houve uma melhora desde 2014, quando o Brasil ocupava o 69° lugar. Pensando em estimular uma melhoria nesse índice, desenvolvemos esse material para te orientar sobre como inovar. Acompanhe nossas dicas!
Por que as pequenas empresas não são inovadoras?
As pequenas empresas são importantes para a economia brasileira, pois representam 98,5% dos negócios formais no país e participam com mais de 27% do PIB. Além disso, em comparação com empresas de outros portes, os pequenos negócios são os que mais empregam (54,5%).
Esses pequenos negócios apresentam um grande potencial para o mercado. No entanto, poderiam ganhar mais, ser mais competitivos e aumentar a sua escalabilidade se investissem em inovação.
O desejo de inovar existe, conforme mostra a Pesquisa Investimentos e Inovação 2019. De acordo com o levantamento, 61,4% das empresas pretendiam investir em inovação ainda neste ano. O objetivo dessas empresas, com a inovação, é conseguir novos mercados (35,7%), aumentar o faturamento (28,2%) e a competitividade (22,3%).
A dificuldade no acesso a linhas de crédito, os impostos e a incerteza do futuro são as principais barreiras enfrentadas por essas empresas para se tornarem inovadoras. A boa notícia é que é possível inovar sem precisar fazer grandes investimentos. Veja como!
Pequenas empresas: 4 dicas de como inovar dentro do seu negócio
Busque parcerias
Sua empresa não é a única tentando inovar, por isso existem diversas iniciativas no mercado que auxiliam os pequenos negócios nesse sentido. O surgimento das startups tem estimulado a criação de modelos de negócios focados em promover a inovação. Veja algumas soluções que você pode aproveitar:
- SEBRAETEC - é um Produto Nacional do Sebrae que tem como objetivo viabilizar aos pequenos negócios o acesso a serviços tecnológicos e de inovação, visando a melhoria de processos, produtos e serviços, bem como a introdução de inovações nas empresas e mercados.
- Incubadoras de empresas – as incubadoras prestam suporte na criação ou desenvolvimento de pequenas empresas, apoiando o negócio em seus primeiros estágios;
- Centros de pesquisa privados – são espaços focados no desenvolvimento de pesquisa, que contam com financiamento privado. As informações desses centros podem ser utilizadas para amparar o desenvolvimento dos negócios;
- Living labs – os laboratórios vivos são ecossistemas de inovação aberta. Em geral, representam uma cidade ou região e podem ser mantidos pelo governo municipal ou pela iniciativa privada;
- Empretec - programa de capacitação que estimula o desenvolvimento de habilidades inovadoras nos empreendedores. O profissional passa por um período de imersão, com cursos e conteúdos que vão transformar sua visão de mercado.
- Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) - iniciativa do Sebrae Nacional, em parceria com o CNPq, esse programa é executado em todos os estados brasileiros com o principal objetivo de promover a prática continuada de ações de inovação em empresas de pequeno porte. Para isso, uma equipe selecionada e capacitada pelo Sebrae mergulha na realidade dos pequenos negócios e por meio de orientação proativa, gratuita e personalizada auxilia os empresários no processo de inovação.
Conheça alguns cases de sucesso do ALI!
Além disso, existem diversas empresas que têm a inovação como parte de seu DNA e buscam pequenos negócios para testar suas soluções ou fazer parcerias.
Leia também O que é Empretec? Como uma semana pode mudar sua história.
Desenvolva uma mentalidade inovadora
Uma mentalidade inovadora é aquela que faz com que você pense além do padrão. Ao enfrentar um problema ou um desafio, em vez de procurar a solução mais óbvia, a mentalidade inovadora te faz buscar opções diferentes de tudo que já foi testado.
No início, pode parecer arriscado ou sem sentido, já que você já sabe o que pode dar certo. Porém, é quando pensamos além do comum que novas soluções, produtos e tecnologias são criados.
Tenha uma cultura de inovação na empresa
Todos devem pensar de forma inovadora dentro da empresa. A rotina dentro de uma empresa pode desestimular esse tipo de pensamento, mas é papel dos gestores promover um espaço de troca, onde todos se sintam livres para expor suas ideias.
A cultura de inovação faz com que o profissional avalie o cenário e busque novas soluções para problemas antigos ou corriqueiros. Pensar dessa forma é um benefício não só para a empresa, mas também para o colaborador que estará sempre se desafiando.
Invista na capacitação
A capacitação tira o profissional da zona de conforto, estimula o pensamento crítico e o coloca em contato com novas ferramentas. O benefício dessa estratégia é que você não precisa investir dinheiro. Existem diversos cursos de capacitação que podem ser feitos gratuitamente.
No Portal de Atendimento do Sebrae SC você vai encontrar uma série de cursos que podem te ajudar a tornar a sua empresa mais inovadora. Aproveite para se inscrever no curso online Pequenos negócios podem inovar. Neste curso você vai ter aulas sobre como inovar, tipos de inovação, custo e resultados da inovação, modelos de negócios, tipos de inovação em produtos e serviços e conhecer exemplos de sucesso. Faça já a sua inscrição.