Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar

Dica de leitura: empreendedorismo contemporâneo

PUBLICADO EM 29 de junho de 2015

A dica de leitura de hoje traz uma nova visão do empreendedorismo. O autor Alessandro Aveni aborda o tema analisando três pontos: o conceito de empreendedorismo, o empreendedor, e as ferramentas e ações para colocar uma ideia em prática.

Vale a pena conhecer. Boa leitura!

Dica_de_Leitura_20150629Autor: Alessandro Aveni
Título: Empreendedorismo contemporâneo: teorias e tipologias
Editora: Atlas
Páginas: 199
Ano: 2014
Resumo:

O objetivo principal deste trabalho é apresentar o empreendedor e suas ações, mostrando dimensões pouco abordadas na literatura brasileira. A proposta é fornecer material para posições novas e, sobretudo, críticas.

A obra se divide em três partes. Os capítulos que integram a Parte I abordam questões teóricas. Em particular, se prova que o empreendedor é um fenômeno principalmente social e espacial e não meramente econômico ou que deve ser analisado como modelo ou sistema de um ponto de vista da organização e da administração de empresas.

A Parte II analisa o empreendedor, sobretudo as tipologias mais atuais. Entretanto, tenta-se analisar as tipologias de empreendedorismo que nem sempre são tratadas nos manuais disponíveis no mercado.

Por fim, trata a Parte III das ferramentas e das ações concretas. Enfatiza o uso do Plano de Ação como ferramenta geral de planejamento no lugar de Plano de Negócio. Nesse respeito, visando às experiências nos EUA, o texto acrescenta que é necessário usar experiências de sucesso, como benchmark e ferramentas como o sistema Canvas, Lean, outros modelos para start-up e modelos de inovação. Um plano de ação é mais simples e pode ser dividido em ações estratégicas, um Plano Estratégico (PE) que trabalha com o desenvolvimento das oportunidades a um plano de controle.

Obra de relevante interesse para empreendedores que desenvolvem novos negócios em empresas, presidentes e executivos. Leitura complementar para disciplinas relacionadas a empreendedorismo, à gestão estratégica e gestão empresarial, bem como para cursos de graduação e de pós-graduação em Administração de Empresas ou MBA. 

*Livro disponível para leitura na Biblioteca do Sebrae. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na Av. Osmar Cunha, 278, no Centro de Florianópolis.

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!