Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar
blog sebrae sc empresas data driven  1024x687 - Empresas data driven: o futuro do empreendedorismo

Empresas data driven: o futuro do empreendedorismo

PUBLICADO EM 20 de Janeiro de 2020

Empresas data driven são aquelas que reúnem os dados sobre o próprio negócio e os armazena para utilizar em situações estratégicas e na tomada de decisões. O conceito se desenvolveu porque os gestores têm percebido e valorizado as informações referentes ao negócio.

Os dados se tornaram os principais recursos para o aperfeiçoamento e sucesso das empresas. Quem não aproveita os benefícios dessas informações perde competitividade e a oportunidade de ganhar mercado. Neste artigo, você vai entender melhor o que são empresas data driven e como aproveitar os conceitos desse modelo em seu negócio.

blog sebrae sc empresas data driven  1 1024x687 - Empresas data driven: o futuro do empreendedorismo

O que são empresas data driven?

Empresas data driven são orientadas por dados. Na prática, isso quer dizer que as empresas utilizam os dados para guiar a tomada de decisão nos negócios, direcionar os objetivos e metas do negócio

Apesar de parecer um conceito novo é apenas mais uma forma de nomear uma prática que muitas empresas já utilizam há anos, que é o uso de estatísticas, análises de mercado e pesquisas. Além disso, empresas que atuam de forma digital ou que utilizam a internet para se comunicar com o cliente e anunciar seus produtos, conseguem capturar as informações dessas interações e aproveitá-las no futuro. 

Nos últimos anos o conceito de Big Data se expandiu no mundo todo, democratizando o acesso às informações. O surgimento de ferramentas para captura, manipulação e armazenamento de dados também facilitou que as empresas se tornassem data driven.

Quais são os benefícios de ser uma empresa data driven?

Maior precisão nas decisões do negócio

Uma análise de cenário, baseada em informações que foram reunidas a partir do comportamento ou opinião do cliente, oferecem mais chances de acertar na tomada de decisão do que se basear em achismos. 

O uso dos dados na tomada de decisão proporciona maior segurança para a empresa e seus resultados. 

Proporciona entendimento do cenário

Os dados não mostram o futuro para o gestor, mas indicam padrões de comportamento e de mercado que podem ajudar a empresa na hora de definir uma estratégia. Se a partir da análise, os dados mostrarem que o poder aquisitivo dos clientes da marca está caindo, por exemplo, pode-se deduzir que o consumo também pode diminuir.

Dessa forma, a empresa pode investir em ações estratégicas para evitar o prejuízo e não perder vendas, tal como a redução de estoque ou a definição de ofertas. . 

Independência para o colaborador

O acesso aos dados torna o colaborador menos dependente do seu gestor. Tendo as informações necessárias para executar seu trabalho com qualidade, o colaborador não precisará solicitar uma autorização ou esperar a resposta do gestor para questões simples. 

O profissional se torna mais autônomo, conseguindo resolver problemas e fechar negociações de forma segura. Enquanto isso, o gestor pode se dedicar às estratégias do negócio. 

Precisão na análise do ROI

Muitas empresas enfrentam dificuldades para analisar seu Retorno Sobre Investimento (ROI). Isso acontece porque faltam dados e informações completas e precisas. Empresas data driven não têm esse problema, pois seu foco é reunir o máximo de informações possíveis para entender seu lucro real e os custos para atingi-lo. 

Como se tornar uma empresa data driven?

Reúna as pessoas, os processos e a tecnologia certa

Para que uma empresa seja orientada a dados ela precisa formar a combinação certa de pessoas, processos e tecnologia. O que isso quer dizer exatamente? 

É preciso ter profissionais especializados no conceito de data driven, desenvolver processos para lidar com a metodologia e contratar uma ferramenta para a captura, manipulação e armazenamento das informações.

Utilize os dados certos e elimine os errados

As ferramentas vão coletar muitos dados e nem todos serão necessários ou úteis para o seu negócio. A empresa precisa saber quais são as informações que precisa para construir suas estratégias. Em geral, os dados mais utilizados pelas empresas são sobre clientes, comportamento, concorrência etc. 

Facilite a integração de dados

As fontes de coleta de dados devem estar conectadas para facilitar o cruzamento, a manipulação e a análise das informações. Por isso, é fundamental investir em ferramentas que permitam trabalhar de forma integrada, mantendo todos os dados no mesmo lugar. Isso permitirá que as informações necessárias para a tomada de decisão sejam centralizadas. 

Trabalhar com diferentes tipos de dados pode exigir muito dos profissionais no início, por isso a integração é fundamental, elimina alguns processos. De forma geral, investir no conceito data driven não é um processo simples. Exige conhecimento específico e técnico, por isso é fundamental contar com o auxílio de profissionais e se informar sobre o assunto. 

Continue acompanhando o Blog do Sebrae SC e se mantenha informado sobre as principais tendências para as empresas.

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!