Setores
Comércio varejista
Sistema de Inteligência Setorial
19 mai. 2017
Loja de produtos naturais como oportunidade de mercado
O crescente índice de obesidade na população brasileira e a maior conscientização dos consumidores são fatores que têm impulsionado o mercado de alimentação saudável. Associadas a esse mercado estão as lojas de produtos naturais, que têm uma oportunidade de negócio a ser explorada. Se você sempre quis entrar no ramo, confira aqui dados do mercado, informações sobre o consumidor, exemplos de negócios, dicas para montar sua loja, diferenciais competitivos e desafios associados a essa atividade.
Perfil do consumidor
A alimentação saudável é tendência identificada por diversas empresas especializadas em pesquisas. Para os próximos anos, poderão ser observados:
- Busca por qualidade de vida, saúde e bem-estar.
- Aumento no consumo de alimentos saudáveis.
- Associação da vida saudável com status na sociedade.
- Popularização dos alimentos saudáveis, no sentido de aumentar o acesso.
- Glúten-free: seja por conta de doença celíaca ou por opção de uma dieta restritiva, esse público busca alimentos que não contenham trigo ou glúten. Segundo o Conselho Nacional de Saúde, existem ao menos 2 milhões de brasileiros que são celíacos.
- Vegetariano: esse público é conhecido por restringir carnes de animais, porém, consome produtos derivados, como leite e ovos. De acordo com o Ibope, mais de 15 milhões de brasileiros se declaram vegetarianos, e esse número têm crescido.
- Vegano: não consome qualquer produto de origem animal, ou que tenha sido testado em animais. Ou seja, não consome desde ovos e mel a sabonetes e cosméticos que realizam testes em animais.
- Diet e light: público que opta por produtos com menor adição de gorduras e açúcares, seja por conta de dieta para controle de peso ou de doenças como a diabetes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são mais de 16 milhões de brasileiros que sofrem com a diabetes.
- Faça pesquisas para identificar uma demanda de mercado. Pode ser a falta de uma loja em determinada região ou para um público específico.
- Se possível, contrate um profissional para projetar a loja, fazendo com que ela tenha um bom fluxo e seja aconchegante para o cliente.
- Busque fornecedores. Faça pesquisas na internet, busque conhecer o seu público, saber o que ele quer e quais marcas consome. Visite lojas de produtos naturais já estabelecidas na sua cidade.
- Tenha um site e esteja presente nas mídias sociais para se relacionar com os clientes. Mantenha esses canais atualizados e com conteúdos interessantes.