Como montar uma loja de produtos naturais
O mercado está otimista com a abertura de lojas de produtos naturais com opções mais saudáveis para o cliente, tanto para os cuidados pessoais quanto para promoção de uma alimentação equilibrada. O consumidor encontra de tudo, desde itens para seu próprio uso e até para o trato dos animais de estimação.
Montar uma loja de produtos naturais pode ser um ótimo negócio para quem quer empreender e tem afinidade com esse tipo de segmento. Neste artigo, mostramos tudo que você precisa saber antes de abrir a sua. Confira!
O mercado de produtos naturais no Brasil
O Ministério do Meio Ambiente afirma que, no Brasil, o mercado de produtos industrializados orgânicos ou que foram fabricados com ingredientes livres de agrotóxicos vem crescendo 25% ao ano, desde 2009. Para se ter uma ideia de comparação, no restante do mundo a média é de 6% apenas.
No período entre 2013 e 2018, a venda de produtos saudáveis aumentou 98%, enquanto o comércio de alimentos tradicionais cresceu 67%. O segmento movimenta 35 bilhões de dólares ao ano no país, o que torna o Brasil o 4º maior mercado de produtos naturais em todo o mundo.
Para o diretor-geral da operação brasileira da Dunnhumby, empresa de consultoria e pesquisa de dados de consumo, “os brasileiros se mostram bem mais interessados em saúde que a média global”.
A afirmação é apoiada por uma pesquisa com 18 mil pessoas de 18 países, na qual 79% dos brasileiros afirmaram ter a saúde e a nutrição como prioridade de suas vidas. Em países desenvolvidos como o Reino Unido, apenas 55% dos entrevistados priorizam esses fatores, enquanto nos Estados Unidos o percentual é de 66%.
O interesse do público e a interferência do seu comportamento de compra estão estimulando o crescimento desse mercado. Com isso, investir em uma loja de produtos naturais representa uma grande oportunidade de mercado e se mostra como um negócio promissor. A seguir, mostraremos o que você deve fazer para abrir a sua. Confira!
Loja de produtos naturais: veja como montar a sua
Estude o seu público
Quem consome produtos naturais costuma ter um estilo de vida focado no bem-estar. São pessoas que gostam de praticar atividades físicas, têm uma alimentação saudável e evitam produtos com composições químicas artificiais, como corantes, por exemplo. O poder aquisitivo desse público tende a ser mais elevado, afinal, produtos naturais ainda não oferecem preços tão competitivos.
Uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) mostra que os brasileiros estão se alimentando de forma mais saudável. Houve um aumento de 32% na procura por produtos nutritivos.
Assim como qualquer outro negócio, a abertura de uma loja de produtos naturais exige que o máximo de informações sejam levantadas. Existem alguns nichos dentro do segmento e o empreendedor precisa entendê-los para identificar com qual deseja trabalhar e qual é a melhor opção para o tipo de negócio que deseja abrir.
Esteja ciente de que esse mercado atende desde aqueles que estão começando a se interessar pelo assunto, até os que estudam a fundo o tema e são mais exigentes sobre suas escolhas. Ter conhecimento aprofundado será fundamental para lidar e orientar o público, bem como mostrar entendimento sobre o mercado em que está atuando. Além disso, ao identificar quem é o seu público, outras informações se tornarão relevantes, como a viabilidade de ter uma loja física ou online.
Modelo de negócio: físico ou online
A loja de produtos naturais será online ou física? Essa conclusão não pode ser definida com base apenas no desejo do empreendedor. É necessário fazer uma análise de mercado e identificar se o perfil do público que deseja atingir realiza mais compras no modelo físico ou online. Cada modelo tem suas próprias características e particularidades, que devem ser estudadas e analisadas para identificar a viabilidade do negócio.
No modelo físico, será necessário encontrar um ponto estratégico, que seja de fácil localização e ofereça visibilidade. O espaço físico do local é importante para oferecer conforto ao cliente, evitando que o local fique superlotado com poucos clientes.
O tamanho do local também vai influenciar no volume de produtos que serão oferecidos e na quantidade de vendedores para o atendimento. Outros profissionais como estoquista, caixa e faxineiro também devem ser contratados.
Além disso, deve-se pensar na decoração, mobiliário, organização e disposição dos produtos. A estética tem forte influência sobre o processo de compra.
No caso da loja online, a preocupação é com outros aspectos, como manter o site sempre disponível, com boa navegabilidade e proporcionando uma boa experiência de compra ao cliente. Funcionários serão necessários, mas elimina a necessidade de ter um vendedor à disposição do cliente.
No início, é natural que um profissional seja contratado para dar apoio, exercendo algumas atividades de criação e manutenção do site, por exemplo. Com isso, é possível economizar parte do investimento. Por outro lado, a loja online precisa investir em divulgação, pois não tem a visibilidade que o modelo físico proporciona.
Exigências Legais
A abertura de qualquer tipo de negócio conta com burocracias que podem ser gerais, abrangendo diversos segmentos, ou específicas do modelo de negócio. Para a abertura de uma empresa, um dos primeiros passos é verificar a viabilidade do nome, para garantir que poderá ser usado.
Se o objetivo é abrir uma loja física de produtos naturais, o empreendedor deve se atentar para alguns pontos, como a permissão de funcionamento da atividade no local escolhido para a abertura da loja.
Como verificar viabilidade do estabelecimento físico:
- Prefeitura Municipal;
- Secretaria Municipal de Urbanismo.
Como identificar o nome e a marca
- Entre em contato com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), Junta Comercial ou Cartório de sua cidade para verificar se já existe marca registrada com o nome pretendido.
