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como montar uma cafeteria - Como montar uma cafeteria

Como montar uma cafeteria

PUBLICADO EM 23 de setembro de 2021

Os brasileiros estão entre as três nações do mundo que mais consomem café. Tanto que entre 2019 e 2020, o consumo de café no Brasil representou 21,2 milhões de sacas. O dado mostra que essa é uma grande oportunidade no mercado para abertura de cafeterias. O comportamento do brasileiro mudou e os empreendedores estão acompanhando essa mudança. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), há em torno de 3,5 mil cafeterias no Brasil e o café é a segunda bebida mais consumida no país. O investimento para abrir um café é baixo e o mercado está favorável a esse modelo de negócio. Neste artigo, mostraremos como montar uma cafeteria. Confira!

Brasileiros estão consumindo mais café

O consumo de café cresceu 1,34% no Brasil em 2020. O levantamento foi feito pela Abic e mostra que o consumo segue crescendo, acompanhando uma tendência mundial. O Brasil é o terceiro maior consumidor de café no mundo, ficando atrás somente dos EUA e da União Europeia.

E como há cada vez mais consumo e adeptos ao café, o cliente está mais exigente, demonstra mais interesse no assunto e busca se informar sobre os tipos de café, sabores, aromas, marcas, qualidade, produção, entre outras informações. O consumidor deseja uma experiência única com o melhor café. Entre 2016 e 2019, o interesse pelo café gourmet dobrou de 6% para 12%.

A procura por outros tipos de café e até maquinários também é expressiva. Há uma crescente busca por cafés em grãos torrados, pelo café expresso e pelas máquinas automáticas e domésticas. Com tudo isso, as vendas do café em grão subiu expressivamente nos últimos anos. 

O consumo do café em cápsula também está influenciando a mudança de hábitos por ser mais fácil e prático de ser consumido. O cliente agora pode ter suas próprias cápsulas para usar em casa, ou no trabalho.

Mas, mesmo com essa facilidade, o brasileiro segue frequentando as cafeterias. A procura por esse tipo de estabelecimento vem aumentando nos últimos anos. Principalmente no que diz respeito a venda de cafés finos e diferenciados. O segmento tem crescido cerca de 20% ao ano.

Qualidade e sustentabilidade do café brasileiro

Ao longo dos anos, o café brasileiro foi perdendo a fama de sua qualidade. Havia uma comparação de que o café produzido no Brasil era mais fraco do que os produzidos em outros países, como na Colômbia, por exemplo.

Porém, o avanço na produção dos cafés chamados “premium” mudou essa percepção. O café brasileiro sempre teve qualidade, mas hoje consegue mostrar isso para o público através de ações de marketing.

Outra vantagem que o Brasil tem em relação aos outros países, é a sustentabilidade na produção. O café brasileiro é um dos mais sustentáveis do mundo. Essa é uma tendência que vem atraindo adeptos, tanto na produção, quanto no consumo.

Um café sustentável é aquele produzido buscando resultados positivos para os negócios, para a sociedade e o meio ambiente. É entender a cadeia produtiva do café e utilizá-la a seu favor. Nesse processo, a sustentabilidade influencia todas as etapas, desde a produção até a gestão.

Apesar do Brasil estar entre os mais sustentáveis na produção de café, o número de produtores que querem investir nesse modelo ainda é pequeno. Pouco mais de 1% das sacas industrializadas se enquadram nessa categoria. Isso mostra que há um potencial de crescimento para o setor. Afinal, o brasileiro valoriza produtos mais sustentáveis.

O que as cafeterias têm feito para se destacar no mercado?

Aproveitando as tendências para o setor, cafeterias estão investindo em novos processos e modelos de produção. A ideia é se aproximar do cliente e tornar o consumo de café fora de casa uma prática cada vez mais recorrente. 

Uma oportunidade encontrada está no aumento do número de profissionais que trabalham de forma remota. O profissional pode passar esse tempo em um cafeteria, apreciando um delicioso café. 

