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Dicas de como criar sites para MEIs Crédito Unsplash  - Dicas de como criar um site para MEIs

Dicas de como criar um site para MEIs

PUBLICADO EM 10 de agosto de 2021

Você já parou para pensar que a internet pode ser uma grande aliada para o crescimento do seu negócio? A expansão e o uso das mídias digitais vêm ocupando seu importante espaço na vida dos empreendedores há alguns anos. E com os acontecimentos vividos em 2020 e 2021, muitos conseguiram se destacar no mercado e vencer os desafios através do bom posicionamento na internet.

Em um mundo cada vez mais conectado, ter presença digital passou a ser uma necessidade no mundo dos negócios. E estamos falando aqui de todos os portes de empresas.

Atualmente, muitas pessoas decidiram iniciar o empreendedorismo a partir do MEI, e estar conectado é indispensável para garantir destaque no mercado.

Independentemente do segmento, além de trabalhar sua presença em canais como redes sociais e e-mail, o site permite que os clientes encontrem os produtos e serviços com mais facilidade. Não é novidade que a maioria das pessoas pesquisa a empresa na internet antes de efetuar a compra.

Conheça os benefícios de ter um site próprio

Preste atenção em alguns dos motivos de ter um site e uma presença digital para sua empresa: praticamente todos os seus clientes estão na internet; seus futuros clientes também podem te encontrar através da internet; e por último, mas não menos importante, a concorrência também tem presença digital.

O site fará com que sua empresa esteja presente no meio online, mostrando seus produtos, serviços, soluções e formas de contato, se tornando um cartão de visitas para a sua marca.

Confira mais alguns dos benefícios:

1- Possibilidade de compra online

Se falando de e-commerce, o cliente tem a liberdade de escolher o produto com o tempo desejado, e no horário que for mais conveniente a ele. E em sites convencionais, há a chance de o cliente gostar dos seus produtos e entrar em contato solicitando um orçamento.

2 – Mais competitividade

Além de trazer mais credibilidade à sua marca, ter um site vai te ajudar a ser competitivo no mercado. Com um site bem elaborado, com conteúdo inteligente e estratégias de SEO, seu negócio pode ser bem ranqueado pelas ferramentas de busca e ser facilmente encontrado pelos usuários.

3- É uma estratégia de marketing

O site está dentre as principais estratégias de marketing. Além da busca orgânica que comentamos no tópico acima, há a possibilidade de criar anúncios pagos para atingir seu cliente em potencial

4 – Acompanhamento de desempenho

Outro benefício do site para pequenas empresas é a possibilidade de monitorar, em tempo real, o seu desempenho, como taxa de conversão, número de visitas, tempo de permanência no site, entre outros.

Agora que você já sabe a importância que os sites têm para MEIs, confira 5 dicas que vão te guiar na criação de um site:

1 – Cause a primeira boa impressão

Busque por modelos de layout que identifiquem sua marca e que sejam exclusivos da sua empresa. Investir em um design moderno para o site é indispensável para fazer com que os usuários retornem a ele.

2 – Fale sobre a sua empresa

É imprescindível que você separe um espaço para contar mais sobre sua empresa. Falar quando surgiu, por que foi criada, áreas de atuação, como controla a qualidade dos produtos, missão, visão, valores, entre outros.

É esse espaço que vai servir de referência ao cliente, caso ele esteja em dúvida se deve ou não adquirir os produtos.

3 – Invista em um site leve e objetivo

Coloque-se no lugar do cliente: você esperaria muito tempo para o site carregar e conhecer os produtos? Ou mudaria rapidamente para outro site com um desempenho melhor?

A velocidade de abertura das páginas influencia na experiência do usuário e pode ser responsável pelo desejo de compra, ou pela desistência. A dica é de criar uma página inicial leve, com uma hospedagem que comporte as necessidades de armazenamento e acesso.

Além disso, lembre-se de tornar fácil o acesso aos produtos já na página inicial.

4 – Tenha um espaço personalizado para o atendimento ao cliente

É fundamental que já na página inicial o cliente encontre um link ou espaço onde possa entrar em contato com a empresa, seja para solicitar orçamento, ou tirar dúvidas sobre os produtos e a empresa.

Em lojas virtuais, as páginas de produtos precisam ter uma linguagem simples, os produtos precisam ser encontrados facilmente e os botões de compra precisam ser dispostos de forma dinâmica.

5 – Opte por produção de conteúdo de qualidade

Quando o texto é criado pensando em técnicas e estratégias de SEO, com palavras-chave assertivas e temas relevantes, além de destacar seu MEI no Google, se tornará autoridade no assunto. Lembre-se que quanto mais você aparecer nas pesquisas, mais você será lembrado, e consequentemente, ganhará mais clientes e credibilidade.

Você precisa de ajuda para criar um site para MEI?

Nós do Sebrae SC em parceria com a HostGator Academy, lançamos o curso Presença Online para MEIs. O curso é 100% gratuito e foi desenvolvido para lhe capacitar a iniciar sua jornada na internet!

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Crédito da imagem: Unsplash 

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