Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar

Empresa familiar: saiba como administrá-la com sucesso

PUBLICADO EM 17 de Fevereiro de 2014

Exemplos de empresas familiares que deram certo não faltam para provar que é possível, sim, unir trabalho e parentes em um novo negócio. Votorantim, Grendene e Imaginarium representam alguns dos muitos negócios que começaram como uma empresa familiar e se tornaram grandes organizações no mercado.

Entretanto, é preciso prestar atenção em alguns detalhes para chegar lá. Muitas empresas cometem erros simples que poderiam ser evitados com um pouco mais de planejamento e cuidado.

Aliás, o erro mais comum é a falta de planejamento. Geralmente, as empresas só percebem o quanto é importante planejar cada passo quando já é tarde demais. Se você administra seu negócio baseado na intuição, é hora de rever os seus conceitos e começar um bom planejamento.

Sua empresa é familiar? Então não dê privilégios aos seus parentes. Você pode e deve contratar parentes para trabalhar na sua empresa. Mas trate-o da mesma forma como você lida com os outros funcionários. Se o seu parente não for cobrado tanto quantos os outros, pode causar mal exemplo e prejudicar a produtividade.

Outra dica importante é separar gastos pessoais com os gastos da empresa. Separe as contas bancárias para saber ao certo quanto entra e sai de dinheiro, esse é o primeiro passo para ter um fluxo de caixa eficiente. E não esqueça do bom atendimento. Ele é o seu cartão de visitas. Lembre-se: cliente satisfeito volta sempre e fala bem da sua empresa, gerando propaganda sem custo algum para o seu negócio.

Quer saber mais sobre como administrar melhor sua empresa familiar e alcançar o sucesso? Confira a dica de leitura desta semana.

Título: Empresa de Familia: crescimento, desenvolvimento, perpetuidade
Autores: Jair Moggi e Luiz Antonio Chaves
Páginas: 152
Ano: 2013
Editora: qualitymark
Edição:
Resumo: Os autores, ambos fundadores da ADIGO Empresas Familiares, falam sobre as principais questões quando se pensa em um negócio de família. Como passar o bastão para um membro da família alterando minimamente os impactos na qualidade da gestão? Como demitir, se for o caso?

A questão se torna delicada, principalmente porque as dúvidas sobre a capacidade gerencial daquele sucessor sempre vão existir, independente do grau de parentesco. Nesse terreno, as emoções e a razão estão em conflito permanente, daí a importância de saber separar a vida pessoal da vida profissional. É aí que reside a importância da obra, que traz lições essenciais sobre como lidar com esses conflitos.

Boa leitura!
*Livro disponível para leitura na Biblioteca do Sebrae. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na Av. Osmar Cunha, 278, no Centro de Florianópolis.

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!