Esse é um dos pensamentos dos criadores do Café Cultura, em Florianópolis. O objetivo é que o local se torne a “Starbucks brasileira”. Ou seja, uma rede de cafeterias espalhadas por todo o Brasil. 

Uma das estratégias adotadas foi investir no café verde e na moagem por conta própria, em 2009. A iniciativa fez com que a cafeteria reduzisse seus custos e se tornasse pioneira em estabelecer uma relação direta com o produtor. 

A cafeteria GrãoCheff, em Recife, investiu na própria torra para se diferenciar no mercado. Para isso, foi necessário muita pesquisa sobre cafés especiais, estudos de mercado, visitas aos produtores e cursos de capacitação para poder avaliar a torrefação do café, a logística das cafeterias etc. 

O dono do negócio, Marcelo Carrilho, contou com o auxílio do Sebrae. Por meio do planejamento estratégico e do plano de negócios do Sebrae, o empreendedor conseguiu começar o seu negócio. 

“A implantação de procedimentos de gestão e controle é parte integrante do nosso dia a dia, toda a equipe é comprometida e compartilha as decisões para melhoria de processos e inovação de produtos”, comenta. 

Como montar uma cafeteria?

De acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, a atividade de cafeteria se caracteriza como lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares (5611-2/03) e compreende:

– O serviço de alimentação para consumo no local, com venda ou não de bebidas, em estabelecimentos que não oferecem serviço completo, tais como: lanchonetes, fastfoods, pastelarias, casas de chá, casas de suco e similares;

– Entre outras.

Dessa forma, o empreender deverá avaliar e estudar os diversos aspectos básicos de como montar uma cafeteria. Entre eles:

1. Local e estrutura da cafeteria

Procure uma localização propícia para a instalação desse tipo de negócio, como centros comerciais ou bairros que são reconhecidos por sua gastronomia. O ambiente deve ser agradável, para manter o cliente no local por mais tempo. Cuide da decoração e iluminação do espaço. 

Considere o perfil do público que vai frequentar a sua cafeteria, antes de definir o projeto de decoração e utilização do espaço físico. A cafeteria deve ter espaço para acomodação das mesas e cadeiras, bem como sofás ou poltronas, além do ambiente de circulação comum.

Além disso, a cafeteria vai precisar de banheiros para os clientes, uma cozinha com espaço suficiente para produção e circulação, estoque e escritório. No salão, você também precisará de um local para o caixa e balcão de atendimento.

2. Equipe profissional

Para o funcionamento da sua cafeteria, você vai precisar montar um time de profissionais:

Confira quais são os principais:

  • Almoxarife
  • Atendente/Barista
  • Auxiliar de cozinha
  • Caixa
  • Comprador
  • Cozinheiro
  • Garçom
  • Gerente
  • Operador de caixa
  • Serviços gerais

No início, ou dependendo do tamanho da cafeteria, a equipe pode ser reduzida. Ao abrir um novo negócio, é bastante comum que o empreendedor acumule algumas funções. Mas é importante estar atento para não se sobrecarregar e prejudicar a empresa. 

3. Equipamentos, produtos e serviços que serão necessários

A lista de equipamentos é grande, isso sem considerar alguns itens de decoração, mas no início, você pode alugar parte do maquinário. Avalie qual é a melhor opção entre adquirir equipamentos novos ou seminovos e alugar. Veja o que você vai precisar:

Equipamentos

  • Artigos para tabacaria
  • Cafeteira
  • Caixa registradora
  • Computador
  • Coifa
  • Espremedor de frutas
  • Estufa de salgados
  • Filtro de água
  • Fogão industrial
  • Forno
  • Forno micro-ondas
  • Freezer
  • Geladeira
  • Liquidificadores
  • Máquina de café
  • Mesa de escritório
  • Mesa para clientes
  • Moinho de café
  • Vitrine para doces

Utensílios

  • Copos de água
  • Copos com alça para bebidas quentes
  • Copos sem alça para bebidas frias
  • Jarras de inox
  • Mexedores
  • Pincel para limpeza do filtro
  • Porta-guardanapo
  • Talheres
  • Taças
  • Xícaras

Leis que regulamentam o negócio

1. Regularização sanitária

A cafeteria depende da liberação de uma licença de funcionamento e licença sanitária. Procure a Secretaria Municipal de Vigilância Sanitária para se informar sobre os procedimentos de regularização.

