Está quase na hora!

Faltam 05 minutos para o seu agendamento. Prepare-se!

Ir para Meu Espaço
Carrinho
Seus carrinho está vazio!
;) Escolher produtos
Empreendedorismo
10 jan. 2024

Como montar uma cafeteria

Os brasileiros estão entre as duas nações do mundo que mais consomem café. Este dado mostra como esse consumo pode se tornar uma grande oportunidade de empreender no mercado de cafeterias.

O mercado está favorável a esse modelo de negócio e o investimento para abrir um café pode ser baixo, se bem planejado. Quando se fala em planejar, é necessário buscar informações do mercado, perfil de clientes, público-alvo, entre outros dados essenciais, além de pensar em vários detalhes, como a compra de equipamentos, contratação de colaboradores, obter ou não crédito, apostar em design diferenciado, entre outros.

Neste artigo, você vai conferir algumas dicas para te ajudar a montar uma cafeteria. Confira!

Brasileiros estão consumindo mais café

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), em seu último estudo estatístico, o consumo de café no Brasil chegou a 21,3 milhões de sacas em 2022. Foram consumidas 21,3 milhões de sacas entre novembro de 2021 e outubro de 2022. Além disso, o país manteve a posição de segundo maior consumidor de café do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos.

Os dados mostram como o café é uma bebida importante para os brasileiros e para a indústria nacional. E como há cada vez mais consumo e adeptos ao café, o cliente está mais exigente, demonstra mais interesse no assunto e busca se informar sobre os tipos de café, sabores, aromas, marcas, qualidade, produção, entre outras informações. O consumidor deseja uma experiência única com o melhor café. Em 2022, as vendas de cafés de alta qualidade apresentaram um aumento no volume de vendas: categoria superior 26%, gourmet 20% e cápsulas 5,5%.

A procura por outros tipos de café e até maquinários também é expressiva. Há uma crescente busca por cafés em grãos torrados, pelo café expresso e pelas máquinas automáticas e domésticas. Com tudo isso, as vendas do café em grão subiram expressivamente nos últimos anos.

O consumo do café em cápsula também está influenciando a mudança de hábitos por ser mais fácil e prático de ser consumido. O cliente agora pode ter suas próprias cápsulas para usar em casa, ou no trabalho.

Mas, mesmo com essa facilidade, o brasileiro segue frequentando as cafeterias. A procura por esse tipo de estabelecimento vem aumentando nos últimos anos, com crescimento de quase 28% em 2022.

Qualidade e sustentabilidade do café brasileiro

O café brasileiro sempre teve qualidade, mas hoje, consegue mostrar isso para o público. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) assinaram neste ano, o compromisso para um novo convênio do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, que contribui para que o Brasil seja reconhecido como um país especialista em cafés de alta qualidade.

Outra vantagem que o Brasil tem em relação aos outros países, é a sustentabilidade na produção, que mais do que nunca, se tornou palavra de ordem no mercado de café. A demanda pela exportação de café sustentável do Brasil triplicou e a tendência é que esse volume seja ainda mais expressivo nos próximos anos, especialmente por conta das exigências impostas pelos países importadores.

Recentemente, uma marca de café brasileiro produzido no Cerrado, foi eleito melhor do mundo, e um dos principais diferenciais além da qualidade, foi o cultivo sustentável.

Um café sustentável é aquele produzido buscando resultados positivos para os negócios, para a sociedade e o meio ambiente. É entender a cadeia produtiva do café e utilizá-la a seu favor. Nesse processo, a sustentabilidade influencia todas as etapas, desde a produção até a gestão.

O que as cafeterias têm feito para se destacar no mercado?

Aproveitando as tendências para o setor, cafeterias estão investindo em novos processos e modelos de produção. A ideia é se aproximar do cliente e tornar o consumo de café fora de casa uma prática cada vez mais recorrente, cômoda e agradável. Os consumidores têm adquirido gosto por café de qualidade, incluindo os chamados cafés-gourmet. Sendo assim, muitas cafeterias estão diversificando os menus, oferecendo uma ampla variedade de cafés, desde os tradicionais expressos e cappuccinos, até opções mais elaboradas, como cafés especiais, métodos de extração diferentes e bebidas sazonais.

Exemplos de inovação em cafeterias brasileiras

A pandemia mudou muitos negócios e a forma de trabalho de muitas pessoas. Tanto que até hoje, algumas práticas continuaram sendo adotadas, como trabalho remoto e home office. Os criadores do Café Cultura, uma rede de franquias de cafeterias premium que surgiu em Florianópolis e hoje tem unidades espalhadas em diferentes estados do Brasil, viu nisso uma oportunidade de expandir seus negócios. Uma das estratégias adotadas foi investir no café verde e na moagem por conta própria, em 2009. A iniciativa fez com que a cafeteria reduzisse seus custos e se tornasse pioneira em estabelecer uma relação direta com o produtor.

