Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar
Untitled design 1 1 - Painéis de madeira: conheça este nicho de mercado

Painéis de madeira: conheça este nicho de mercado

PUBLICADO EM 27 de novembro de 2017

Untitled design

O segmento de Casa e Construção possui uma cadeia produtiva bastante ampla, que vai desde a transformação da matéria-prima até a prestação de serviços ou o comércio de produtos. Além disso, as empresas costumam lidar com materiais variados, como pedras, cerâmicas, metais, tecidos, plásticos e a própria madeira, que está presente tanto em produtos da indústria moveleira, voltada para artigos residenciais ou corporativos, quanto em produtos estruturais de construções.

Conheça os principais dados sobre o mercado de painéis de madeira, as espécies mais comuns no país, as aplicações no ramo e os modelos de negócio de destaque no segmento de construção civil.

Sustentabilidade

Para trabalhar com madeira, é preciso ficar atento às certificações do ramo. A mais comum é a Forest Stewardship Council (FSC), que garante três modalidades de certificação:

  • Manejo florestal: garante que a floresta de onde vem a matéria-prima possui um manejo responsável e de acordo com critérios da FSC.
  • Cadeia de custódia: garante a rastreabilidade da matéria-prima certificada até o momento no qual ela é comercializada ao consumidor final. Com isso, evita-se a mistura de outros materiais no meio do processo.
  • Madeira controlada: garante que o produto produzido não contenha nenhum tipo de madeira não certificada, como aquelas colhidas ilegalmente ou com violação de direitos civis.

O mercado

Painéis de madeira são estruturas confeccionadas com lâminas ou pedaços de madeira em diferentes estágios de apresentação, aglutinados. Eles substituem a madeira maciça e permitem diferentes tipos de aplicações.

Mercado interno

  • Em 2016, foram vendidos 6.233 milhões de m³ de painéis de madeira. Esse valor é 2,2% menor que o vendido em 2015.
  • O consumo de painéis de madeira no país teve seu maior índice no ano de 2013, com 7.459 milhões de m³. De lá para cá, a queda foi de aproximadamente 16%.

Mercado Externo

  • Entre janeiro e setembro de 2017, o volume de exportação de painéis de madeira foi de US$ 212 milhões FOB. Esse valor é 19,8% maior que o mesmo período do ano anterior.
  • O principal destino dos painéis de madeira brasileiros é a América Latina. Praticamente metade do volume é direcionada para lá.
  • Outros destinos da exportação de painéis de madeira são: Europa, América do Norte, África, Ásia e China

Principais aplicações dos painéis de madeira

Construção Civil

No setor de Casa e Construção, os painéis de madeira podem ter diferentes aplicações. Para entender melhor, as aplicações foram divididas entre os setores de construção civil e de móveis e decoração, os mais relevantes nesse sentido.

  • Pisos: oferecidos geralmente no formato de tacos, assoalhos e laminados. As mais utilizadas nesse tipo de aplicação são: jatobá, cumaru, pequiá e ipê. Um ponto positivo dessas madeiras é que possuem boa resistência contra cupins.
  • Esquadrias, portas e janelas: as madeiras mais utilizadas nesse tipo de aplicação são o cedro, o feijó e a garapeira, porque são resistentes e possuem boas características de isolamento térmico e acústico.
  • Ripas, pilares, forros, vigas, estruturas e similares: são as aplicações mais comuns na construção civil.
  • Decks em áreas externas: ajudam a manter a temperatura confortável, mesmo quando estão expostas ao sol, e evitam deixar a superfície escorregadia. Nesse caso, madeiras como ipê, itaúba e teca são as mais recomendadas, por serem resistentes e antiderrapantes.

Móveis e Decoração

  • Móveis soltos: mesas, cadeiras, sofás e camas costumam ser confeccionados com madeiras nativas ou de plantações. A parte estética da madeira tem grande importância nesse tipo de produto.
  • Móveis planejados: armários embutidos, painéis, cabeceiras e outros tipos de mobiliários planejados costumam ser feitos com chapas de MDF, MDP, HDF, compensado, entre outros. Esse tipo de material possui características favoráveis para trabalhar.
  • Objetos decorativos: bandejas e persianas, por exemplo, são produtos que fazem parte da decoração de um ambiente e podem ser confeccionados com madeira. A escolha da madeira depende da função que o produto terá.

Quer saber ainda os modelos de negócios e suas oportunidades? Baixe o relatório de inteligência do Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae e faça sua empresa ir além!

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!