
O consumo de café fora de casa aumentou 307% nos últimos 8 anos. O dado mostra que há uma oportunidade no mercado para abertura de cafeterias. O comportamento do brasileiro mudou e os empreendedores estão acompanhando essa mudança. De acordo com dados da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), há em torno de 3,5 mil cafeterias no Brasil. O investimento para abrir um café é baixo e o mercado está favorável a esse modelo de negócio. Neste artigo, mostraremos como montar uma cafeteria. Confira!
Brasileiros estão consumindo mais café
O consumo de café cresceu 4,80% de novembro de 2017 e outubro de 2018, em comparação com o ano anterior. O levantamento foi feito pela Abic e mostra que o consumo segue crescendo, acompanhando uma tendência mundial. O Brasil é o segundo maior consumidor de café no mundo, ficando atrás somente dos EUA.
O consumidor brasileiro está mais exigente. Demonstra mais interesse no assunto e busca se informar sobre os tipos de café, sua produção etc. Isso faz com que o consumidor queira uma experiência única com seu melhor café. Entre 2016 e 2019, o interesse pelo café gourmet dobrou: era de 6% e passou para 12%.
O interesse por outros tipos de café e até maquinários também é expressiva. Há uma crescente procura por cafés em grãos torrados, pelo café expresso e pelas máquinas automáticas e domésticas. Com tudo isso, as vendas do café em grão subiu de 18% para 19%.
O consumo do café em cápsula também está influenciando a mudança de hábitos. Esse tipo de café é mais fácil e prático de ser consumido. O consumidor pode ter suas próprias cápsulas para usar em casa, no escritório, em lojas ou prestadores de serviços em geral.
Mesmo com essa facilidade, o brasileiro segue frequentando as cafeterias. A procura por esse tipo de estabelecimento vem aumentando nos últimos anos. Principalmente no que diz respeito a venda de cafés finos e diferenciados. O segmento tem crescido de 15% a 20% ao ano.
Qualidade e sustentabilidade do café brasileiro
Ao longo dos anos, o café brasileiro foi perdendo a fama de sua qualidade. Havia uma comparação de que o café produzido no Brasil era mais fraco do que os produzidos em outros países, como na Colômbia, por exemplo.
O avanço na produção dos cafés chamados de premium mudou essa percepção. O café brasileiro sempre teve qualidade, mas hoje consegue mostrar isso para o público. Para Carlos Augusto Rodrigues de Melo, vice-presidente da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), “o que precisamos mais é de marketing”.
Uma vantagem que o Brasil tem em relação aos outros países é a sustentabilidade na produção. O café brasileiro é um dos mais sustentáveis do mundo. Essa é uma tendência que vem atraindo adeptos, tanto na produção, quanto no consumo.
Um café sustentável é aquele produzido buscando resultados positivos para os negócios, para a sociedade e o meio ambiente. É entender a cadeia produtiva do café e utilizá-la a seu favor. Nesse processo, a sustentabilidade influencia todas as etapas, desde a produção até a gestão.
Apesar do Brasil estar entre os mais sustentáveis na produção de café, o número de produtores que querem investir nesse modelo ainda é pequeno. Pouco mais de 1% das sacas industrializadas se enquadram nessa categoria. Isso mostra um potencial de crescimento para o setor. Afinal, o brasileiro valoriza produtos mais sustentáveis.
O que as cafeterias têm feito para se destacar no mercado?
Aproveitando as tendências para o setor, cafeterias estão investindo em novos processos e modelos de produção. A ideia é se aproximar do cliente e tornar o consumo de café fora de casa uma prática cada vez mais recorrente.
Uma oportunidade encontrada está no aumento do número de profissionais que trabalham de forma remota. O profissional pode passar esse tempo em um cafeteria, apreciando um delicioso café.
Esse é um dos pensamentos dos criadores do Café Cultura, em Florianópolis. O objetivo é que o local se torne a “Starbucks brasileira”. Ou seja, uma rede de cafeterias espalhadas por todo o Brasil.
Uma das estratégias adotadas foi investir no café verde e na moagem por conta própria, em 2009. A iniciativa fez com que a cafeteria reduzisse seus custos e se tornasse pioneira em estabelecer uma relação direta com o produtor.
A cafeteria GrãoCheff, em Recife, investiu na própria torra para se diferenciar no mercado. Para isso, foi necessário muita pesquisa sobre cafés especiais, estudos de mercado, visitas aos produtores e cursos de capacitação para poder avaliar a torrefação do café, a logística das cafeterias etc.
O dono do negócio, Marcelo Carrilho, contou com o auxílio do Sebrae. Por meio do planejamento estratégico e do plano de negócios do Sebrae, o empreendedor conseguiu começar o seu negócio.
“A implantação de procedimentos de gestão e controle é parte integrante do nosso dia a dia, toda a equipe é comprometida e compartilha as decisões para melhoria de processos e inovação de produtos”, comenta.
Como montar uma cafeteria
De acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, a atividade de cafeteria se caracteriza como lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares (5611-2/03) e compreende:
– O serviço de alimentação para consumo no local, com venda ou não de bebidas, em estabelecimentos que não oferecem serviço completo, tais como: lanchonetes, fastfoods, pastelarias, casas de chá, casas de suco e similares;
– Entre outras.
