Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar

MIDI 2.0: programas para qualificar negócios e empreendedores

PUBLICADO EM 19 de Maio de 2014
Ter uma boa ideia ou desenvolver uma tecnologia inovadora não garantem, necessariamente, o sucesso de uma empresa. Consolidar um modelo de negócio, definir planos estratégicos e desenvolver aptidões pessoais também são fundamentais. Ciente destas condições, a incubadora MIDI Tecnológico, gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo SEBRAE/SC, chega a uma nova etapa do seu projeto chamado MIDI 2.0, que propõe um novo modelo de seleção, incubação e aceleração de empresas.
Segundo o coordenador geral da incubadora, Gabriel Sant’Ana, a reformulação do MIDI é motivada pela evolução do mercado de tecnologia, mais competitivo e dinâmico, fatores que exigem ajustes no modelo de incubação. O projeto MIDI 2.0 iniciou em 2013, marcado pelo novo processo de seleção e pelo diagnóstico de maturidade das empresas incubadas. “O diagnóstico se traduz em uma espécie de retrato de cada empresa, com o qual se avalia o nível de maturidade dos processos, o perfil dos empreendedores e ciclo de vida dos produtos”, explica. Nesta nova etapa, o MIDI Tecnológico está desenvolvendo dois programas de apoio às empresas, voltados à qualificação dos negócios e dos empreendedores: o Programa de Gestão Estratégica para as empresas incubadas e Programa de Desenvolvimento do Empreendedor. Os novos programas irão complementar as ações cotidianas da incubadora, como consultorias e apadrinhamento.
SEBREAE_midi_tecnologico

Gestão Estratégica

O Programa de Gestão Estratégica é viabilizado por meio de parceria com a VEC Consultoria e Capacitação Executiva. De acordo com o consultor Miguel Rivero Neto, o trabalho prevê 24 horas de consultoria para cada empresa e consistirá na elaboração de um Plano Empresarial Anual para cada empresa, com acompanhamento mensal da evolução das metas. “Orientamos as incubadas na elaboração das diretrizes e mapas estratégicos, levantamento de indicadores e metas e formação de portfolio de projetos, além de realizar reuniões de acompanhamento”, conta.

Desenvolvimento do Empreendedor

Já o Programa de Desenvolvimento do Empreendedor, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento da Consciência Organizacional e Humana (IDECOH), irá estruturar um Plano do Empreendedor, que irá trabalhar questões de liderança, além de habilidades e competências dos empresários. Segundo um dos coordenadores do programa, Gerson Zimmer, a proposta é desenvolver uma gestão baseada em valores, pois são eles que definem os comportamos e a cultura das empresa. “Queremos liberar o potencial de cada empreendedor, identificar interferências e ampliar a performance, oferecendo uma série de ferramentas para promover a transformação pessoal e também dos negócios”. O programa inicia em junho e prevê treinamentos e sessões de coaching individual.

MIDI Tecnológico

A incubadora MIDI Tecnológico auxilia empreendimentos de base tecnológica, apoiando o processo de desenvolvimento de empresas nascentes. Em quase 16 anos, o MIDI já contribuiu com a chegada ao mercado de 73 empresas e, atualmente está com 17 empresas incubadas, sendo seis residentes e 11 virtuais. A incubadora foi eleita, em 2008 e 2012, a melhor incubadora de base tecnológica do Brasil pelo Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, da Anprotec.
O Projeto CERNE (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos) é uma plataforma de qualificação, que tem como objetivo ampliar a capacidade da incubadora em gerar, sistematicamente, empreendimentos inovadores bem sucedidos.

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!