2. Responsabilidade técnica

A cafeteria pode estar sujeita à responsabilidade técnica. Verifique essa informação na Vigilância Sanitária. 

3. Autorização do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – Ecad

Ambientes de acesso ao público sonorizado com música, ao vivo ou por rádio, são obrigados a recolher os valores relativos a direitos autorais junto ao Ecad, de acordo com o § 4º da Lei nº 9.610/98. 

4. Prática de tabagismo

O uso de cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo ou similar, é proibido em local público ou privado, totalmente ou parcialmente fechado, que seja de acesso ou uso público. 

A cafeteria pode comercializar esses itens, mas o uso proibido no local deve ser sinalizado, conforme Decreto Federal nº 8.262/14.

5. Acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

A cafeteria deve estar de acordo com as normas gerais e atendam os critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, em edificações de uso coletivo.

Saiba mais sobre Inclusão social nas empresas, e entenda como adaptar o seu negócio.

As informações para o cumprimento das normas podem ser verificadas junto à prefeitura municipal.

Tipos de licenças necessárias para abrir uma cafeteria

Para abrir a sua cafeteria você vai precisar de:

  • Licença ou Alvará de Funcionamento, solicitado junto a Prefeitura; 
  • Vistorias e observância às normas de segurança, solicitadas junto ao Corpo de Bombeiros; 
  • Licença Ambiental, solicitada nos Órgãos municipais ou estaduais de Meio Ambiente e;
  • Licença Sanitária, solicitada nos Órgãos municipais, estaduais e federal de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Dicas gerais sobre como montar uma cafeteria

Reúna informações de mercado

 Estude sobre o modelo de negócio e o tipo de empresa que deseja abrir. A falta de conhecimento pode levar a caminhos indesejados que vão prejudicar o seu negócio. 

Aprenda com os erros e dificuldades

Use os obstáculos para aprender mais e desenvolva resiliência para lidar com as adversidades. 

Saiba lidar com a concorrência

concorrência é um benefício para o negócio, pois  mostra quais são os diferenciais da sua empresa e lhe ajudam a criar produtos e serviços cada vez melhores. A concorrência não deixará que você se acomode. 

Cuide da gestão financeira e de estoque

O desperdício e a má gestão podem levar o negócio à falência. Acompanhe ou esteja envolvido em todos os processos, evite desperdícios e faça mais com medos.

Ofereça o melhor atendimento ao cliente

Construir um relacionamento e fidelizar o cliente é o que vai garantir que o seu negócio sempre terá movimento. Ofereça treinamentos e capacitação para a sua equipe e tenha certeza de que o melhor atendimento está sendo oferecido ao cliente.

 

Invista em marketing

Garantir a presença digital do seu negócio também se tornou imprescindível. A presença em redes sociais é uma alternativa barata para  divulgar a sua cafeteria, criar um canal de comunicação com o seu público e conquistar novos clientes.

 

Acompanhar as tendências do mercado, o comportamento e as necessidades do consumidor são os passos iniciais para quem quer empreender e saber como montar uma cafeteria. 

O empreendedor também deve estudar muito e conhecer a fundo o negócio que quer iniciar. Entender os processos de produção, logística, estoque, venda e consumo do produto são tarefas que devem fazer parte da cartilha do empreendedor. 

Converse com especialistas do setor e faça cursos com profissionais da área. O Sebrae/SC está disponível para lhe ajudar com o seu novo negócio, além dos materiais e cursos de apoio disponíveis no site, você pode contar com as consultorias profissionais. Acesse o site e confira.

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