Dessa forma, o empreender deverá avaliar e estudar os diversos aspectos básicos de como montar uma cafeteria. Entre eles:
1. Local e estrutura da cafeteria
Procure uma localização propícia para a instalação desse tipo de negócio, como centros comerciais ou bairros que são reconhecidos por sua gastronomia. O ambiente deve ser agradável, para manter o cliente no local por mais tempo. Cuide da decoração e iluminação do espaço.
Considere o perfil do público que vai frequentar a sua cafeteria, antes de definir o projeto de decoração e utilização do espaço físico. A cafeteria deve ter espaço para acomodação das mesas e cadeiras, bem como sofás ou poltronas, além do ambiente de circulação comum.
Além disso, a cafeteria vai precisar de banheiros para os clientes, uma cozinha com espaço suficiente para produção e circulação, estoque e escritório. No salão, você também terá que ter um local para o caixa e balcão de atendimento.
2. Formação de equipe profissional
Para o funcionamento da sua cafeteria, você vai precisar montar um time de profissionais:
- Almoxarife
- Atendente/Barista
- Auxiliar de cozinha
- Caixa
- Comprador
- Cozinheiro
- Garçom
- Gerente
- Operador de caixa
- Serviços gerais
No início, ou dependendo do tamanho da cafeteria, a equipe pode ser reduzida. Ao abrir um novo negócio, é bastante comum que o empreendedor acumule algumas funções. Mas é importante estar atento para não se sobrecarregar e prejudicar a empresa.
3. Equipamentos, produtos e serviços que serão necessários
A lista de equipamentos é grande, isso sem considerar alguns itens de decoração, mas no início, você pode alugar parte do maquinário. Avalie qual é a melhor opção entre adquirir equipamentos novos ou seminovos e alugar. Veja o que você vai precisar:
Equipamentos
- Artigos para tabacaria
- Cafeteira
- Caixa registradora
- Computador
- Coifa
- Espremedor de frutas
- Estufa de salgados
- Filtro de água
- Fogão industrial
- Forno
- Forno micro-ondas
- Freezer
- Geladeira
- Liquidificadores
- Máquina de café
- Mesa de escritório
- Mesa para clientes
- Moinho de café
- Vitrine para doces
Utensílios
- Copos de água
- Copos com alça para bebidas quentes
- Copos sem alça para bebidas frias
- Jarras de inox
- Mexedores
- Pincel para limpeza do filtro
- Porta-guardanapo
- Talheres
- Taças
- Xícaras
Leis que regulamentam o seu negócio
Regularização sanitária: a cafeteria depende da liberação de uma licença de funcionamento e licença sanitária. Procure a Secretaria Municipal de Vigilância Sanitária para se informar sobre os procedimentos de regularização.
Responsabilidade técnica: a cafeteria pode estar sujeita à responsabilidade técnica. Verifique essa informação na Vigilância Sanitária.
Autorização do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – Ecad: Ambientes de acesso ao público sonorizado com música, ao vivo ou por rádio, são obrigados a recolher os valores relativos a direitos autorais junto ao Ecad, de acordo com o § 4º da Lei nº 9.610/98.
Prática de tabagismo: o uso de cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo ou similar, é proibido em local público ou privado, totalmente ou parcialmente fechado, que seja de acesso ou uso público.
A cafeteria pode comercializar esses itens, mas o uso proibido no local deve ser sinalizado, conforme Decreto Federal nº 8.262/14.
Acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida: a cafeteria deve estar de acordo com as normas gerais e atendam os critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, em edificações de uso coletivo.
Saiba mais sobre Inclusão social nas empresas, e entenda como adaptar o seu negócio.
As informações para o cumprimento das normas podem ser verificadas junto à prefeitura municipal.
Tipos de licenças necessárias para seu empreendimento: para abrir a sua cafeteria você vai precisar de:
- Licença ou Alvará de Funcionamento, solicitado junto a Prefeitura;
- Vistorias e observância às normas de segurança, solicitadas junto ao Corpo de Bombeiros;
- Licença Ambiental, solicitada nos Órgãos municipais ou estaduais de Meio Ambiente e;
- Licença Sanitária, solicitada nos Órgãos municipais, estaduais e federal de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Dicas gerais sobre como montar uma cafeteria
Reúna informações de mercado
Estude sobre o modelo de negócio e o tipo de empresa que deseja abrir. A falta de conhecimento pode levar a caminhos indesejados que vão prejudicar o seu negócio.
Aprenda com os erros e dificuldades
Use os obstáculos para aprender mais e desenvolva resiliência para lidar com as adversidades.
Saiba lidar com a concorrência
A concorrência é um benefício para o negócio, pois mostra quais são os diferenciais da sua empresa e lhe ajudam a criar produtos e serviços cada vez melhores. A concorrência não deixará que você se acomode.
Cuide da gestão financeira e de estoque
O desperdício e a má gestão podem levar o negócio à falência. Acompanhe ou esteja envolvido em todos os processos, evite desperdícios e faça mais com medos.
Ofereça o melhor atendimento ao cliente
Construir um relacionamento e fidelizar o cliente é o que vai garantir que o seu negócio sempre terá movimento. Ofereça treinamentos e capacitação para a sua equipe e tenha certeza de que o melhor atendimento está sendo oferecido ao cliente.
Conclusão
Acompanhar as tendências do mercado, o comportamento e as necessidades do consumidor são os passos iniciais para quem quer empreender e saber como montar uma cafeteria.
O empreendedor também deve estudar muito e conhecer a fundo o negócio que quer iniciar. Entender os processos de produção, logística, estoque, venda e consumo do produto são tarefas que devem fazer parte da cartilha do empreendedor.
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