Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar

Inteligência colaborativa no apoio às empresas de pequeno porte

PUBLICADO EM 14 de Maio de 2014

A dica de leitura desta semana apresenta a tese de doutorado do Gerente da Unidade de Gestão Estratégica do SEBRAE/SC, Marcondes Cândido da Silva, com uma pesquisa sobre a inteligência colaborativa e os seus benefícios às empresas de pequeno porte.

A inteligência colaborativa é um método que contribui para a inovação dentro das organizações e que pode ser um diferencial na tomada de decisões e, consequentemente, na competitividade da empresa no mercado.

O que é inteligência colaborativa? Como aplicá-la? Quais os benefícios? Confira a tese e saiba mais!

Título: Inteligência colaborativa no apoio às empresas de pequeno porte. (Tese de doutorado)
Autor: Marcondes Cândido da Silva
Ano: 2013
Ed. : Autor
Pg.: 213

Resumo: Este trabalho propõe um framework que integra os conceitos e as ferramentas de Inteligência Colaborativa e de Gestão do Conhecimento. Visa possibilitar às empresas de pequeno porte a formação de redes e conexões por onde fluxos de informações e de conhecimentos interagem para apoiar a gestão e a construção de novos conhecimentos em benefício comum.

O framework de Inteligência Colaborativa proposto tem como objetivo apresentar uma sequência de etapas para selecionar, coletar, analisar e disseminar informações relevantes e, por meio da formação de redes de relações, promover a circulação, o acesso, a troca e o compartilhamento de informações e conhecimentos entre as empresas e as instituições relacionadas.

Foram realizadas duas pesquisas de campo junto ao aglomerado produtivo de calçados femininos estudado. A primeira permitiu levantar os elementos que compõem o framework e deu origem ao conjunto de hipóteses. A segunda foi realizada para obter os elementos que permitiram decidir pela aceitação ou pela rejeição de cada hipótese.

Foi possível concluir que as informações sobre gestão, mercado, concorrentes, clientes, fornecedores e a governança são temas relevantes para as empresas do estudo e devem ser considerados na produção de conteúdos, disseminados como produtos de inteligência. Como resultado do uso desse framework, é  esperado que as empresas, por meio da colaboração, melhorem a qualidade das decisões tomadas, aumentem os níveis de inovação nos processos e nos produtos, ganhem desempenho competitivo e promovam o desenvolvimento de toda a região.

Marcondes Cândido da Silva – Gerente da Unidade de Gestão Estratégica do SEBRAE/SC

 *Tese disponível para leitura na Biblioteca do Sebrae. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na Av. Osmar Cunha, 278, no Centro de Florianópolis.

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!