Como vender pelo Instagram?
Você já deve ter percebido que as redes sociais se tornaram um ambiente digital favorável à venda de produtos ou serviços, não é mesmo? Neste cenário, uma plataforma tem se destacado das demais por sua alta adesão e capacidade de engajamento: o Instagram. Neste artigo, iremos mostrar quais as vantagens e como usar essa ferramenta a favor dos negócios. Confira!
A rede social Instagram se tornou a nova queridinha dos usuários no mundo todo, ultrapassando os acessos diários de outras redes como Facebook e LinkedIn. Em junho deste ano, a empresa ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Seja para dar uma olhada no feed, conferir Stories, conversar com amigos e descobrir novas contar para seguir. Não importa o motivo, o fato é que 1 bilhão de pessoas acessam o Instagram pelo menos uma vez por mês em seus smartphones em todo o mundo.
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Foi nessa onda de compartilhamento de imagens e informação que os empreendedores começaram a enxergar uma nova oportunidade de vendas na plataforma. Em março de 2018, o Instagram lançou uma atualização para seu aplicativo que permite adicionar contas empresariais para fazer anúncios oficiais de serviços ou produtos.
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Como funcionam os anúncios do Instagram?
Se você é usuário da rede social, já deve ter notado que algumas postagens aparecem para você mesmo que não siga a conta oficial de uma empresa. Isso acontece porque essa marca paga ao Instagram para patrocinar determinadas publicações, aparecendo como anúncio para os usuários de determinada faixa etária ou localização geográfica.
Além disso, o seu recurso de compras integrado ao aplicativo permite aos perfis das lojas marcar produtos para venda em publicações orgânicas — aquelas que não receberam impulsionamento e são gratuitas.
Atenção: durante os primeiros anos de vida da rede social, as fotos eram mostradas aos usuários em ordem cronológica, ou seja, todos as publicações dos perfis seguidos eram mostrados um por um, na ordem em que eram postados. Hoje, o algoritmo que organiza as imagens mudou: os posts com mais engajamento aparecem primeiro para os usuários. Por isso é importante caprichar nas publicações e usar da criatividade para despertar o interesse do público, gerando curtidas, comentários e mensagens privadas.
Como criar um perfil comercial no Instagram?
Fazer anúncios e divulgações pagas na plataforma pode ser uma forma de se destacar da concorrência,e para isso é necessário primeiro criar uma conta empresarial. Para isso, se você já tem uma conta da sua marca no Instagram basta acessar as configurações do aplicativo e clique na opção “Mudar para perfil comercial”.
Feito isso, serão solicitadas informações de contato e endereço para que os clientes possam entrar em contato. Com a conta empresarial em mãos, você terá acesso a relatórios de visualizações e engajamento do seu perfil, permitindo uma análise mais aprofundada das estratégias de marketing digital que serão utilizadas por sua empresa.
Avalie
Estudos apontam que o Instagram mostra as publicações orgânicas das empresas para cerca de 10% dos seguidores e quanto mais curtidas você receber, mais chance de a publicação aparecer na linha do tempo de outras pessoas. Para aumentar a visibilidade das imagens você pode analisar qual o horário que suas postagens recebem mais audiência. Isso irá depender do seu público-alvo e do hábito de consumo dos seus consumidores. Outra dica é fazer alguma pergunta no final da sua publicação, para incentivar o engajamento e gerar interação entre seus seguidores.
Seja criativo
A maioria dos usuários do Instagram preferem imagens de alta resolução e boa qualidade. Fotos profissionais, em locais bem iluminados e ambientes organizados podem conquistar mais facilmente a credibilidade do público e agilizar o engajamento do seu perfil. Em caso de promoções, é possível criar artes em cima das fotografias informando o valor do produto ou condições da promoção, para despertar o interesse dos usuários.
Seja atrativo também nas legendas. Use o storytelling à seu favor e traga informações relevantes para o seu público, instigando a participação deles através de comentários e compartilhamento de suas histórias pessoais. Essas dicas também farão com que o Instagram reconheça a sua conta pela capacidade de mobilização dos usuários, aumentando sua visibilidade a médio e longo prazo.
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