Está quase na hora!

Faltam 05 minutos para o seu agendamento. Prepare-se!

Ir para Meu Espaço
Carrinho
Seus carrinho está vazio!
;) Escolher produtos
Artigo
09 out. 2015

Mais de 56 milhões de pessoas compraram dos pequenos negócios no dia 5 de outubro

O Movimento #compredopequeno é um sucesso. 56,2 milhões de pessoas compraram de micro e pequenas empresas no dia 5 de outubro, em todo o  Brasil. Também houve a adesão de 184 mil empresas ao Movimento Compre do Pequeno Negócio. Em Santa Catarina, foram 6.367 negócios que apoiaram a iniciativa do Sebrae para transformar o dia da Micro e Pequena Empresa em uma data de mobilização da sociedade para consumir produtos e serviços de pequenos negócios e, assim, movimentar a economia. “Este foi o primeiro ano do Movimento, mas ele será permanente. Queremos que se transforme em uma data simbólica para o varejo. Em apenas dois meses, desde que lançamos a ação, a adesão foi muito positiva. Os números devem crescer à medida que o Compre do Pequeno seja abraçado pela sociedade”, comemora o Diretor Superintendente do Sebrae/SC, Carlos Guilherme Zigelli. Lançado em 5 de agosto, o Movimento Compre do Pequeno Negócio tem o objetivo de estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por empresas de pequeno porte, aquelas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano. Durante esse período, os consumidores e os empresários foram mobilizados principalmente pela internet. O site desenvolvido especialmente para a iniciativa (www.compredopequeno.com.br) cadastrou quase 180 mil empresas e cerca de 7 mil apoiadores e parceiros. E continuará no ar, para receber novas adesões. As redes sociais também tiveram importante participação na mobilização – a fanpage do Movimento somou quase 200 mil seguidores, alcando mais de 70 milhões de pessoas. O hotsite Compre do Pequeno Negócio recebeu mais de 6,2 milhões de visualizações em 60 dias. O Movimento Compre do Pequeno Negócio atuou em duas frentes: de um lado mostrou para o consumidor que, ao comprar de um pequeno negócio, ele ajuda a gerar empregos e a movimentar toda a economia – as mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas brasileiras respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 52% do total de empregos com carteira assinada. Do outro, mobilizou empresários, para que eles se tornassem mais eficientes e atendessem melhor seus clientes.

Capacitação

Dos dias 21 a 26 de setembro, foram realizados em Santa Catarina cerca de 15 mil atendimentos por meio de palestras, consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente que ocorreram em todo o Estado durante a Semana de Capacitação, cujo objetivo foi preparar os empreendedores para o 5 de Outubro.

Pesquisa

Como parte das ações, o Sebrae quis conhecer os hábitos de consumo dos brasileiros e descobriu que, mesmo em época de crise, o preço não é o fator determinante para o consumidor. Pesquisa realizada no site do Movimento Compre do Pequeno Negócio com mais de 33 mil pessoas entre clientes e donos de pequenos comércios e serviços em todo o Brasil apontou que o bom atendimento, a qualidade e a variedade do produto são variáveis mais importantes na hora da compra. Embora o preço tenha importância na decisão de compra do consumidor, ele não foi a principal resposta. Em primeiro lugar, o consumidor apontou o bom atendimento como fator preponderante na hora de escolher um estabelecimento. E, nesse ponto, o dono do pequeno negócio conhece seus clientes porque, segundo a pesquisa, metade deles é da vizinhança. Assim, 37% dos donos de pequenos negócios declara manter algum tipo de relacionamento com o cliente após a venda, seja pessoalmente ou por e-mail, telefone e redes sociais, e 36% entregam em domicílio. Logo depois, na preferência do consumidor, está a qualidade no produto ou no serviço que adquire, o que mostra a importância do empresário se preparar, melhorar os processos e oferecer mercadorias e serviços de alto nível. Entre as motivações para a compra, o consumidor aponta como importante “ter o que ele precisa”, o que é mais uma vantagem para o pequeno negócio, já que 45% deles estudam o perfil dos clientes para oferecer produtos e serviços mais adequados. Confira abaixo algumas fotos do Movimento no dia 5 de outubro (clique para ampliar). [gallery link="file" order="DESC" columns="2" orderby="title"]  
Deseja deixar um comentário, ou perguntar algo para o Sebrae? Você precisa estar logado para comentar ou perguntar! Cadastre-se ou acesse sua conta!