Arquivamento do contrato social/Declaração de Empresa Individual
Nesta etapa, você deve registrar o contrato social da empresa. É onde também são verificados os antecedentes dos sócios junto à Receita Federal.
- Procure a junta Comercial ou cartório (no caso de Sociedade Simples).
Solicitação do CNPJ
Toda empresa deve ter CNPJ. Esse número equivale ao CPF da pessoa física, só que para as empresas. A solicitação desse documento exige uma série de comprovantes.
- Procure a Receita Federal.
Solicitação da Inscrição Estadual
- Procure a Receita Estadual.
Alvará de licença e Registro na Secretaria Municipal de Fazenda
É um documento que autoriza a empresa a desenvolver sua atividade no local desejado. Para isso, a vigilância sanitária deve realizar uma inspeção no local e atestar que está em conformidade com a Resolução RDC nº 216/MS/ANVISA, de 16/09/2004.
- A solicitação deve ser feita na prefeitura ou administração municipal;
- Secretaria Municipal da Fazenda.
Matrícula no INSS
Empresas com um ou nenhum colaborador devem registrar suas matrículas no INSS.
- Procure o Instituto Nacional de Seguridade Social; Divisão de Matrículas – INSS
Código de Defesa do Consumidor
A empresa não precisa procurar nenhum órgão específico, mas deve estar atenta às regras de proteção ao consumidor, estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Controle da ANVISA
A produção e a comercialização de alimentos, cosméticos e medicamentos está sujeita ao controle e fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O órgão é responsável por certificar se o produto está dentro das normas exigidas para não oferecer risco aos pacientes.
Se a loja de produtos naturais oferecer cosméticos, a RESOLUÇÃO-RDC Anvisa Nº 343, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2005 - DOU de 14/12/2005 (nº 239, Seção 1, pág. 53) - institui novo procedimento para a Notificação de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes de Grau 1 aplicável ao negócio.
Controle e gestão da matéria prima e mercadoria
A sua empresa será uma distribuidora de outras marcas ou vai produzir e vender seus próprios alimentos? No primeiro caso, é necessário construir uma boa lista de fornecedores que atendam o seu cliente e mantenha sua loja de produtos naturais sempre abastecida.
Do contrário, a falta dos itens pode prejudicar sua imagem. Caso o objetivo seja produzir, é necessário se organizar com as datas de entrega da produção para que os itens sejam colocados à venda antes de acabar o estoque.
Além disso, a empresa deve investir em ações de divulgação e promoção de seus produtos.
Na gestão de estoque, busca-se manter o equilíbrio entre a oferta e a demanda. O capital investido em estoque deve ser recuperado por meio das vendas, mas para isso é fundamental manter opções sempre à disposição do cliente.
Automação
A automação tornará as atividades dentro da loja ágeis e eficientes. Para isso, utiliza-se softwares específicos para a gestão da loja, como:
- Gestão financeira;
- Cadastro de clientes;
- Controle do estoque;
- Gestão de vendas e faturamento;
- Gestão de compras e contas a pagar.
Existem diversos recursos e ferramentas que prometem uma série de benefícios, mas antes de optar por um ou outro, faça uma análise. Entre em contato com o fabricante, solicite uma avaliação teste, verifique os valores e se atenderá às suas necessidades.
Capital de Giro
O Capital de Giro é o valor que a empresa precisa manter para garantir a fluidez do seu negócio. Isso quer dizer que o valor fica imobilizado em uma conta bancária e é utilizado apenas para suportar as oscilações de caixa. Por exemplo, a empresa precisou realizar uma reposição em seu estoque de última hora e tem de fazer o pagamento à vista. Uma parte do capital de giro pode ser usada para isso.
A regulação desse recurso é feito pelos prazos que são praticados pela empresa:
- PMF: prazos médios recebidos de fornecedores;
- PME: prazos médios de estocagem;
- PMCC: prazos médios concedidos a clientes.
Se os prazos de estocagem e os oferecidos ao cliente são altos, será necessário ter um capital de giro maior. Por isso, a empresa deve sempre manter os estoques mínimos regulados e ter um limite de prazo para conceder ao cliente, mantendo sempre o prazo de recebimento dos fornecedores abaixo dos outros.
Custos
São todos os gastos que a loja de produtos naturais terá com a sua operação. No cálculo, deve ser incluído desde o custo com o produto em si, até o pagamento de funcionários, energia elétrica, internet, limpeza etc. Esses custos devem ser contabilizados para serem incorporados ao valor final do produto.
Informações Fiscais e Tributárias do negócio
Uma loja de produtos naturais, de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE/IBGE) 4729-6/99, é uma atividade de comércio varejista em lojas especializadas de produtos alimentícios em geral. Nesse caso, pode optar pelo regime de tributação do SIMPLES Nacional, desde que a receita bruta anual não ultrapasse R$ 81 mil para os MEIs, R$ 360 mil para microempresa e/ou R$ 4,8 milhões para empresa de pequeno porte (EPP), além de outros requisitos previstos na Lei.
No SIMPLES Nacional, o recolhimento dos tributos e contribuições pode ser feito por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional, DAS. São eles:
- IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica);
- CSLL (contribuição social sobre o lucro);
- PIS (programa de integração social);
- COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social);
- ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços);
- INSS (contribuição para a Seguridade Social relativa a parte patronal).
As alíquotas desse ramo de atividade variam de 4% a 11,61%, dependendo da receita bruta do negócio.
Eventos
A participação em eventos pode render boas ideias e o fechamento de novos negócios para a empresa. Abaixo, listamos alguns eventos que são interessantes para o segmento de produtos naturais:
- Natural Tech – Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde
- Bio Brazil Fair - Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia