Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar
Como conseguir crédito para financiar um negócio - Feira do Empreendedor Sustentável

Feira do Empreendedor Sustentável

PUBLICADO EM 16 de julho de 2014

A Feira do Empreendedor 2014 começa amanhã, em Florianópolis. E o SEBRAE está realizando algumas ações para tornar o evento mais sustentável. Para amenizar a produção de gás carbônico,  que um evento deste porte pode liberar no meio ambiente, o SEBRAE realizou o plantio de 150 mudas de árvores.  Outra ação é a utilização de copos reutilizáveis durante a Feira. Assim, você aproveita ao máximo o evento e contribui com o meio ambiente.

Conheça as duas ações e embarque com a gente na iniciativa de fazer uma Feira do Empreendedor sustentável.

Plantio de árvores

Uma das ações realizada pelo SEBRAE em busca de uma Feira do Empreendedor mais sustentável, foi o plantio de 150 mudas de árvores nativas no aterro sanitário de Chapecó, no dia 25 de Junho.

A analista técnica do Sebrae/SC, Maria Elena Loch dos Santos, lembra que a ação foi feita em Chapecó há quatro anos pelo mesmo motivo e os resultados foram muito satisfatórios. Em 2014, o gestor ambiental Valmir Carlos Kirschner foi novamente contratado para coordenar a atividade. “Queremos antecipar a neutralização da produção de gás carbônico e tornar a Feira do Empreendedor um evento sustentável”, explica Maria Elena.

Ao término da feira, os organizadores farão um relatório para saber se a compensação antecipada foi suficiente. Caso seja necessário, um novo plantio será feito.

Consequências da emissão de CO2

Segundo especialistas, o gás carbônico, quando liberado, vai para a atmosfera e fica acumulado impedindo que os raios solares circulem livremente. Isso causa uma “retenção de calor” que conhecemos como aquecimento global.

Copos reutilizáveis

Este ano, a Feira do Empreendedor terá copos reutilizáveis e nenhum copo descartável. O Sebrae/SC fechou parceria com a empresa catarinense Meucopo Eco, que disponibilizará todos os copos do evento. Por meio de um sistema de caução, o visitante pagará R$ 3 no seu Eco copo e ficará com ele durante a estadia na feira. Se não quiser levar para casa, o visitante devolve o copo, e recebe seu dinheiro de volta.

“A ideia da ação surgiu para evitarmos o desperdício de plástico durante a feira. Nos informamos sobre o processo de reciclagem dos copos descartáveis e descobrimos que economicamente, é inviável. Com essa ação vamos evitar que milhares de copos cheguem ao aterro sanitário”. explica a Gestora da Feira do Empreendedor 2014, Josiane Minuzzi.

Estudos comprovam que um copo descartável leva em média 200 anos para se decompor. “Ações como essa já existem há anos na Europa. Na copa do mundo da Alemanha, por exemplo, não existiam copos descartáveis, só retornáveis. No Brasil essa iniciativa chegou com o Meucopo Eco, há dois anos”, explica uma das proprietárias da empresa, Larissa Kroeff.

Durante a Feira do Empreendedor o visitante terá o direito de trocar o seu copo por outro limpo quantas vezes quiser. “Teremos na feira o equipamento que faz a higienização dos copos em uma temperatura de 95 graus, suficiente para matar todos os tipos de bactérias, vírus e fungos”, afirma Larissa.

A Escola Adotiva Costeira do Pirajubaé também é parceira na ação. “A escola vai disponibilizar uma equipe de pais e mestres para comercializar os copos. A cada unidade vendida, eles lucram uma porcentagem do valor total, que será utilizado para os projetos sociais da escola, por isso estamos incentivando todos os visitantes a participar da campanha”, explica Josiane.

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!