Já a cafeteria GrãoCheff, em Recife, investiu na própria torra para se diferenciar no mercado. Para isso, foi necessário muita pesquisa sobre cafés especiais, estudos de mercado, visitas aos produtores e cursos de capacitação para poder avaliar a torrefação do café, a logística das cafeterias etc.

O dono do negócio, Marcelo Carrilho, contou com o auxílio do Sebrae. Por meio do planejamento estratégico e do plano de negócios do Sebrae, o empreendedor conseguiu começar o seu negócio. “A implantação de procedimentos de gestão e controle é parte integrante do nosso dia a dia, toda a equipe é comprometida e compartilha as decisões para melhoria de processos e inovação de produtos”, comenta.

Como abrir uma cafeteria?

Assim como qualquer tipo de empresa, um dos primeiros passos para abrir uma cafeteria, é definir as questões legais e jurídicas. Dessa forma, abordaremos primeiro essa parte que envolve as burocracias, para depois fornecer dicas estratégicas para o negócio. Confira:

Questões legais para abrir uma cafeteria

A atividade de cafeteria, de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, se enquadra como “Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares”, código 5611-2/03 e compreende:

O serviço de alimentação para consumo no local, com venda ou não de bebidas, em estabelecimentos que não oferecem serviço completo, tais como: 

Lanchonetes, fastfoods, pastelarias, casas de chá, casas de suco e similares;

Sorveterias, com consumo no local, de fabricação própria ou não.

Atenção às regras importantes!

Além de todas as obrigações legais relacionadas ao registro de uma empresa (Junta Comercial, Receita Federal, Fazenda Estadual, etc), a cafeteria deverá se atentar para questões muito importantes:

1. Regularização sanitária: A cafeteria, para o seu regular funcionamento, depende da liberação da Vigilância Sanitária. Logo, você deverá procurar a Vigilância Sanitária de seu município para obter informações sobre os procedimentos de regularização.

2. Autorização do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – Ecad: Ambientes de acesso ao público sonorizado com música, ao vivo ou por rádio, são obrigados a recolher os valores relativos a direitos autorais junto ao Ecad, de acordo com o § 4º da Lei nº 9.610/98.

3. Prática de tabagismo: O uso de cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo ou similar é proibido em local público ou privado, totalmente ou parcialmente fechado, que seja de acesso ou uso público. A cafeteria pode comercializar esses itens, mas o uso proibido no local deve ser sinalizado, conforme Decreto Federal nº 8.262/14.

4. Acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida: A cafeteria deverá atender as normas gerais e os critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, em edificações de uso coletivo. As informações para o cumprimento das normas podem ser verificadas junto à Prefeitura Municipal.

Tipos de licenças necessárias para abrir uma cafeteria

Para abrir a sua cafeteria você vai precisar de:

  • Alvará de Funcionamento emitido pela Prefeitura da cidade;
  • Atestado de Funcionamento emitido pelo Corpo de Bombeiros;
  • Alvará Sanitário emitido pela Vigilância Sanitária da cidade; e
  • Alguns municípios podem solicitar a Licença Ambiental, verifique junto a Prefeitura de seu município.

5 dicas estratégicas para montar uma cafeteria

1. Conheça seu cliente

O cliente precisa estar sempre no centro do negócio e é criando uma melhor experiência que ele entenderá a cultura da empresa e que poderá se tornar fiel ou indicar para outras pessoas. Para tanto, é preciso dedicar esforços para atender, entender e escutar as dores dos clientes, criando um atendimento personalizado. Mas, como promover isso? Para traçar estratégias no negócio, é fundamental conhecer e analisar o perfil do cliente que você deseja atrair. Clique aqui e confira uma trilha que pode te ajudar nesta etapa.

2. Defina o local e estrutura da cafeteria

Procure uma localização propícia para a instalação desse tipo de negócio, como centros comerciais ou bairros que são reconhecidos por sua gastronomia. O ambiente deve ser agradável, para manter o cliente no local por mais tempo. Cuide da decoração e iluminação do espaço.

Considere o perfil do público que vai frequentar a sua cafeteria, antes de definir o projeto de decoração e utilização do espaço físico. A cafeteria deve ter espaço para acomodação das mesas e cadeiras, bem como sofás ou poltronas, além do ambiente de circulação comum.

Além disso, vai precisar de banheiros para os clientes, uma cozinha com espaço suficiente para produção e circulação, estoque e escritório. Você também precisará de um local para o caixa e balcão de atendimento.

