Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar
shutterstock 1471981547 1 - Como otimizar um processo de planejamento financeiro empresarial

Como otimizar um processo de planejamento financeiro empresarial

PUBLICADO EM 7 de Abril de 2020

O planejamento financeiro empresarial é parte fundamental de um negócio. Com ele, é possível projetar receitas e despesas da empresa, para que você saiba exatamente como está sua saúde financeira e consiga elaborar um planejamento estratégico sólido de crescimento. Com as finanças em dia, todas as áreas ficam mais livres para inovar e sair à frente da concorrência.

Por isso, o planejamento financeiro empresarial precisa ser realizado de forma correta, profissional, sendo a base para a tomada de decisões, revisão de custos e identificação de oportunidades.

Confira a seguir como realizar esse tipo de processo. 

Passo a passo para a otimização de um planejamento financeiro empresarial

Independente do tamanho, toda empresa deve realizar um planejamento financeiro. Para isso, é necessário realizar alguns passos, sendo possível ainda buscar especialistas e consultorias. 

1. Faça um diagnóstico da sua situação atual 

Antes de mais nada, é preciso saber como está sua empresa no momento. Como está seu fluxo de caixa? Quais são seus custos operacionais mensais? Qual é média mensal de vendas? Como está sua precificação em relação à concorrência? Quais são seus fornecedores e como está a negociação de valores com eles? Como está o seu balanço patrimonial?

2. Coloque tudo na ponta do lápis

Crie uma planilha para o seu planejamento financeiro empresarial, anotando todas as questões acima diagnosticadas e ainda as suas pretensões financeiras em curto, médio e longo prazo. Quanto você pretende faturar nos próximos meses? E no final de um ano? Ou 5 anos?

Agora, anote seus gastos ao longo dos mesmos períodos, seja com custos operacionais ou com investimentos que você pretende fazer para alcançar seus objetivos. 

3. Antecipe cenários

Vislumbre possibilidades de queda nas suas vendas, manutenção e crescimento. Trabalhe sempre com hipóteses neutras, otimistas e pessimistas, já que o futuro é imprevisível. Tenha soluções para todas elas. 

4. Elabore planos de ação

Agora, pense no que você pode fazer para otimizar seu planejamento financeiro empresarial. Algumas sugestões são: a definição de metas e objetivos realistas, de acordo com o diagnóstico elaborado; a estruturação de um cronograma para o alcance dessas metas; a divisão de tarefas entre membros da equipe; a criação de indicadores para mensurar os resultados e a documentação das ações.

Por que uma consultoria externa é ideal nesse processo?

Pequenas e médias empresas geralmente não possuem áreas muito estruturadas para cuidar de questões mais estratégicas. Isso porque, para otimizar recursos, as pessoas estão muito focadas nas atividades do dia a dia, e não têm tempo para processos de planejamento. Contudo, tais ações são importantes para tornar a empresa cada vez mais competitiva no mercado.

A solução é, portanto, contratar uma consultoria externa especializada, e isso vale também para o planejamento financeiro empresarial. Essa contratação não deve ser vista como um custo, mas como um investimento, que trará retornos financeiros e institucionais para a empresa. 

Vantagens da consultoria externa

A experiência dessas consultorias é uma das principais vantagens de buscar esse apoio. Se você pesquisar e optar por profissionais sérios e renomados, eles terão uma vasta experiência nos processos de planejamento financeiro empresarial, já tendo trabalhado com empresas de vários tamanhos e com diferentes problemas, o que pode contribuir muito com o seu projeto.

Outro fator importante é a questão da neutralidade. Uma visão de fora da organização pode atentar para quesitos que não estão sendo considerados pelos gestores. Dessa forma é possível ter insights e colocar em prática as ações para solucionar possíveis problemas ou mesmo otimizar processos existentes.  Além disso, analisar a organização de uma perspectiva externa tende a ser mais confiável, pois há um afastamento das relações pessoais para identificação de problemas que podem passar despercebidos pelas lideranças.

Consultorias externas também trabalham com ferramentas próprias para cada empresa, auxiliando o empreendedor a criar os indicadores corretos para conquistar os seus objetivos. Além disso, o consultor irá auxiliar o empresário a avaliar o sucesso ou o fracasso das ações implementadas e propor novas ações para a sua empresa. 

Lembre-se: Realizar um planejamento financeiro empresarial sem conhecimento prévio para isso, pode, em vez de ajudar, atrapalhar o seu crescimento. Por isso, conte sempre com a ajuda de quem entende do assunto.

Quer saber mais sobre consultorias e planejamento financeiro? Então, acompanhe nossas publicações aqui no Blog do Sebrae.

Recomendamos também a leitura dos seguintes artigos:

Como escolher uma consultoria externa para melhorar os resultados de gestão da empresa?
Consultoria online: como aproveitar e colocar em prática as sugestões

 

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!