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Foto de Christian Wiediger no Unsplash Para texto Telegram - Como utilizar o Telegram para marketing e vendas

Como utilizar o Telegram para marketing e vendas

PUBLICADO EM 12 de agosto de 2021

O avanço da tecnologia e a grande ascensão digital, têm proporcionado uma série de recursos e estratégias aos negócios, influenciando diretamente nos resultados comerciais. O WhatsApp, por exemplo, é hoje uma das ferramentas digitais mais utilizadas para o contato da empresa com o cliente. Mas, apesar de ser mais conhecido, assim como as mídias sociais Facebook e Instagram, outros aplicativos de mensagens também têm diversas funcionalidade e podem ajudar os negócios a estreitarem laços com os clientes.

Entre eles, está o Telegram, que apesar de não ser tão popular, oferece diversas funcionalidades que podem ser muito úteis para o marketing das empresas, e passou a ser considerado um concorrente emergente do WhatsApp, já que não possui muitas de suas limitações.

Você já ouviu falar sobre esse aplicativo? Continue lendo este artigo, que preparamos para lhe trazer mais informações sobre o que é o Telegram, como surgiu, suas funcionalidades e como ele pode ser utilizado na área de Marketing da sua empresa.

 O que é e para que serve o Telegram?

O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas gratuito, rápido e seguro, que oferece a possibilidade do envio de mensagens de texto, documentos, imagens, áudios e vídeos. O aplicativo é baseado na nuvem e se adapta a todos os dispositivos e sistemas operacionais, podendo ser utilizado nas versões mobile, desktop e web.

Ele foi lançado em 2013 pelos irmãos russos Nikolai e Pavel Durov e o software é compatível com Windows, Mac OS X e Linux. Na versão mobile, pode ser instalado no Android, Apple iOS e Windows Phone.

Diferenças entre Telegram e WhatsApp?

O Telegram permite o envio de arquivos e imagens com até 1,5GB, enquanto no WhatsApp o tamanho máximo para anexos é de é de 100MB. Assim como no WhatsApp, também é possível a criação de grupos e o envio de áudios. No entanto, os grupos no Telegram podem ter até 200 mil usuários.

Outras diferenças são que o Telegram oferece chats secretos com mensagens autodestrutivas e criptografia de ponta a ponta e que não exige que o aplicativo esteja disponível/conectado no smartphone para acessar pela web. A partir do momento que é feito login com o número do telefone e o código enviado por SMS, é só abrir a versão desktop.

Outro fator bastante interessante, é que no Telegram é possível apagar uma mensagem sem que a outra pessoa seja notificada.

 Novidades do Telegram com a atualização do aplicativo

No dia 30 de julho de 2021, a equipe do Telegram divulgou novidades da nova atualização do aplicativo. O objetivo foi de elevar o nível de vídeo na plataforma.

Entre os novos recursos estão as videochamadas em grupo 2.0 com a possibilidade de que até 30 pessoas transmitam pela câmera para até mil espectadores; mensagens de vídeo 2.0, com qualidade maior e recursos de ampliar, pausar, avançar ou retroceder o vídeo; e a reprodução dos vídeos nas velocidades 0.5x, 1.5x e 2x.

Agora, também será possível a marcação de tempo de vídeos, compartilhamento de tela com som, exclusão de mensagens após um mês. animações nas senhas, novas animações no Android, entre outras melhorias.

Como utilizar o Telegram para marketing e vendas na sua empresa

A inovação é essencial para garantir o crescimento e a permanência de empresas no mercado. O Telegram pode ser considerado uma das formas de inovação ao se tratar de estratégias de Marketing. Por este motivo, elencamos algumas das formas de utilizá-lo para alavancar a publicidade e as vendas da sua empresa. Confira:

1 – Bots

Os bots são uma espécie de robôs virtuais, que interagem com o usuário resolvendo questões de baixa complexidade. Seriam respostas automáticas para questionamentos e dúvidas mais comuns, assim como já acontece no chat, por exemplo, de grandes lojas brasileiras.

Os bots ajudam na satisfação do cliente, porque auxiliam imediatamente assim que solicitados para resolverem algum problema.

No caso do Telegram, eles também podem ser úteis para a distribuição de conteúdo, ao estarem conectados a um calendário com agendamento de compartilhamento. Você pode criá-lo no Telegram ou pesquisar nas bibliotecas o que mais se encaixa com sua necessidade.

2 – Marketing de conteúdo

O mesmo conteúdo que você prepara para o blog ou para as redes sociais tradicionais, você pode disseminar no aplicativo. O Telegram pode ser um grande aliado para compartilhar esses materiais e artigos da sua empresa, e permitir a nutrição e atração de leads. Como há a possibilidade de compartilhar em grupos, fica ainda mais fácil alcançar os clientes.

3 – Personalização

O Telegram permite a personalização da conta com o nome da sua empresa e disponibiliza um espaço para que você adicione o link do seu site. Isso permite que o usuário entre em contato diretamente com sua equipe comercial.

4 – Criação de grupos e canais

Como já citamos, cada grupo pode ter até 200 mil usuários, o que facilita muito a divulgação dos conteúdos desejados e da sua marca.

O Telegram permite que o grupo tenha vários administradores e que as mensagens enviadas sejam editadas ou excluídas para todos.

Nos canais, as mensagens são transmitidas ao cliente junto do nome e a foto utilizada no canal, mas somente os administradores podem fazer postagens.

 

O fato é que cada ferramenta tem suas funcionalidade e sua utilidade para as empresas. Muitos usuários que não utilizam de uma rede, podem acessar outras, e é por este motivo que é muito importante que a sua empresa esteja presente no máximo delas possível.

Nós do Sebrae/SC possuímos um Canal direto pelo Telegram para lhe manter informado dos conteúdos e novidades do Sebrae/SC, bem como canais de atendimento por telefone, e-mail e em diversos outros lugares.

Seu negócio precisa encontrar os clientes e ao mesmo tempo satisfazê-lo! Baixar e utilizar ferramentas gratuitas, com certeza servirão de grandes aliadas para as estratégias da sua empresa.

 

Referências utilizadas para o desenvolvimento do texto: Rockcontent e Cristiane Thiel

Imagem: Christian Wiediger,  Unsplash

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