3. Equipe profissional

Para o funcionamento da sua cafeteria, você vai precisar montar um time de profissionais:

Confira alguns dos que podem ajudar:

  • Atendente/Barista;
  • Auxiliar de cozinha;
  • Cozinheiro;
  • Garçom;
  • Operador de caixa;
  • Serviços gerais.

No início, ou dependendo do tamanho da cafeteria, a equipe pode ser reduzida. Ao abrir um novo negócio, é bastante comum que o empreendedor acumule algumas funções. Mas, no decorrer do tempo, todo gestor almeja o crescimento e é aí que novas funções e cargos podem surgir dentro da empresa.

Confira um artigo que fala mais sobre essa expansão segura do negócio!

4. Equipamentos, produtos e serviços que serão necessários

A lista de equipamentos é grande, isso sem considerar alguns itens de decoração, mas no início, você pode alugar parte do maquinário. Avalie qual é a melhor opção entre adquirir equipamentos novos, seminovos e alugar. Veja alguns equipamentos que podem fazer parte da sua empresa:

Equipamentos

  • Cafeteira / Máquina de café;
  • Caixa registradora;
  • Computador;
  • Coifa;
  • Espremedor de frutas;
  • Estufa de salgados;
  • Filtro de água;
  • Fogão industrial;
  • Forno;
  • Forno micro-ondas;
  • Freezer;
  • Geladeiras;
  • Liquidificadores;
  • Mesas e cadeiras para clientes;
  • Moinho de café;
  • Vitrine para doces.

Utensílios

  • Copos de água;
  • Copos com alça para bebidas quentes;
  • Copos sem alça para bebidas frias;
  • Jarras de inox;
  • Mexedores;
  • Pincel para limpeza do filtro;
  • Porta-guardanapo;
  • Talheres;
  • Taças;
  • Xícaras.

Lembrando que esses são apenas alguns dos itens pelos quais você deve pensar e avaliar em adquirir. Trocar ideia com outras pessoas do setor ou realizar alguma visita técnica, pode ajudar a trazer mais clareza no que é preciso adquirir.

5. Crie um plano de negócios

O plano de negócios é uma ferramenta que auxilia na consolidação de uma ideia de forma efetiva, criativa e inovadora. É um documento que descreve os objetivos de um negócio, além de servir como orientador de quais ações devem ser tomadas para alcançá-los.

Construir um plano de negócios propicia segurança e maiores condições de êxito para um empreendimento. Clique aqui e confira um passo a passo de como criar um!

Dicas gerais sobre abertura e gerenciamento de uma cafeteria

  • Aprenda com os erros e dificuldades: Use os obstáculos para aprender mais e desenvolva resiliência para lidar com as adversidades.
  • Saiba lidar com a concorrência: A concorrência é um benefício para o negócio, pois mostra quais são os diferenciais da sua empresa e lhe ajudam a criar produtos e serviços cada vez melhores. A concorrência não deixará que você se acomode. Saiba mais sobre a importância da competitividade clicando aqui!
  • Cuide da gestão financeira e de estoque: O desperdício e a má gestão podem levar o negócio à falência. Acompanhe ou esteja envolvido em todos os processos, evite desperdícios e faça mais com menos. Confira a trilha “Finanças para pequenos negócios” e conheça os principais controles, ferramentas e orientações para a gestão financeira da sua cafeteria.
  • Ofereça o melhor atendimento ao cliente: Construir um relacionamento e fidelizar o cliente é o que vai garantir que o seu negócio sempre terá movimento. Ofereça treinamentos e capacitação para a sua equipe e tenha certeza de que o melhor atendimento está sendo oferecido ao cliente.
  • Invista em marketing: Garantir a presença digital do seu negócio também se tornou imprescindível. A presença em redes sociais é uma alternativa barata para divulgar a sua cafeteria, criar um canal de comunicação com o seu público e conquistar novos clientes.
  • Conheça sua área de atuação: Acompanhar as tendências do mercado, o comportamento e as necessidades do consumidor são os passos iniciais para quem quer empreender e saber como montar uma cafeteria. Você também deve estudar muito e conhecer a fundo o negócio que quer iniciar. Entender os processos de produção, logística, estoque, venda e consumo do produto são tarefas que devem fazer parte da cartilha do empreendedor.

Conte com a ajuda do Sebrae/SC

Converse com especialistas do setor e faça cursos com profissionais da área. O Sebrae/SC está disponível para lhe ajudar com o seu novo negócio. Além dos materiais e cursos disponíveis no portal, você pode contar uma consultoria especializada para sua empresa. Caso necessite, também pode solicitar atendimento através do site, WhatsApp ou Salas do Empreendedor.

Deseja deixar um comentário, ou perguntar algo para o Sebrae? Você precisa estar logado para comentar ou perguntar! Cadastre-se ou acesse sua conta!