Os 6 pilares de uma gestão eficiente
Uma gestão eficiente é aquela que faz uma empresa crescer com sustentabilidade, respeitando seus colaboradores, clientes e demais stakeholders, atingindo níveis elevados de satisfação entre esses indivíduos. Além disso, essa organização também está em dia com as regras do mercado, que incluem o respeito ao meio-ambiente e ao bem-estar social, entre outros.
De forma mais prática, uma gestão eficiente elabora metas e indicadores de acordo com sua visão, ou com o grande objetivo da empresa. Para isso, utiliza-se da otimização de processos, inclusão dos colaboradores nas tomadas de decisões, elaboração de produtos e serviços voltados exclusivamente às demandas do cliente, entre outros critérios.
Pilares da gestão eficiente
Reunimos aqui os principais pilares de uma gestão eficiente, para que você consiga realizar uma análise na sua empresa e detecte pontos de melhoria. São eles:
1. Gestão Financeira
A gestão financeira é um pilar muito importante para a eficiência da gestão empresarial. Muitas empresas quebram logo no início por conta de fragilidades nesse processo. É preciso lembrar, no entanto, que uma boa gestão financeira garante o crescimento sustentável da empresa e prepara o terreno para o alcance dos objetivos maiores dessa organização.
Para que a gestão financeira seja realizada da forma mais eficiente possível, é necessário planejar e analisar as finanças constantemente, otimizar os recursos financeiros disponíveis, manter o equilíbrio entre os créditos e as cobranças, manter o controle do caixa e das contas a receber e a pagar.
2. Definição clara dos processos
Para uma gestão eficiente, é preciso definir a atuação de sua empresa. E isso se faz por meio da definição dos processos. É necessário ter um desenho do fluxograma organizacional com o maior número de detalhes possível, abrangendo todos os setores, cargos e atividades.
Somente dessa forma é possível identificar deficiências na cadeia produtiva, que geram retrabalhos, desperdícios e diminuem a produtividade de uma empresa. Essa definição deve estar clara não somente para as lideranças, mas para todos os colaboradores.
3. Colaboradores engajados
Colaboradores engajados movem uma empresa para a frente. Já o contrário, colaboradores desmotivados e distantes da realidade da sua empresa, podem trazer prejuízos. Por isso, capacitar as pessoas que trabalham com você é muito importante, além de adicioná-las às tomadas de decisões da organização.
A capacitação não deve ser exclusiva ao momento inicial, no qual todos recebem um treinamento sobre a empresa e suas atribuições. Ela deve ser uma parte constante do negócio, de uma forma natural e fluida. Seus colaboradores precisam realmente fazer parte da sua organização. Somente assim, consegue-se uma gestão eficiente.
4. Organização dos tributos
Toda empresa precisa pagar tributos e multas (se cabíveis). Sem isso, corre-se o risco de não poder mais atuar e adquire-se uma dívida, que muitas vezes acaba levando as empresas à falência. Por isso a gestão tributária é tão importante para uma gestão eficiente.
É preciso que as obrigações sejam pagas dentro do prazo estipulado para que nenhum problema futuro possa surgir para o seu empreendimento.
5. Gestão de indicadores estratégicos
Esse talvez seja o pilar mais importante para uma gestão eficiente, já que os indicadores de desempenho são protagonistas na gestão empresarial. Eles fornecem dados e informações organizadas e estruturadas para mensurar os processos mais valiosos ao seu empreendimento. Saber qual é a situação atual de sua empresa e compará-la à situação desejável faz com que você consiga manter ou rearranjar suas metas e manter a empresa sempre rumo aos seus objetivos.
Muitos empreendedores acreditam que esse é um processo a ser realizado somente em grandes empresas. Eles, no entanto, estão enganados. Empresas de todos os portes necessitam considerar seus KPIs - Key Performance Indicator ou Indicador-chave de Desempenho-, que precisam ser elaborados desde o início do planejamento estratégico e mensurados mensalmente.
6. Planejamento estratégico
Um bom planejamento estratégico é também um dos pilares de uma gestão eficiente. Ele será inclusive a base para a elaboração de metas e indicadores e guiará toda a gestão de sua empresa. Nele, é preciso descrever todos os seus processos, as atividades dos seus colaboradores, sua missão, visão, valores e indicadores estratégicos.
Claro que o seu planejamento não vai se manter igual (e nem seus indicadores). Portanto, de tempos em tempos, de acordo com mudanças estruturais da sua empresa, é preciso revê-lo.
Você entendeu a importância desses seis pilares para uma gestão eficiente? Quer saber mais sobre esses pilares? Então, leia os conteúdos a seguir: